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Peugeot preparada para o desafio das 24 horas de Le Mans
Além de ponto alto da temporada da Equipe Peugeot Total, as 24 Horas de Le Mans são um evento à parte no calendário das corridas. Trata-se de uma corrida imprevisível, impiedosa, porém lendária, que exige uma intensa preparação. O objetivo dos novos 908 é o de reconquistar o troféu que a equipe ganhou em 2009.
Conseguir domar esse circuito excepcional é um incrível desafio que exige um planejamento rigoroso e meticuloso. Os pilotos, os carros e os técnicos são testados durante toda a corrida que é, sem dúvida, a mais difícil do mundo. A Peugeot já ganhou a corrida três vezes: em 1992 e 1993 com o 905, equipado com motor a gasolina e em 2009 com o 908, com motor a diesel HDi FAP. Seus sucessos permitiram à marca mostrar o desempenho das tecnologias que também são usadas nos seus carros de série. Com seu profundo compromisso em relação ao automobilismo, a Peugeot defende seus valores e os divulga em todo o mundo e toda a empresa compartilha as grandes emoções inspiradas pelas atividades da Peugeot Sport.
“Nosso programa é todo voltado para esta corrida”, explica Olivier Quesnel, Diretor da Peugeot Sport. ”Le Mans é mágico, uma lenda, o Everest das corridas. É uma corrida na qual nada pode ser previsto com antecedência. E é isto que torna a derrota terrível e a vitória maravilhosa. Como todos os anos, trabalhamos para apresentar o carro mais competitivo e uma equipe preparada. Sabemos que tudo pode acontecer nas 24 horas de Le Mans e que, se quisermos ganhar, não podemos errar.”
O início do Peugeot 908
A fim de atender às novas normas técnicas em vigor a partir de 2011, a equipe técnica da Peugeot Sport começou a trabalhar no dia seguinte à vitória das 24 Horas de Le Mans de 2009. E, em julho do mesmo ano, as grandes linhas foram decididas e assim nascia o motor V8 HDi FAP nas oficinas de Vélizy, no dia 25 de janeiro de 2010. Seis meses depois, em 29 de julho de 2010, num circuito de testes do Grupo PSA, rodava pela primeira vez o carro que, no dia 3 de fevereiro de 2011, passou a ser chamado de 908.
Desde então, o Peugeot 908 participou de 15 sessões de testes, incluindo 7 tentativas de enduro, acumulando 45.000 quilômetros. Aragon, Le Castellet, Monza, Sebring, Magny-Cours ou Le Mans possibilitaram a evolução dos carros. O Peugeot 908 também participou de duas corridas: as 12 Horas de Sebring e o último ensaio geral, no dia 7 de maio em Spa-Francorchamps. O 908 conquistou a sua primeira vitória e os dois primeiros lugares da sua carreira. “Nosso carro foi, acima de tudo, projetado para o Le Mans”, enfatiza Bruno Famin, diretor técnico. ”Ele já nasceu competitivo em termos de desempenho e a nossa prioridade durante todo o desenvolvimento do carro foi otimizar o nível de confiabilidade. Acho que estamos próximos do nosso objetivo, mas é impossível controlar tudo em uma corrida como a de Le Mans. É uma corrida que sempre nos reserva surpresas e esperamos que haja menos surpresas do que nos anos passados, embora o 908 seja um carro totalmente novo.”
No final das primeiras corridas da temporada, são poucas as diferenças com os concorrentes e as mudanças das normas pouco antes da corrida levam a crer que será uma corrida muito difícil e disputada. “Não sabemos quem será o mais rápido nos testes. Para se ter uma ideia real dos vários desempenhos, é necessário esperar a primeira etapa da corrida no sábado”, afirma Bruno Famin.
“Mantivemos a nossa conduta de concentração na preparação e nos nossos objetivos, sem buscar controlar e monitorar o que os concorrentes estão fazendo”, insiste Olivier Quesnel. “Durante o dia de testes do Le Mans no dia 24 de abril, colocamos em prática o nosso programa de trabalho e continuaremos a fazer assim nos dois dias de testes, pois, quando começar a corrida, devemos estar a postos para conquistar a vitória. Sabemos que qualquer erro, por menor que seja, terá uma consequência imediata seja para o piloto, na parte mecânica ou durante o pit-stop. Nosso desempenho tem que ser perfeito em todos os níveis. Estamos preparados, mas o caminho será longo”.
Três equipes de ponta
Os nove pilotos da Equipe Peugeot Total são os mesmos que correram na temporada anterior e são considerados os melhores do mundo. Nos últimos doze meses, eles participaram de testes, das duas corridas e de programas de preparação física em Toulouse. Depois, se reunirem uma última vez em Chamonix para fortalecer o espírito de equipe a céu aberto! “Eles todos se conhecem muito bem”, afirma Pascal Dimitri, Team Manager. “Mas é fundamental que eles trabalhem e passem algum tempo juntos, fora dos circuitos. É importante uma ligação forte entre eles. Apesar das suas fortes personalidades, eles formam uma equipe bastante unida”.