Fabricante vai disponibilizar até 80 mil pneus para diversas competições em 2011, incluindo os da Fórmula 1
Texto: Assessoria de Imprensa
Em 2011, a Pirelli irá disponibilizar 80 mil pneus para diferentes competições automobilísticas em todo o mundo, incluindo os fornecidos às equipes que disputam a Fórmula 1 e as categorias de acesso GP2 e GP3. Dar a destinação ecologicamente correta aos equipamentos é uma parte importante do compromisso da empresa com o meio ambiente.
Para dar conta desse volume, após cada corrida, todos os pneus utilizados são recolhidos e transportados para Didcot, cidade ao sudeste da Inglaterra, onde são devidamente triturados. O material resultante da trituração é queimado a temperaturas extremamente altas, superior a 1.400 graus centígrados, e, então, utilizado como combustível para fábricas de cimento.
Essa tecnologia é adotada pela Pirelli desde 2002 na Itália. A empresa, no entanto, iniciou um grande esforço de redução do impacto ambiental na sua atividade industrial na última década, quando passou a atuar cada vez mais de maneira sustentável, com o apoio a programas de reciclagem de grande parte dos pneus que já não são mais úteis para carros de passeio ou competição.
“O meio ambiente sempre foi extremamente importante para a Pirelli. A maneira que descartamos os pneus evidência este fato claramente: na verdade, o asfalto das estradas que os espectadores utilizam para ir aos Grandes Prêmios poderia muito bem ser feito com alguns dos nossos pneus reciclados em um futuro próximo”, comenta Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli.





