A Volvo Car Corporation vai apresentar em um dos salões mais importantes do setor automotivo o mais novo modelo elétrico da marca. O Volvo XC60 Plug-in Hybrid é a combinação perfeita entre um veículo elétrico, um híbrido altamente econômico e um potente utilitário esportivo. Com o toque de apenas um botão, o condutor decide qual motorização vai ser utilizada.
“A tecnologia do XC60 Plug-in Hybrid Concept é tão engenhosa quanto única”, afirma Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation. “Você pode aliar a preocupação com o meio ambiente a todas as características de um automóvel de luxo. Nenhum outro fabricante alcançou tal nível de perfeição, onde economia, autonomia combinada – gasolina/eletricidade –, luxo e potência trabalham juntos”, diz o executivo.
A tecnologia Plug-in hybrid, que inclui o inédito motor quatro cilindros da nova plataforma VEA (Arquitetura Ambiental Volvo), vai estar disponível no mercado em alguns anos. “Mais ainda é cedo para afirmarmos qual será o primeiro modelo a possuir as novas motorizações”, explica Jacoby.
Energia Híbrida – Três carros em um
• O motorista pode escolher entre três modos de condução: Pure, Hybrid ou Power.
• No modo Pure, o veículo é impulsionado somente por um motor elétrico até sua máxima autonomia. A capacidade é aproximadamente 56 quilômetros (pode variar de acordo com o ciclo de condução) com zero de emissões de poluentes. Já a autonomia no ciclo de condução européia NEDC é de 45 quilômetros.
• O modo Hybrid é padrão quando o veículo é ligado. O motor a gasolina e elétrico em conjunto proporciona máximo prazer de condução com mínimo de impacto ambiental. De acordo com a certificação Européia para condução NEDC, as emissões de poluentes são de 53g/km e autonomia de aproximadamente 50 km/l. Usando a certificação norte-americana, que inclui a emissão de poluentes da produção de energia elétrica, essa economia pode chegar a 23 km/l, o que garante uma autonomia total de 960 km.
• No modo Power, a tecnologia foi otimizada para desempenhar o máximo de aproveitamento. O motor a gasolina de 280 cv e 38,75 m.kgf de torque, combinado com um elétrico com 70 cv e 20,39 m.kgf de torque, garantem a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundo.
Quatro cilindros com o mesmo desempenho de seis cilindros
As rodas dianteiras do XC60 Plug-in Hybrid são impulsionadas por um motor a gasolina de quatro cilindros turboalimentado da nova família de motores VEA (Arquitetura Ambiental Volvo). Este motor produz 280 cv e torque máximo de 38,75 m.kgf. Para garantir o desempenho do veículo, foi desenvolvida uma nova transmissão de oito velocidades, totalmente inédita.
“No XC60 Plug-in Hybrid Concept apresentamos nosso próximo motor quatro cilindros, que oferece o mesmo desempenho dos atuais seis cilindros e consumo inferior aos atuais de quatro cilindros”, explica Peter Mertens, vice presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Car Corporation.
O veículo conceito entra na categoria de motores T8 da marca, que enfatiza a combinação dos 350 cv fornecidos pelo quatro cilindros e o motor elétrico. Este conjunto eleva o modelo para o território ocupado anteriormente pelos motores de até oito cilindros.
“É hora de pararmos de contar os cilindros”, afirma Mertens. “Os motores de com quatro são mais eficientes para reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível sem comprometer os desejos dos consumidores quanto ao prazer de dirigir e ao desempenho”.
Redução de peças, peso e consumo de combustível
A família VEA será composta de motores movidos a gasolina, com injeção direta, e diesel com injeção common rail. Além do sistema de ignição, os novos propulsores utilizaram turbo de geometria e pressão variável para maior flexibilidade, oferecendo mais desempenho em diversos níveis de torque, combinado com o menor consumo.
Esse formato, denominado modular, foi baseado em um padrão de 500 cc com câmara de combustão aperfeiçoada para melhorar a termodinâmica do processo. Essa tecnologia ainda permite o desenvolvimento de um motor de três cilindros.
