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Alpha Notícias: Allison Transmission apresenta sua linha 2012 na Fenatran

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Os modelos para o próximo ano incluem sistemas eletrônicos que garantem maior produtividade, segurança e eficiência no consumo de combustível
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A Allison Transmission, maior fabricante mundial de transmissões totalmente automáticas e de sistemas híbridos para ônibus e veículos comerciais, está presente em mais uma edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte -, que está sendo realizada entre 24 a 28 de outubro em São Paulo, Brasil.
Para 2012 permanecem os bem-sucedidos ‘pacotes’ de sistemas eletrônicos que regem todas as funcionalidades das transmissões automáticas da marca. Esses são avanços tecnológicos que foram sendo desenvolvidos de forma a otimizar o consumo de combustível e proporcionar maior rendimento ao veículo em qualquer situação de trabalho.
Em seus modelos “on-highway” (para uso urbano e rodoviário) – que reúnem as linhas 1000, 2000, 3000 e 4000 -, novos e mais avançados comandos eletrônicos são os grandes responsáveis pela sua “inteligência” de funcionamento. A empresa se empenhou ao máximo em seu propósito de melhor aproveitar as boas características dos motores a que elas estão acopladas. Proteger o trem de força do veículo, otimizar o consumo de combustível proporcionando economia de operação e, consequentemente, privilegiar a redução das emissões de poluentes são apenas algumas das boas particularidades das suas transmissões automáticas.
Segmentos em franca expansão
Ainda pouco difundidas no Brasil as transmissões automáticas vem ganhando espaço em aplicações específicas que exigem muito do trem-de-força do veículo. Atividades como a coleta de resíduos em várias cidades brasileiras já contam com uma frota que ultrapassa os oitocentos veículos em atividade.
A construção civil, principalmente com o advento dos grandes eventos que estão programados para 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas), é outro segmento em que as transmissões automáticas vêm se mostrando extremamente bem aceitas. As grandes frotas de veículos comerciais estão cada vez mais se rendendo aos comprovados argumentos de que a redução dos custos de manutenção, aliados ao significativo aumento da durabilidade e da disponibilidade dos veículos justificam um investimento inicial maior. 
Pensando nisso, a Allison Transmission e a MAN Latin America trabalham em conjunto no desenvolvimento de novas soluções para este segmento. Recentemente, apresentaram em um evento voltado para as grandes frotas de concreto no Brasil os caminhões betoneira equipados com transmissão totalmente automática Allison. A betoneira VW 24.250E Worker 6×2, equipada com a transmissão da Série 3000, tem qualidades para fazer muitos dos trabalhos normalmente realizados por caminhões 6×4, com a mesma eficiência e com menor estresse do equipamento. Um exemplo disso é o serviço de construção de guias e meios-fios, realizado em velocidades extremamente baixas (0,18 km/h). 
Uma nova versão equipada com transmissão totalmente automática, o VW 26.260E Worker 6×4, está em fase final de desenvolvimento e em breve estará disponível no mercado para atender integralmente o segmento de concreto no Brasil. Uma das vantagens desse novo modelo será a sua versatilidade, já que ele poderá ser utilizado também com caçamba ou como canavieiro.
Para Clóvis Kitahara (foto), gerente de marketing da Allison Transmission para a América do Sul, “Com a proximidade desses supereventos a Allison experimenta um momento de grande expectativa. Estamos preparados para atender a demanda que se aproxima com a certeza de que temos o produto certo para o momento certo. Oferecer o produto mais adequado para as mais diversas aplicações tem sido o principal mote da marca em vários continentes, e não será diferente no Brasil”.
Recursos que continuarão fazendo a diferença na linha Allison 2012
LBSS (Load Base Shift Schedule / Mapa de troca de marchas baseado na carga do veículo) – De forma automática faz a seleção entre modo econômico e performance, permitindo que se tenha o mapa de troca de marchas ideal para cada situação, independente da ação do motorista, podendo ser calibrado em até três níveis. Baseia-se no peso total do veículo, aliado ao torque entregue pelo motor à transmissão.
VAC (Vehicle Acceleration Control/Controle de aceleração do veículo) – Limita a aceleração do veículo via gerenciamento do torque do motor. Isto é, permite que todo o torque do motor seja entregue quando o veículo está pesado e o reduz quando o veículo está leve e este torque não é necessário.
RELS (Reduced Engine Load at Stop / Redução da carga do motor em paradas) – Ajuda a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissões de gases em trechos de alta densidade de paradas e partidas do caminhão. O sistema reduz a carga da transmissão no motor quando o veículo está completamente parado.
PBAN (Parking Brake Auto Neutral/Neutro automático) – Com o neutro automático interligado ao freio de estacionamento, os controles eletrônicos da transmissão sabem quando comandar a posição ‘Neutro’ de forma automática sem interferência do motorista.
Outras funções auxiliares da transmissão automática Allison
Prognostics (Prognósticos) – Calibrado para os mais específicos requisitos operacionais do veículo, os prognósticos da Allison monitoram vários parâmetros de operação do veículo: nível de óleo, vida de óleo, vida de filtros e durabilidade da transmissão determinando e alertando quando uma intervenção de serviço é necessária. Dessa forma, eliminam-se trocas desnecessárias de filtro e óleo proporcionando máxima proteção para a transmissão.
Retarder Enable (Habilitação do retarder) – Proporciona a melhor eficiência de frenagem possível por meio de uma integração total entre o retardador da transmissão e o veículo. Controles eletrônicos dosam de maneira precisa a quantidade de potência de frenagem necessária do retardador. Integrado à transmissão, auxilia na frenagem do veículo de forma rápida, segura e com menor uso do freio de serviço.
PTO Enable (Habilitação da tomada de força) – Comanda como e quando a tomada de força (PTO) é engrenada. Também monitora condições de operação minimizando danos potenciais do conjunto.
Auxiliary Function Range Inhibt (Função auxiliar de inibição de mudança) – Ajuda a evitar mudanças de marchas indesejáveis em condições críticas e específicas de operação do veículo. 
Range Indicator (Indicador de Mudança) – Providencia um sinal elétrico quando a transmissão muda para uma marcha desejada.
Direct Change Enable (Permissão para mudanças diretas) – Para salvaguardar contra mudanças de direção indesejáveis do veículo os controles eletrônicos da transmissão impedem o motorista de fazer uma mudança inadvertida de marcha. Mudar de ‘Neutro’ para ‘Drive’ ou ‘Ré’, somente se confirmado o real desejo da operação por meio do acionamento de um botão no painel, ou do uso do freio de serviço.