Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Ford avança no uso de materiais naturais e recicláveis em seus veículos, como mais uma das ações voltadas para a sustentabilidade. No Brasil, além do uso de garrafas PET recicladas na produção de forrações, a Ford desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal. Nos Estados Unidos, todos os veículos da Ford na América do Norte já usam espuma de soja nos bancos e 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça, entre os quais o Ford Fusion.

A Ford foi pioneira a provar que a espuma de soja poderia ser formulada para atender os rigorosos requisitos da aplicação automotiva. A Ford, junto com o fornecedor Lear, recebeu diversos prêmios com essa tecnologia e continua a pesquisar o uso de outras fontes para a produção de espumas, como óleo de babaçu, canola e girassol, em mercados de todo o mundo onde esses materiais são disponíveis com custo competitivo.

“Estamos continuamente procurando novos caminhos para ampliar o uso de materiais sustentáveis nos veículos e o apoio de cabeça é mais um exemplo”, diz Debbie Mielewski, líder técnico de Pesquisa de Plásticos da Ford. “Esta é uma nova aplicação, com maior conteúdo de soja, e queremos avançar. Existem outras oportunidades de substituir a espuma tradicional nos veículos, como áreas de absorção de energia, direção e descansos de braço.”

Nos Estados Unidos

A mais recente inovação é a aplicação de material feito de soja nos encostos de cabeça, item fundamental de segurança. Desenvolvido em parceria com a Lear Corporation, tem 25% de poliol substituído por soja. Todos os veículos da Ford na América do Norte já usam espuma de soja nos bancos e, agora, 75% também aplicam esse material no apoio de cabeça, incluindo picapes e veículos grandes como a F-150 (foto), Taurus, Explorer e Fusion.

O uso de espuma de soja é resultado da pesquisa contínua feita pela Ford em parceria com a Lear. A primeira aplicação desse material foi nos bancos do Mustang 2008. Recentemente, a Ford completou a substituição da espuma dos bancos de todos os seus carros na América do Norte pelo novo material.

A espuma de soja é 24% mais renovável que a espuma derivada do petróleo. Esse biomaterial ajudou a Ford a reduzir seu consumo anual de petróleo em mais de 1.360 toneladas e as emissões de dióxido de carbono em mais de 6.800 toneladas. Além disso, o material corta em 67% as emissões de compostos orgânicos voláteis.

No Brasil

No Brasil, a Ford usa garrafas PET recicladas na produção de carpetes, forrações de teto, caixas de roda e mantas de proteção acústica do motor de todos os seus carros fabricados localmente, incluindo as linhas Ka, Fiesta RoCam e EcoSport. Recentemente, desenvolveu um novo material ecológico, o polipropileno reciclado com fibra de sisal, usado em painéis internos. Além de mais leve, esse material tem alta resistência e também é reciclável. É usado no painel dos novos caminhões Cargo.

O compromisso da Ford de “Reduzir, reutilizar e reciclar” faz parte da estratégia global mais ampla para reduzir a sua pegada ambiental, ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a economia de combustível em seus veículos.

Nos últimos anos, a Ford tem se dedicado a aumentar o uso de materiais reciclados e renováveis em seus veículos, que sejam benéficos ao meio ambiente e atendam os requisitos de desempenho e durabilidade. Outros exemplos são porta-objetos feitos com palha de trigo, resinas reciladas para cobertura de assoalho, tecidos de bancos com fios reciclados e componentes internos plásticos reforçados com fibras naturais.