A plataforma VEA possibilita as seguintes vantagens:
• Número de peças reduzido em 60%, o que permite melhor eficiência de fabricação, qualidade e adaptabilidade.
• Motores 90 kg mais leves
• Economia de combustível em até 35%
• Motores com baixíssimos níveis de emissões para atender as leis de poluentes até 2017
Gerador de Ignição integrado
O motor do XC60 Plug-in Hybrid Concept não possui partida convencional ou alternador. Ao invés disso, é equipado com um gerador de ignição integrado (ISG) conectado ao virabrequim, localizado entre o motor e a transmissão. O ISG é capaz de entregar 45 cv extras durante a aceleração e também carregar as baterias durante as frenagens.
Recarregue em casa
O eixo traseiro do XC60 Plug-in Hybrid Concept é impulsionado por um motor elétrico que produz 70 cv. Ele é alimentado por uma bateria de 12 kWh de íon lítio instalado abaixo do porta-malas
As baterias podem ser recarregadas numa fonte de energia comum, em casa ou em um estacionamento. O tempo de carga pode variar. No caso de uma tomada de 220 V, com capacidade total com 12A, são necessárias 3,5 horas. Já numa com corrente de 110V/12A, a recarga pode demorar até 7,5 horas.
Enquanto o veículo é recarregado, é possível climatizar o ambiente interno para proporcionar maior conforto para os passageiros.
Constantemente online
O sistema de Infotainment Volvo Sensus do XC60 Plug-in Hybrid Concept mantém o condutor constantemente atualizado para simplificar o trajeto, de forma eficiente e divertida, como por exemplo:
• Melhor rota para o destino, dependendo da prioridade do condutor, como menor consumo de energia, rota mais rápida ou menor distância
• Zona de baixa emissão de poluentes, lembrando que é necessário estar com a capacidade máxima da bateria
• Estações de recarga com acesso a energia renovável
• Lugares durante a rota com acesso as estações de recargas rápidas
Aplicação móvel
O condutor também pode se conectar com o veículo por meio de aplicativos para celular. Isto oferece acesso a uma variedade de dados do veículo, como nível da bateria, autonomia restante, localização e capacidade para a mais próxima estação de recarga. Por meio do aplicativo, é possível verificar se o cabo de carga está conectado e se o programa de climatização do veículo está em funcionamento durante a operação.
“Criamos um ambiente inteiramente intuitivo que sempre oferece acesso para atualização, informações importantes que realmente fazem a diferença no desenvolvimento do produto. Isso inclui o fato que você deve ser tão atualizado quando o carro está estacionado ou em movimento”, afirma Stefan Jacoby.
Visual Agressivo
O Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept utiliza uma tinta especial na cor branca e rodas de 21 polegadas, o que garante um visual agressivo. O interior tem cores e detalhes únicos, como o estofamento revestido em couro e detalhes de madeira no mesmo tom.
Os instrumentos foram projetados para oferecer ao condutor todas as informações necessárias sobre o consumo de gasolina e eletricidade, nível de carga da bateria e autonomia restante.
Acionamento elétrico das quatro rodas
O acionamento elétrico da tração integral do XC60 Plug-in Hybrid é ativado pressionando o botão AWD (All Wheel Drive). Ao invés do sistema mecânico de transferência para acionar a tração integral, a unidade central de controle distribui o torque entre o propulsor dianteiro a gasolina e o elétrico do eixo traseiro.
O sistema elétrico de tração integral foi projetado para fornecer melhor tração quando o veículo arranca ou quando conduzido em rodovias sinuosas, na neve ou na lama.
Economize energia para depois
O condutor pode escolher economizar energia ao invés de dirigir apenas no modo Pure, por exemplo, nos grandes centros urbanos. Quando o Save está ativado, o gerador recarrega as baterias se necessário. O objetivo é disponibilizar energia suficiente para aumentar a autonomia em 20 km para condução com eletricidade.





