Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
O piloto oficial da KTM Cyril Despres venceu hoje (18) a quarta etapa consecutiva do Rally dos Sertões, a nona e penúltima, entre Teresina, no Piauí, e Sobral, no Ceará. Foram 506 Km de prova, com 71Km de deslocamento inicial, 242 de especial cronometrada e mais 182 Km de deslocamento final. Venceu com o tempo de 03h40min56seg, aumentando para 2min07seg a diferença para Felipe Zanol, de novo segundo colocado na prova com o tempo de 03h41min20seg.
A corrida apresentou trechos com navegação difícil, chão de areia, pedra, savana e caatinga e travessias de rios que estavam profundos, merecendo aviso da organização aos pilotos. Um nível técnico que se manteve a altura das demais etapas, que na medida que tiveram mais facilidades para as equipes de apoio, para os competidores foram bem mais duras neste ano.
A derradeira prova amanhã (19), é um trecho pequeno em relação aos já corridos até o momento. Serão de 271 Km totais, divididos em 15Km iniciais de deslocamento, especial de 86 Km e deslocamento final de 170 Km. Nessa distância os 2min07seg de vantagem de Cyril Despress sobre Felipe Zanol não são expressivos. Apesar da vantagem do piloto da KTM e sua condição de favorito, a vitória no Sertões ainda está indefinida.
A prova até o momento foi marcada pela sensacional disputa entre os dois e também pelas demais posições, com destaque para vários pilotos brasileiros que souberam enfrentar a concorrência estrangeira, que veio em peso ao país, apesar da prova não mais contar pontos para o Mundial de Rally. Ao contrário do que se esperava, pilotos e equipes acabaram usando o Sertões como preparação para o Dakar 2012, sem a pressão de uma etapa de campeonato do mundo.






