Em 2011, categoria teve grid recorde de 44 carros na prova que reuniu as categorias Cup e Challenge
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Às vésperas de iniciar seu oitavo ano de existência, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil terá a experiência inédita de realizar os dois primeiros eventos do ano em solo europeu. A temporada de 2012 começará neste sábado (17 de março) em Estoril e prosseguirá no dia 24 no autódromo de Portimão, na região de Algarve.
O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil “descobriu Portugal” em março de 2011. Foi no tradicional circuito do Estoril a abertura da temporada da competição, que, na terceira corrida do dia, colocou 44 Porsches 911 GT3 Cup no mesmo grid de largada. A experiência em território português foi tão bem-sucedida que um ano depois, em março de 2012, será repetida – e em dobro. Haverá provas no mesmo Estoril e também no moderno circuito do Algarve.
A corrida da Cup marcou a estreia dos novos carros com motor de 3,8 litros e 450 cv e teve momentos de tensão nas últimas voltas. Ricardo Rosset, campeão de 2010, perdeu tempo ao chegar em um retardatário e logo percebeu aproximação do vice-líder Constantino Júnior. Além disso, pegou líquido vazado do radiador de algum carro e teve de dar uma saída do traçado para evitar uma rodada. E, na volta final, deu de cara com outro competidor entrando lentamente nos boxes. Mas conseguiu vencer e foi ao pódio em posição central, com a companhia de Constantino, Clemente Lunardi, Marcel Visconde, Roberto Posses e Maurizio Billi.
A prova da Challenge foi ainda mais emocionante. Gilberto Farah duelou com Sylvio de Barros, que se tornaria campeão no fim do ano, e conquistou sua primeira vitória na categoria. Eles trocaram quatro vezes de posição nas últimas cinco voltas e receberam a bandeirada final separados por 0s777. A liderança também esteve provisoriamente nas mãos de Fernando Barci, que, em quatro curvas, saiu do terceiro para o primeiro lugar. Mas sua alegria foi curta: na quinta volta, ele começou a ter problemas de câmbio. Barci foi o 19º colocado. Rodolfo Ometto Rolim, Gui Affonso, Eduardo Azevedo e Edu Guedes completaram o pódio.
E a terceira corrida do dia foi histórica: uniu as duas categorias e teve 44 carros no grid de largada, que foi formado primeiro pelos 20 carros da Cup e depois pelos 24 da Challenge. Com pista molhada e sob chuva fina, a largada foi dada com safety car. Charles Reed, pole da Cup graças à inversão dos oito primeiros colocados da primeira etapa, manteve-se à frente nas duas primeiras voltas. Na terceira, foi ultrapassado por Constantino (futuro campeão da temporada), que liderou a corrida até o final. Atrás de Rosset, Clemente Lunardi também aproveitou a experiência na pista molhada e repetiu o terceiro lugar obtido na primeira corrida do dia. Ao pódio também foram Maurizio Billi, Marcelo Franco e Roberto Posses. A corrida da Challenge também teve muitas emoções. Gilberto Farah, Sylvio de Barros e Rodolfo Ometto Rolim mantiveram os três primeiros lugares durante um bom tempo, até que Farah rodou e permitiu a Sylvio alcançar sua primeira vitória na categoria. A luta pelo quarto lugar também foi emocionante: depois de várias
trocas de posição, o mexicano Paco Salcedo ultrapassou Amilcar Collares nas voltas finais e garantiu a posição. Barci foi o sexto colocado.