Equipe mantém liderança no Mundial de Rali
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Citroën manteve-se na liderança das tabelas de classificação do Campeonato Mundial de Rali após o Rali da Suécia, o segundo da temporada. Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, dupla que se juntou à Citroën neste ano com o DS3 WRC, terminou em segundo lugar, apenas 16,6 segundos atrás dos vencedores Jari-Matti Latvala. Os octacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena, vencedores da prova de abertura de 2012, em Monte Carlo, terminaram em sexto e continuam na primeira posição entre pilotos e navegadores. A Citroën permanece em primeiro lugar no campeonato de equipes.
O domingo, dia de encerramento das disputas na Suécia, foi mais curto e compacto que os dois outros dias. Uma fina camada de neve, que havia caído durante a noite, cobriu as estradas. Hirvonen chegou às últimas etapas com chances de vitória, até por causa de um pneu furado dos rivais Latvala/Anttila, mas afirmou não ter encontrado imediatamente o melhor acerto para o Citroën DS3. “Eu não me sentia confortável, então fizemos mudanças no carro”, declarou o segundo colocado, mesma posição que ocupa no Mundial agora. “A antepenúltima especial foi muito complicada, com muitas pedras. Mas estava feliz por me sentir bem no carro novamente. O furo de pneu do Jari-Matti colocou um pouco de pressão em mim, mas segui meu plano de prova.”
“Não estou totalmente satisfeito com essa segunda posição na Suécia, mas o resultado, de qualquer forma, é positivo. Trabalhamos bem com a equipe e senti melhor o comportamento do carro. Teremos agora uma mudança completa de superfície nas próximas etapas, mas tudo isso pelo qual passei aqui será útil para mim no próximo evento”, finalizou Hirvonen.
Sébastien Loeb recuperou-se de um erro na sexta-feira, quando chegou a cair para 11º, e obteve a sexta posição. O francês decidiu impor um ritmo forte no domingo, dia final, para tentar marcar o tempo mais rápido na última especial e ganhar três pontos. E conseguiu. “Não posso estar feliz com o resultado, mas conseguimos o principal, que era obter a melhor pontuação possível naquelas circunstâncias”, afirmou. “Ainda lideramos o campeonato e temos adiante ralis de cascalho. Sempre fui bem no México e estou ansioso por dar a volta por cima lá.”
Yves Matton, chefe de equipe da Citroën, fez um balanço positivo do Rali da Suécia: “Loeb e Hirvonen lideram o Mundial e a Citroën também está no topo. Esses foram os pontos positivos desta etapa”.






