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Alpha Notícias: Grupo Bosch prevê crescimento de vendas na América Latina em 2011
Oportunidade de desenvolvimento dos negócios nos segmentos de mineração e energia
Texto: Assessoria de Imprensa
Em 2011, o Grupo Bosch na América Latina deverá manter o ritmo de crescimento, com previsão de aumento no volume de faturamento na ordem de 8% em relação ao ano anterior. Em 2010, o faturamento líquido da Bosch na região foi de R$ 5,3 bilhões. O Brasil foi responsável por 85% desse valor, com R$ 4,5 bilhões em vendas. “Isso significa que nossas vendas devem aumentar mais do que a média de crescimento do PIB na região, impulsionadas principalmente pelo mercado interno”, afirma Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
O Grupo Bosch, que é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços nas áreas automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção, espera ultrapassar pela primeira vez a marca de 50 bilhões de euros em vendas globais. A expectativa é que todas as divisões de negócios contribuam para atingir este resultado.
Na América Latina, a Bosch está presente em 23 localidades do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Peru e Panamá. Em 2010, o Grupo ampliou sua presença passando a ter representações também na Bolívia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, Paraguai e Uruguai. Na região, a empresa emprega 13.200 colaboradores, sendo que o Brasil concentra o maior número: 11.400 postos de trabalho, em 13 localidades. Mundialmente, o Grupo Bosch prevê ampliar seu quadro de pessoal para cerca de 300 mil cola boradores até o fim do ano.
A valorização do Real frente ao Dólar e a elevação dos custos, principalmente com mão de obra e matérias-primas, têm afetado diretamente a competitividade das indústrias no Brasil, tornando mais atrativo a importação de produtos de valor agregado e inibindo as exportações. Dessa forma, o Grupo prevê nova queda no volume de exportações, que deverá representar em torno de 21% do total das operações no Brasil em 2011, contra cerca de 22% registrado em 2010.
“O câmbio desfavorável e o aumento dos custos têm afetado a nossa rentabilidade e, com isso, precisamos resolver como converter o bom volume de vendas em um resultado sustentável.” avalia Botelho.
Investimentos para crescimento futuro
A Bosch mundialmente continua posicionando seu crescimento por meio de aquisições e investimentos de capital. Nos últimos cinco anos, o Grupo Bosch investiu em suas operações na América Latina mais de R$ 360 milhões em ativos fi xos. Em 2011, a companhia pretende investir cerca de R$ 103 milhões, quase 50% a mais que em 2010.
O setor automotivo, que representa 73% do faturamento da companhia na região, receberá a maior parte desses investimentos com foco principal na expansão da capacidade produtiva e na instalação de novas linhas de produtos como: sensores de pressão e temperatura; bobinas de ignição e corpos de borboleta, que visam atender a demanda da maioria das montadoras instaladas no País. Parte dessa produção também será destinada ao mercado dos Estados Unidos.
No que se refere à Pesquisa & Desenvolvimento, a empresa mantém o patamar de investimento em 4% do faturamento na região, o que permite desenvolver no Brasil novas tecnologias para uso de combustíveis alternativos. As tecnologias bicombustíveis GNV+Dieselol+Diesel, utilizadas em veículos comerciais, estão em fase de teste e vêm contribuir como alternativa para diminuir emissões e atender a futura legislação ambien tal.
Com a tecnologia GNV+Diesel, que está sendo aplicada em um projeto piloto em parceria com a Secretaria de Transportes do Município do Rio de Janeiro, a redução de particulados pode chegar a 80% e a de CO2, em aproximadamente 20%, quando comparado ao motor operando somente com o Diesel
Para 2012, a Bosch pretende manter o ritmo de investimentos na região, com destaque para a instalação da linha de produção do ABS geração 9 e ESP®, na qual planeja investir cerca de R$ 22 milhões. Essa nova linha terá um conceito de produção flexível, permitindo que a Bosch se torne a primeira empresa na América Latina a produzir o ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade.
Sistemas de segurança veicular ativa, como o ABS e o ESP®, contribuem em vários países para a redução de acidentes fatais no trânsito e têm sido cada vez mais adotados nos modelos de veículos produzidos na região. Com a novíssima geração 9, a Bosch passa a oferecer para os clientes latino-americ anos o menor e mais leve ABS e ESP® do mundo. Comparado com a versão anterior, o ABS 9 pesa apenas 1.1 kg e o ESP® 1.6 kg, uma redução de aproximadamente 15% e 30%, respectivamente.
“Estes investimentos buscam acompanhar o crescimento da demanda em toda a América Latina. Em praticamente todos os países da região os dois sistemas se tornam cada vez mais populares. Em especial no Brasil e na Argentina, que seguindo o exemplo de países como Estados Unidos e Austrália, passam a exigir a obrigatoriedade do ABS em 100% dos veículos novos fabricados a partir de 2014”, afirma Botelho.
Diversificar como estratégia de mercado
Tradicionalmente conhecida pela atuação nos segmentos: automotivo, bens de consumo e construção, e tecnologia industrial, a Bosch pretende focar ainda mais na diversificação dos negócios na América Latina. Segmentos como mineração, energia e petróleo tornam-se parte importante da estratégia de mercado da empresa na região.
Assim, de forma integrada, diferentes divisões de negócio da Bosch formatam em conjunto pacotes de tecnologias e soluções específicas para empresas desses segmentos, incluindo desde o aquecimento de água até os sistemas de segurança para suas estruturas de produção, passando por ferramentas elétricas, sistemas de acionamento e controle hidráulicos, além de peças e motores usados na manutenção das instalações e das frotas dessas empresas.
“A indústria da mineração no Chile e a indústria da energia, que inclui a extração de petróleo como a do pré-sal no Brasil, por exemplo, deverão ter um crescimento significativo nos próximos anos. Estes são segmentos importantes os quais estamos preparados para atender”, comenta Botelho.
Especificamente no segmento de energia, a Bosch inicia na região as atividades da divisão Solar Energy (focada na geração de energia elétrica por meio da captação da energia solar em placas fotovoltaicas). Sediada desde setembro desse ano na pla nta matriz da Bosch em Campinas, esta divisão de negócio irá fortalecer ainda mais o compromisso ambiental da empresa na América Latina.
A Bosch também planeja investir e instalar no Brasil, a partir de 2012, uma fábrica de coletores solares para aquecimento de água. Os produtos da divisão Termotecnologia são atualmente importados da Europa e comercializados na região. Com a fabricação local, a empresa poderá atender melhor as demandas do mercado e ampliar sua participação neste segmento.
Responsabilidade Ambiental e Social – princípios Bosch
Em 2010, 45% dos investimentos totais em P&D do Grupo Bosch mundial foram direcionados principalmente para tecnologias que ajudam a conservar recursos e proteger o meio ambiente. No Brasil, a cada ano, as empresas do grupo aplicam juntas cerca de R$ 16 milhões em ações de responsabilidade ambiental nas fábricas como o gerenciamento de resíduos, proteção da água e do solo e purificação do ar.
Além disso, o Instituto Robert Bosch, braço social do Grupo Bosch no País, investirá em 2011 cerca de R$ 4 milhões em projetos sociais e culturais/educacionais como, por exemplo, o programa Peça por Peça, cujo foco é a educação complementar para crianças e adolescentes e a profissionalização de jovens.