Lei prevê a criação de faixas nas principais avenidas e vias rápidas das grandes cidades
Texto: Assessoria de Imprensa
O presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone, defende que, em São Paulo, as motovias poderiam ser instaladas nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê, Radial leste, Nove de Julho, entre outras. Para isso, as avenidas deveriam ser ampliadas ou as faixas já existentes um pouco “estreitadas”, a fim de que os motociclistas circulem com mais segurança pela cidade. Se as motovias existissem e, mesmo assim, os motociclistas usassem o corredor entre os carros, eles poderiam ser multados e receber pontos na carteira. Nos corredores exclusivos, as motos poderiam circular com mais facilidade e menos acidentes aconteceriam.
Desde 2010, a frota de motos cresce aproximadamente 5 vezes mais rápido que a de automóveis. Mais de 90% dos acidentes envolvendo motos acontecem por imprudência no trânsito e falta de respeito a legislação tanto pelos motoristas de veículos como pelos motociclistas que, por sua vez, por não terem uma via exclusiva, trafegam pelo corredor entre os carros. Esse caminho perigoso não passa de uma prática errada e fora das normas da nossa legislação.
Anfamoto – Assoc. Nac. dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças
A instituição, fundada em 1980, é uma das mais atuantes e reúne quase 300 empresas relacionadas ao setor de peças e assessórios, no Brasil. Sua principal função é agir como agente regulador do mercado, além de proteger os interesses dos profissionais do setor. Orlando Cesar Leone assumiu a presidência pela segunda vez em dezembro de 2012.