Connect with us

Outros

Fiat Powertrain conquista Prêmio REI da Automotive Business

Published

on

Texto: Imprensa Fiat Powertrain

A Fiat Powertrain, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina, recebeu o Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e Inovação na categoria Autopeças:Powertrain por seu case “Família de Motores E.torQ”. Esta foi a primeira edição da premiação, criada pela Automotive Business, responsável pela publicação da revista bimestral e boletim diário on-line de mesmo nome, amos especializados no setor automotivo. O evento contou com 68 finalistas concorrendo em 17 categorias.

“Receber este prêmio comprova que nosso time fez um bom trabalho. Os propulsores E.torQ representam a ampliação da gama de soluções da Fiat Powertrain para o mercado mundial, com produtos globais, que já nasceram best-in-class em torque máximo e também como referencial em aspectos como desempenho, confiabilidade, baixos índices de consumo, de emissão de poluentes, de ruídos e vibrações”, afirmou Franco Ciranni, superintendente da Fiat Powertrain Mercosul.

O case da Fiat Powertrain foi definido entre os quatro finalistas da categoria indicados por um júri constituído de profissionais de reconhecida experiência e conhecimento na indústria automobilística, convidados pela Automotive Business. Após esta primeira etapa, o vencedor foi escolhido em cada categoria, por meio de votação eletrônica no hotsite do Prêmio REI, aberta aos internautas de forma controlada até dia 20 de maio, e também durante o II Fórum da Indústria Automobilística, no dia 11 de abril.

Case Fiat Powertrain: Família de motores E.torQ

Advertisement

O lançamento, amplamente aceito pelos clientes e pela crítica especializada, em pouco tempo alcançou sete plataformas e 49 aplicações. A trajetória demonstra o sucesso da família E.torQ, da Fiat Powertrain, que leva no nome um dos seus principais atributos, o alto torque em baixas rotações.

A letra “E” do seu nome indica outros destaques simbolizados nas palavras Engenharia, Ecologia, Emoção e Energia, palavras que mostram que os propulsores são também referência em desempenho, tecnologia, baixos índices de consumo, emissão de poluentes, ruídos e vibrações.

A família E.torQ resultou de mais de 500 mil horas de desenvolvimento e 5 milhões de quilômetros em provas de durabilidade, confiabilidade e aplicação. O amplo trabalho de engenharia permitiu, com base na versão 1.6 16v gasolina E0, da ex-Tritec Motors, elaborar outras cinco versões, com mais de 70% dos componentes novos: 1.6 16v Flex e E0; 1.8 16v Flex e E0; e de uma versão Sulev, em desenvolvimento. Merece destaque a aplicação do motor 1.8 aos monopostos da Fórmula Future Fiat, em versão aspirada de 160 cv.

Esses atributos tornam os motores E.torQ produtos globais, reflexo da qualidade das instalações em Campo Largo, PR, onde são produzidos, após investimentos de R$ 500 milhões para tornar a unidade industrial com linhas à prova de erros e excelência em produtos e processos.

Advertisement