Connect with us

Outros

Volkswagen promove segunda edição do Gol Fest

Published

on

Volkswagen sorteará dois unidades do Novo Gol

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Advertisement

Com tema “5 gerações. A mesma paixão”, a Volkswagen do Brasil promove a 2ª edição do Gol Fest no dia 16 de julho (sábado), das 10h às 20h, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. O evento, que tem entrada gratuita, celebra o sucesso do Gol, o automóvel mais vendido no Brasil há 24 anos consecutivos.

O Gol Fest também terá exposição de colecionadores com cerca de 150 veículos Gol, em suas cinco gerações. A Equipe Steves fará shows de acrobacias em um Novo Gol. Serão montados espaços para todos os tipos de público. As mulheres, por exemplo, terão área exclusiva com direito a pintura de unhas nas cores do Gol. Já as crianças contarão com oficinas de leitura e esculturas em balões.

Brindes serão distribuídos a vencedores de dois jogos. Um deles, com perguntas sobre sustentabilidade, oferecerá uma ecobag. No outro, sobre a Volkswagen do Brasil e o Gol, um robô entregará os prêmios. E mais: ao longo do evento serão sorteados duas unidades Novo Gol 1.0.

Advertisement

O Show musical que marcará o encerramento do evento ficará a cargo do Kid Abelha, que viaja com a turnê Glitter de Principiante, antecipando os 30 anos de carreira, que serão completados no ano que vem. O repertório inclui canções novas e diversos hits dos anos 80 em seus arranjos originais. Outra atração musical do Gol Fest será o DJ Igor Cunha, que tocará ritmos variados em uma mesa de som montada no porta-malas de um Novo Gol. O DJ contará com intervenções do performer Fernandinho Beat Box.

A entrada para o Gol Fest, para quem não estiver conduzindo um modelo Gol, será pelo portão 30, onde o visitante fará o cadastro e receberá a pulseira de acesso. Também é possível se cadastrar antecipadamente pelo hotsite www.volkswagen.com.br/golfest.

Um marco na indústria

Lançado em maio de 1980, o Gol estabeleceu vários recordes na indústria automobilística nacional, superando até mesmo o lendário Fusca, que totalizou 3,2 milhões de unidades no País. No acumulado desde o seu lançamento até junho de 2011, foram produzidas 6.604.456 unidades do Gol.

Advertisement

O Gol assumiu a liderança do mercado brasileiro em 1987 e nunca mais deixou o posto. São 24 anos de liderança ininterruptos, marca jamais conquistada por outro modelo disponível no mercado brasileiro. O Fusca foi o carro mais vendido no país por 23 anos.

Quando chegou às concessionárias brasileiras, em 1980, o Gol trazia motor 1.3 refrigerado a ar. Ele desenvolvia 18,9 quilômetros por litro de combustível à velocidade de 40 km/h, 18,1 km/l a 60 km/h ou 15,8 km/l a 80 km/h. Além de econômico, o Gol era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro (870 quilômetros). Isto porque seu reservatório tinha capacidade para 55 litros. O Novo Gol (G5), que tem elementos inspirados na sua primeira geração, reeditou este sucesso e apresenta os mesmos 55 litros no tanque de combustível, só que agora, com motor Total Flex.

O hatch Volkswagen foi pioneiro por diversas inovações tecnológicas que revolucionaram a indústria, como a injeção eletrônica em 1989 (Gol GTI) e o primeiro bicombustível, o Gol Total Flex (lançado em março de 2003). Pioneiro também no motor brasileiro 1.0 de 16V e, na seqüência, o motor turbo 1.0 de 16V.

Advertisement

Geração II

O Gol passou pela primeira grande transformação em 1994, quando a Volkswagen lançou a Geração II. Com design arredondado e inovador, logo recebeu o apelido carinhoso de “Gol Bolinha”. O modelo começou a ser desenvolvido em 1989 a partir de uma pesquisa que apontou o que deveria ser aperfeiçoado na visão do cliente.

O carro ganhou mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído. Estava plenamente adaptado aos padrões mundiais de proteção ao meio ambiente, equipado com um pacote ecológico que incluía componentes antipoluentes, materiais recicláveis e produtos naturais. O sistema de ar-condicionado passou a usar o gás R-134a, inofensivo ao meio ambiente, substituindo o CFC (cloro-flúor-carbono).

Geração III

A terceira geração trouxe um novo padrão de qualidade no acabamento, perceptíveis desde as junções de chapas até os tecidos de revestimento. Lançada em maio de 1999, a Geração III contava com 70% das chapas zincadas e um significativo reforço estrutural da carroceria. Foi o primeiro modelo do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.

Advertisement

Também foi pioneiro em módulos opcionais de personalização. Foi em sua terceira geração que o Gol recebeu o revolucionário motor 1.6 Total Flex e tornou-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.

Gol G4

Em agosto de 2005, a Volkswagen apresentou o Gol G4, a quarta geração do carro mais vendido do País. Com um visual mais moderno, o G4 deu ao Gol uma “cara” mais limpa, arredondada.

A nova frente destacando o elemento em “V”, alinhada com a identidade mundial da marca, aproximou o Gol dos demais produtos da Volkswagen. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do porta-malas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira.

Advertisement

Novo Gol (G5)

Um passo ousado da Volkswagen: criar uma versão totalmente nova do modelo mais vendido no país. Em 2008, o Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes.

Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. O volume de vendas confirma que a quinta geração foi muito bem recebida pelos consumidores.

Séries especiais

A diversidade e o sucesso das séries especiais são características marcantes do Gol, que denotam a extrema versatilidade do modelo. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração à participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha.

Advertisement

Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.

A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, com suspensão elevada e forte estilo off-road, que já teve três versões, lançadas em 2004, 2007 e 2010.

Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro.

Advertisement

Em 2010, em comemoração ao aniversário de 30 anos do Gol, foi lançada a série especial Vintage, com design e equipamentos exclusivos, com direito a uma guitarra no porta-malas. A novidade, que teve produção limitada a apenas 30 unidades, foi apresentada na primeira edição do Gol Fest.

Advertisement