Viagens e festas de rua exigem cuidados especiais para evitar acidentes
Texto: Assessoria de Imprensa
O Carnaval vem aí! Com ele, muita animação para os foliões, expectativa para quem já está com as malas prontas e algumas opções de lazer para o feriado com as crianças. Em qualquer uma destas opções, é importante afastar dos pequenos alguns perigos comuns desta época do ano. Entre estes riscos estão os acidentes de trânsito, responsáveis pela morte de 1.937 crianças até 14 anos e pela hospitalização de 13.985, em 2009, segundo o Ministério da Saúde.
A viagem merece atenção especial. Horas de estrada exigem cuidados com o veículo antes de sair de casa, como uma boa revisão. O consumo de bebidas alcóolicas deve estar aliado à conscientização e responsabilidade, jamais à direção. Para as crianças, o uso do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação é indispensável, mas não deve ficar restrito aos trajetos nas rodovias. Na cidade ou na estrada, a criança só deve ser transportada em dispositivos de retenção.
Para garantir mais segurança, os responsáveis devem considerar o peso da criança no momento da escolha do equipamento, verificar se a cadeirinha possui selo do Inmetro e instalar o produto corretamente, de acordo com o manual. Em 2009, segundo o Ministério da Saúde, 633 crianças morreram e 2.979 foram internadas vítimas de acidentes como passageiras de veículos.
O atropelamento também é um risco presente. Crianças devem contar sempre com a supervisão do adulto nas festas de rua que, mesmo isoladas com obstáculos e sinalização, podem apresentar aglomerações de veículos. Os responsáveis devem segurar a criança pelo pulso e orientá-la a ficar sempre por perto. No meio da descontração, a criança pode se afastar sem que os adultos percebam, dirigindo-se para ruas com tráfego normal de automóveis.
A programação do feriado também deve incluir opções de lazer acompanhas de muita segurança para não colocar os pequenos em risco. Se a escolha da criança é a brincadeira de bicicleta, não pode faltar o capacete, joelheiras, cotoveleiras e a supervisão do adulto, garantindo que o local do passeio esteja isolado do movimento de veículos.
A Campanha pela Vida da Criança no Trânsito foi lançada pela ONG CRIANÇA SEGURA e a Abrapur – Associação Brasileira de Produtos Infantis, para conscientizar a sociedade brasileira para a importância do uso da cadeirinha em veículos. A campanha aborda histórias reais de famílias que passaram por acidentes, com consequências menos drásticas para a criança, devido ao uso do equipamento.
Histórias e depoimentos estão disponíveis, com vídeo e fotos, no site www.usecadeirinha.com.br e no facebook http://www.facebook.com/usecadeirinha da campanha. Em quase três meses da iniciativa, o site já contabiliza mais de 440 depoimentos espontâneos com mais de 430 imagens de crianças em suas cadeirinhas, 15.396 visitantes no site, 6.570 visualizações no mural do Facebook e 2620 curtidas.
A Campanha pela Vida da Criança no Trânsito convoca novamente a sociedade para que participem deste movimento adotando medidas preventivas e postando na fanpage http://www.facebook.com/usecadeirinha fotos das crianças mais seguras no Carnaval.
CRIANÇA SEGURA
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger. Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas, Comunicação e Mobilização.
A ONG conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda e parceiros de programas, como Johnson & Johnson Industrial Ltda, FEDEX, Instituto HSBC Solidariedade e Abrapur – Associação Brasileira de Produtos Infantis.





