Empresa traz tecnologia que permite o monitoramento a distância de valores veiculares como nível de consumo de combustível e regulagem do motor

Texto: Assessoria de Imprensa
Um carro equipado com a nova versão da MAPEC (Multiple Application Electrical Center) é um dos destaques da Delphi no Congresso SAE Brasil 2011. A evolução da tecnologia, voltada para os mercados emergentes, possibilita o aumento de funcionalidades e utiliza o gerenciamento energético e a telemetria veicular básica para monitorar e ativar funções elétricas do veículo.
Desenvolvida pelo time de Engenharia Avançada da Delphi no Brasil, a central elétrica MAPEC traz como principal vantagem a solução de um dos maiores desafios existentes nos veículos lançados nos mercados emergentes, que é a adição de mais funções elétricas e eletrônicas, incluindo opcionais, dentro de uma mesma solução de arquitetura veicular, permitindo ainda adição de mais opcionais após o lançamento dos modelos. Além disso, substitui uma série de equipamentos mecânicos por eletrônica embarcada em veículos de entrada, eliminando assim fusíveis, relês e módulos eletrônicos.
A tecnologia tem como principal característica a escalabilidade (flexibilidade), podendo ser aplicada em diversas plataformas veiculares. Além disso, permite a adequação do projeto ao custo de cada veículo, sem a alteração da distribuição elétrica. Assim, a Delphi proporciona às montadoras a possibilidade de adicionar novos itens opcionais aos lançamentos e facelifts, com impacto relativamente pequeno na estrutura do veículo.
Reforçando seu pioneirismo em desenvolver soluções automotivas voltadas para o mercado local, a Delphi demonstra em seu estande o conceito da telemetria em um carro equipado com a mais nova versão da MAPEC. Trazendo um conceito sofisticado de tecnologia também para carros populares.
Por meio de uma placa de comunicação GSM/GPRS, é possível realizar a distância a leitura de informações sobre o veículo, como nível de combustível e estado de regulagem do motor. Tudo por meio de uma linha de comunicação OBD (On Board Data).
A integração da telemetria e do gerenciamento energético faz com que o veículo apresente um melhor desempenho tanto em termos de consumo de combustível quanto em emissão de gases.
“Além dos benefícios em termos de eficiência energética que a telemetria oferece, a tecnologia também traz segurança para o consumidor.”, declarou Flávio Campos, diretor de Engenharia da divisão Arquitetura Eletro/Eletrônica da Delphi para a América do Sul. “Com a telemetria, é possível até mesmo receber mensagens de alerta sobre o veículo em seu celular, antecipando problemas como manutenção e falhas mecânicas. Mais do que isso, além de monitorar o carro, o consumidor pode ativar funções elétricas do veículo também a distância.”, completou.
O gerenciamento de energia mais eficiente é outro diferencial da MAPEC. A gestão energética permite a otimização e miniaturização dos circuitos existentes na distribuição elétrica. Dessa forma, conseguimos vários ganhos. Entre eles: a melhoria do layout; aumento na durabilidade de elementos como lanternas e motores, por exemplo; melhoria na confiabilidade dos sistemas elétricos; a redução no peso de cobre utilizado nos circuitos elétricos e, por consequência, no peso total do veículo – fator extremamente importante nos dias de hoje, uma vez que contribui para a redução das emissões de CO2. Além disso, o gerenciamento energético permite o acionamento e controle inteligente de certos dispositivos elétricos do veículo como os faróis, por exemplo, trazendo uma melhoria para a eficiência energética veicular.

Congresso SAE Brasil 2011
O Congresso SAE Brasil será realizado no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme.