Texto: Assessoria de Imprensa
A Pirelli chega à temporada de 2012 da Fórmula 1, sua segunda como fornecedora exclusiva da categoria, apresentando a nova gama de pneus para o 63˚ Campeonato Mundial da FIA, no circuito de Yas Marina, em Abu Dabhi.
As características principais dos novos pneus foram desenvolvidos pela Pirelli juntamente com as equipes e trazem maior aderência e compostos mais suaves, mais competitivos e com degradação consistente.
O objetivo dos pneus em 2012 é assegurar que as corridas sejam divertidas e permaneçam imprevisíveis até a bandeira quadriculada, com dois ou três pit stops por corrida e com forte ênfase em estratégias de equipe. As marcas coloridas nas laterais dos pneus foram alteradas e serão maiores e mais fáceis de se reconhecer, enquanto o nome “Cinturato”, que tornou-se emblemático na história da Fórmula 1 irá retornar: os pneus para chuva e intermediários virão com esta denominação.
O Sistema de Pneus de corrida da Pirelli também retorna com algumas novas funcionalidades. Esta é uma plataforma criada por engenheiros da Pirelli para registrar o comportamento e o desempenho de cada pneu: informações que depois são compartilhadas com as equipes e com a Formula One Management (FOM).
A apresentação aconteceu hoje em uma conferência de imprensa internacional apresentada por Marco Tronchetti Provera, o Presidente e CEO da Pirelli, Paul Hembery, diretor de Motorsports da Pirelli, e Maurizio Boiocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli.
Marco Tronchetti Provera, disse: “após a experiência positiva do ano passado, as equipes nos pediram para continuar a fornecer pneus com as características que contribuíram para corridas espetaculares em 2011. E isso é o que temos feito, otimizando os perfis dos compostos para garantir um desempenho ainda melhor e mais estável, combinada com a degradação deliberada que caracterizaram os pneus P Zero em 2011. Nós estamos esperando corridas imprevisíveis, com uma grande variedade de estratégias e um número razoável de pit stops: todos os fatores que competidores e espectadores apreciaram muito no ano passado. O trabalho de desenvolvimento dos novos compostos ocorreu durante toda a temporada de 2011, graças ao impressionante aprendizado e tempo de reação de nossos engenheiros, que estão dispostos a continuar com essas evoluções durante a temporada deste ano.”
Tal como foi no ano passado, a Pirelli fornecerá para as equipes quatro compostos – médio, macio, supermacio e duro – juntamente com dois tipos de pneus de chuva. Todos os pneus P Zero contarão com um novo perfil comparados ao de 2011 e três deles (o macio, médio e duro) também terão novos compostos, que são mais suaves, com maior aderência, melhor desempenho. Em relação aos pneus de chuva, somente o Cinturato azul – mudou, enquanto o pneu intermediário, o verde Cinturato, continuou inalterado.
Os novos pneus de Fórmula 1 da Pirelli farão a sua estreia em Jerez, na Espanha, em 7 de fevereiro, no primeiro teste oficial da temporada de 2012.