Após apresentar desempenho recorde em agosto, o número de emplacamentos de veículos no Brasil caiu em setembro. Foram emplacados 293.617 automóveis e comerciais leves em setembro, contra 307.808 no mês anterior – uma queda de 4,61%. Comparado a setembro de 2010, houve crescimento de 0,76%. No acumulado, o resultado também é positivo, alcançando a marca de 6,7% em 2011 com relação a 2010. Com base nesses dados, a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – mantém suas projeções de um crescimento mais moderado para 2011 do que o obtido em 2010, e acredita que todos os segmentos juntos devem ter aumento de pouco mais de 5% este ano em seus emplacamentos.
Este desempenho moderado, atrelado a um mercado com mais players e com novas regras de IPI para veículos importados merece análise e pode influenciar nos resultados futuros do setor. Mundialmente, também o setor automotivo apresenta oscilações importantes em função da atual crise internacional e do rescaldo da crise de 2008. Com o intuito de debater o cenário futuro da indústria e comércio automotivo mundial e nacional, além de oferecer ferramentas de gestão seguras e voltadas a garantir a rentabilidade que a distribuição automotiva necessita para se desenvolver nos próximos anos, a XXI edição do Congresso Fenabrave debaterá, entre os dias 23 e 25 de novembro de 2011, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, as principais tendências do setor da distribuição de veículos automotivos.
O Congresso Fenabrave é realizado pela Fenabrave e organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado (RXAM). Concentra, em um só evento, Congresso e Exposição que, juntas, pretendem atrair 5.000 visitantes, que representam os profissionais das concessionárias de todos os veículos automotores.
Estão previstas 34 palestras no Congresso – incluindo internacionais – que abordarão desde o atual cenário econômico e político do Brasil e do Mundo, traçando uma projeção para o próximo ano; passando por uma discussão setorial, onde serão debatidos problemas e soluções comuns aos concessionários; e a construção de um perfil setorial, com a avaliação dos experientes presidentes de montadoras sobre o futuro da indústria automobilística.
Já a ExpoFenabrave – feira de produtos e serviços dirigidos ao setor de distribuição de veículos automotores – deverá reunir cerca de 70 expositores, e será o ponto de encontro ideal para as montadoras estreitarem o relacionamento com suas redes e os fornecedores de produtos/serviços ampliarem seus negócios com as concessionárias de todo o País. Citroën, Fiat, Peugeot, Honda, Volkswagen e Yamaha confirmaram participação no evento.
Tendências do setor automotivo
Para debater as principais tendências do mercado automotivo, haverá uma palestra magna proferida pelo presidente mundial do Grupo PSA Peugeot Citröen, Philippe Varin; no dia 24, Stephen Young, que desde 2010 dirige o International Car Distribution Program (ICDP), liderando os programas que envolvem automóveis, comerciais leves e produtos agrícolas, falará sobre como aumentar o retorno financeiro em um mundo de incertezas; também dia 24, Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e América do Sul, apresentará palestra sobre os rumos da indústria automobilística e o impacto na distribuição.
No dia 25, o presidente do National Automobile Dealers Association (NADA), entidade congênere da Fenabrave nos Estados Unidos, coordenará uma mesa redonda que terá a participação do vice-governador do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos e de representantes de entidades internacionais.
Marcos de Oliveira, presidente da Ford; Roger Alm, presidente da Volvo Caminhões; Roberto Yoshio Akiyama, diretor comercial da Honda e presidente da ABRACICLO; e Valentino Rizzioli, presidente da Case New Holland e vice-presidente da ANFAVEA, trarão ao público a visão de 2012 pelas montadoras, no dia 24.
O tema financiamento – ferramenta estratégica e principal para comercialização de bens de capital – será abordado pelo ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega e por Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O economista e cientista social Eduardo Gianetti da Fonseca analisará a visão estratégica do Brasil com foco no setor automotivo.
O Congresso também terá espaço para o setor agrícola, com o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues e Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo, além de pautas sobre gestão, sucessão familiar, comportamento, entre outros.
Nas mesas redondas mediadas por jornalistas como Lúcia Hippolito, Fátima Turci, Salete Lemos e Denise Campos de Toledo, todos os segmentos automotivos serão debatidos, com a presença de concessionários de várias marcas. Também o F&I (Finance & Insurance) e a Internet terão seu espaço durante o XXI Congresso Fenabrave.
Acompanhe a programação completa do XXI Congresso Fenabrave pelo site www.congresso-fenabrave.com.br
Serviço
Data: 23 a 25 de Novembro de 2011
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – São Paulo – SP.





