Outros
Temporada do Itaipava GT Brasil chega à metade neste fim de semana em Pinhais
Circuito receberá a categoria pela segunda vez no ano e a décima na história
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A categoria dos carros dos sonhos está de volta ao Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), para a etapa de encerramento da primeira metade da temporada 2011. Neste final de semana, o circuito recebe as corridas de número nove e dez, de um total de 20 previstas no Itaipava GT Brasil. E a disputa pela liderança na Itaipava GT3 é uma das mais equilibradas da história: os atuais campeões Valdeno Brito e Matheus Stumpf, de Ford GT, estão absolutamente empatados em primeiro lugar com Cleber Faria, que pilota um Lamborghini Gallardo LP560.
O que torna tudo ainda mais interessante é que tem mais gente nesta briga: apenas três pontos separam os líderes de Claudio Ricci e Rafael Derani, que estrearam recentemente o modelo Ferrari F458, e seis pontos atrás dos primeiros colocados aparecem Xandy Negrão e Xandinho Negrão, de Lamborghini Gallardo LP600, seguidos de perto por Pedro Queirolo, com o Corvette Z06R. Esta será a segunda passagem do Itaipava GT Brasil por Pinhais neste ano: a primeira foi em maio, com uma vitória de Pedro Queirolo e outra de Valdeno Brito e Matheus Stumpf.
“Temos uma certa desvantagem em relação àquela etapa que vencemos, porque nosso carro ganhou peso em função do equilíbrio de desempenho, o que pode trazer mais dificuldades para nós, mas é sempre bom estar na frente”, analisa o líder, Valdeno Brito. Ele e o parceiro de pilotagem venceram as últimas três corridas da Itaipava GT3. “A disputa está cada vez mais apertada, com carros cada vez mais competitivos, pilotos cada vez mais competentes, então dá para dizer com muita sinceridade que não há favoritos”, acrescenta Valdeno Brito.
A estratégia de Cleber Faria nesta disputa é seguir com a regularidade que o colocou entre os candidatos ao título de 2011. “Para mim, estar entre os primeiros colocados é apenas resultado da minha constância e da sorte, então prefiro ir com calma em cada corrida, esperando terminar”, afirma Cleber Faria, que é o piloto que mais subiu ao pódio nesta temporada. Terminou seis vezes entre os cinco primeiros colocados, duas delas exatamente na etapa de Pinhais, em maio. Naquele final de semana, conseguiu um terceiro e um quarto lugares.
Para atacar os líderes, o trunfo dos terceiros colocados, Claudio Ricci e Rafael Derani, é o novo modelo Ferrari F458. O carro estreou nas provas mais recentes, disputadas em junho, em Santa Cruz do Sul (RS). “O mais importante agora é que o carro seja confiável durante toda a temporada, porque já se mostrou rápido na etapa passada. Não adianta só ser veloz, temos que chegar ao final de todas as corridas para brigar pelo campeonato. Se neste início de trabalho já conseguimos voltar ao pódio, com mais conhecimento do carro poderemos voltar a brigar por vitórias”, fala Claudio Ricci
Uma curiosidade na disputa pela liderança no encerramento da primeira metade do campeonato é que historicamente ela tem sido um excelente indício de quem ficará com o título: nos últimos três anos, quem encerrou a primeira fase de corridas em primeiro lugar acabou garantindo a conquista no fim do ano. A única virada da história da categoria aconteceu no primeiro ano, em 2007, quando Xandy Negrão e Andreas Mattheis conseguiram reverter a vantagem inicial da dupla Paulo Bonifácio e Alceu Feldmann – que havia terminado a primeira metade na liderança, mas não ficou com a taça.
Vale lembrar que, exatamente por se tratar do ponto de divisão da temporada, após esta etapa os pilotos serão obrigados a descartar o pior resultado conquistado até aqui para a sequência do campeonato. Para alguns, isso pode representar perda de pontos. Os treinos para a quinta etapa do Itaipava GT Brasil começam já nesta quinta (21) e prosseguem na sexta-feira (22). A primeira corrida da Itaipava GT3 está marcada para sábado (23), às 16h00, com transmissão ao vivo do site do Itaipava GT Brasil, e a outra para domingo (24), às 12h30, exibida também no site, no portal Terra e na Band.
CLASSIFICAÇÃO DA ITAIPAVA GT3 (APÓS 8 DE 20 ETAPAS)
1º- Matheus Stumpf/Valdeno Brito – Ford GT – 90 pontos
1º- Cleber Faria – Lamborghini LP560 – 90
3º- Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari F458 – 87
4º- Xandy Negrão/Xandinho Negrão – Lamborghini LP600 – 84
5º- Pedro Queirolo – Corvette Z06R – 79
6º- Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600 – 65
7º- Paulo Bonifácio – Ford GT – 62
8º- Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F458 – 48
9º- Cláudio Dahruj/Rodrigo Sperafico – Corvette Z06R – 44
10º- Bruno Garfinkel – Lamborghini LP560 – 42
11º- Enrique Bernoldi – Ford GT – 35
12º- Ricardo Maurício – Lamborghini LP560 – 34
13º- Renan Guerra/Vanuê Faria – Lamborghini LP560 – 33
14º- Fernando Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 28
15º- Juliano Moro – Ford GT – 27
16º- Daniel Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 22
17º- Wagner Ebrahim – Dodge Viper Competition Coupé – 19
18º- Henrique Assunção – Dodge Viper Competition Coupé – 18
19º- Ronaldo Castropil – Dodge Viper Competition Coupé – 13
20º- Walter Derani – Lambroghini Gallardo LP560 – 11
21º- Antonio Pizzonia – Ferrari F430 – 7
21º- Ricardo Ricca/Rafael Daniel – Lamborghini Gallardo LP500 – 7
23º- Fernando G. Croce – Dodge Viper Competition Coupé – 6
24º- Fernando Poeta – Lamborghini Gallardo LP560 – 4