Já usada em veículos, tecnologia DOT aplica micropontos invisíveis na mercadoria, que podem ser identificados no mundo todo
Texto: Assessoria de Imprensa
Os crescentes incidentes envolvendo o transporte rodoviário de cargas no Brasil são evidências de que novas soluções devem ser pensadas e aplicadas para aumentar a segurança dos motoristas e dos bens. O número de assaltos a cargas superou 12 mil casos em 2010 e gerou prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão.
Na mesma proporção em que crescem as tecnologias para mitigar os riscos inerentes ao transporte de mercadorias, tornam-se mais sofisticados os instrumentos utilizados nos roubos. Exemplo disso vem ocorrendo com os aparelhos de rastreamento eletrônico, que podem ser anulados pelos chamados “jammer”, popularmente conhecidos como “capetinhas”.
Pensando nisso, a DNA Security – empresa do Grupo DEKRA especialista em marcação de peças – passa a oferecer uma solução exclusiva no Brasil: o DOT (“ponto”, em português). Utilizando a nanotecnologia, o sistema espalha por toda a carga transportada até sete mil micropontos, praticamente impossíveis de serem removidos. Cada um deles traz um código único e exclusivo, que pode ser identificado em qualquer parte do mundo.
“A nanotecnologia, já aplicada em marcação de peças de veículos, surge como uma alternativa de custo acessível e adulteração praticamente impossível. Os micropontos são invisíveis a olho nu e borrifados com um spray na mercadoria”, explica José Ramalho, Consultor da DNA Security.
Para saber onde houve aplicação do DOT, basta utilizar uma lanterna UV. Para a leitura das informações é necessário uma lente de aumento especial. Ambos os equipamentos são comercializados em modelos portáteis e de fácil utilização.
Além da rastreabilidade, Ramalho enumera outros benefícios da tecnologia, como:
inibição de roubo e furto de cargas;
inviabilização da venda da mercadoria, já que pode ser rastreada;
prevenção ativa, mesmo depois do roubo, pois possibilita a recuperação do bem;
“O veículo que transporta a carga protegida pelo DOT recebe um selo de identificação que inibe o interesse de possíveis roubos, já que as chances de sucesso são muito reduzidas. Isso também facilita a ação da polícia em identificar e punir a receptação dos bens”, atesta Ramalho.
Para conhecer mais sobre esta tecnologia, basta acessar www.meudna.com.br





