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Ford avança na economia de combustível
O Ford Fusion Hybrid, além da tecnologia híbrida, introduziu no Brasil um novo tipo de pneu de baixa resistência ao atrito, capaz de melhorar o consumo de combustível em cerca de 0,85 km/l. Desenvolvido pela Ford em conjunto com fornecedores, o objetivo é fomentar a utilização de tecnologias pioneiras nos seus veículos globais. “O campo de pesquisas para aumentar a economia de combustível dos veículos vai muito além dos motores e recursos aerodinâmicos. Os pneus de baixa resistência ao atrito são exemplos de avanços voltados para obter a máxima eficiência e a Ford lidera a pesquisa global de novos compostos”, diz David Rohweder, engenheiro-chefe global de Engenharia de Rodas e Pneus da Ford. “A Ford desenvolve pneus junto com os fornecedores para atender nossos objetivos em termos de nível de aderência, rodagem, ruído e outros atributos que os consumidores esperam e exigem”, diz Rohweder. “A meta é ter um pneu bem balanceado, que tenha ótimo agarre em todas as condições, seja silencioso, durável e com baixa resistência ao rolamento”. A Ford assumiu o compromisso de entregar veículos que sejam os melhores, ou estejam entre os melhores em economia de combustível, em cada produto lançado no mercado, sem sacrificar o desempenho, a capacidade ou o prazer de dirigir. A pressão correta dos pneus também tem um papel importante. Por isso, muitos veículos Ford, como o Fusion e o Edge, vêm com sistema de monitoramento da pressão dos pneus que alerta o motorista quando ela está baixa. Pneus descalibrados podem comprometer tanto a economia de combustível como a segurança. Novos materiais “A Ford é líder em inovação para a economia de combustível e um dos mecanismos para isso é o nosso programa de pesquisa de tecnologias avançadas de pneus”, afirma a dra. Cynthia Flanigan, líder do grupo de pesquisas de materiais na Ford. “Nosso objetivo é antecipar, inovar e incorporar tecnologias e materiais para tornar a Ford líder em economia de combustível, trazendo esses avanços para os consumidores de forma mais rápida”. Economia e desempenho Outro exemplo mundial de veículo líder em enconomia é o New Fiesta. No Brasil, o modelo é equipado com a nova geração de motores Flex Sigma 1.6, desenvolvido para obter a máxima eficiência tanto com etanol como com gasolina. Produzido em Taubaté, no interior paulista, com bloco e cabeçote de alumínio e 16 válvulas de duplo comando variável, ele foi incluído na lista dos 10 carros mais “verdes” de 2011 divulgada pelo Conselho Americano para Economia e Eficiência Energética.
A resistência ao rolamento, medida da força necessária para o pneu se movimentar na pista, é um elemento-chave na melhoria da economia de combustível. Um ganho de 10% na resistência ao rolamento traz um aumento de cerca de 2% na economia de combustível, segundo os especialistas da Ford, que também pesquisam materiais encontrados em outros produtos, como calçados esportivos, para verificar o seu potencial de aplicação automotiva.
Produzir veículos mais eficientes sem comprometer o desempenho é um ponto importante para a Ford. A marca tem veículos líderes em economia no mercado norte-americano, como o Fusion Hybrid, com consumo na faixa de 17 km/l.