Connect with us

Outros

Alpha Pesados: MAN Latin America anuncia o maior investimento de sua história no Brasil

Published

on

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A MAN Latin America planeja o maior investimento de sua história para ampliar suas operações no Brasil entre os anos de 2012 e 2016. O anúncio foi feito por Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, durante audiência com a presidente Dilma Rousseff em Brasília (DF). O principal objetivo é aumentar a oferta de veículos comerciais das marcas Volkswagen e MAN, inclusive atuando em nichos de mercado ainda não explorados e aumentando a sua capacidade produtiva. A montadora concentra sua produção em Resende (RJ), sendo a líder brasileira em vendas de caminhões há quase nove anos consecutivos.
“Trata-se da maior soma já anunciada pela MAN Latin America em seus 30 anos de existência. Entre 1995 e 2011, tivemos três ciclos de grandes investimentos, totalizando R$ 3 bilhões. Agora, somaremos mais de R$ 1 bilhão a esse valor, porque acreditamos no potencial da América Latina”, diz Roberto Cortes.
Segundo o executivo, os recursos virão das próprias operações da MAN Latin America. “Investiremos no desenvolvimento de uma nova geração de veículos, em novas motorizações e na pesquisa de tecnologias sustentáveis. Faremos ainda a prospecção de segmentos do mercado onde ainda não atuamos, e consolidaremos a marca MAN na América Latina”, descreve.
Comentando sobre o programa de investimentos, o CEO da MAN SE, Georg Pachta-Reyhofen, afirma: “A MAN Latin America integra o Grupo MAN há três anos. Os investimentos são uma sequência lógica do excelente desempenho dos negócios no Brasil, e se mostrarão valiosos em um mercado que oferece potencial para um crescimento ainda maior”.
Crescimento em Resende
Graças a investimentos realizados em suas instalações e principalmente às contratações de mão de obra feitas ao longo dos últimos dois anos, a maior montadora de caminhões do Brasil agora pode oferecer um portfólio variado de produtos, com 5,5 a 74 toneladas de peso bruto total. Empregando quase 7 mil colaboradores, hoje a unidade de Resende é capaz de produzir até 82 mil caminhões e ônibus por ano em três turnos diários.
A área total da empresa no Sul Fluminense vem sendo ampliada nos últimos anos. A MAN Latin America já contava com um terreno de um milhão de metros quadrados em Resende para abrigar as empresas do Consórcio Modular – processo produtivo revolucionário no qual oito empresas atuam na fabricação de caminhões e ônibus. Uma área para testes off-road, com mais um milhão de metros quadrados, está localizada em Barra Mansa (RJ). Este ano, a montadora adquiriu mais 1,5 milhão de metros quadrados em Porto Real (RJ) para abrigar o futuro Centro Logístico de Vendas e seu estoque.
Além desses investimentos, três fornecedores ficarão mais perto da fábrica de Resende. ArvinMeritor, Maxion e Suspensys terão fábricas nos arredores da MAN Latin America em Resende. O processo de terraplanagem já foi iniciado para a preparação das construções prediais e as empresas, que facilitarão o processo de pré-montagem, logística e distribuição de peças, começarão a operar a partir de junho de 2012 num terreno de 100 mil metros quadrados.
Mais novidades ainda em outubro
Ainda este mês, a MAN Latin America apresenta as novidades da sua linha de caminhões 2012 Volkswagen e MAN com tecnologia Euro 5. Os produtos serão destaque no Salão Internacional do Transporte – FENATRAN 2011, que acontece de 24 a 28 de outubro em São Paulo (SP). Muito aguardados por frotistas de todo o Brasil, os caminhões MAN, ideais para aplicações rodoviárias, apesar de originalmente europeus, foram totalmente adaptados para as condições brasileiras. Produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ), os MAN “made in Brazil” virão consolidar a presença da montadora no segmento de extrapesados.
Já os caminhões Volkswagen receberão pela primeira vez na América do Sul, além de inúmeras modificações tecnológicas, a motorização MAN, já em montagem no País. Novos motores Cummins complementam a oferta da nova tecnologia Euro 5 aos consumidores, atendendo à entrada em janeiro de 2012 da nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7.
Como pioneira em pesquisas com combustíveis alternativos no Brasil, a apresentação de recentes estudos da montadora nesse sentido não poderiam ficar de fora da FENATRAN 2011. Um Volkswagen Constellation híbrido, um caminhão MAN movido com a mistura diesel e etanol na proporção de 55% e a apresentação do biodiesel de segunda geração Ultra Clean também estão entre os destaques da MAN Latin America.