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Alpha Notícias: MWM INTERNATIONAL consolida nova fase da parceria com a GM do Brasil

 Fabricante celebra entrega de propulsores para a nova Chevrolet S10 com investimentos de US$ 80 milhões disponibilizados na operação

Texto: Assessoria de Imprensa
A MWM INTERNATIONAL inaugurou em sua na planta de Canoas (RS), a linha de produção do motor Chevrolet 2.8 CTDI, que equipa a picape Chevrolet S10. A cerimônia consolida a nova fase da parceria com a GM do Brasil, que é mantida há 48 anos e totaliza o fornecimento de mais de 860 mil motores para a montadora de veículos.  
Em 2008, as duas multinacionais anunciaram que a MWM INTERNATIONAL seria responsável pela manufatura da nova geração de motores diesel da GM. O novo negócio estabelece o fornecimento de 300 mil motores até 2018. Este é o maior contrato do gênero na história da fabricante de motores a diesel. 
De acordo com o presidente da MWM INTERNATIONAL, José Eduardo Luzzi, este projeto simboliza a união entre duas grandes líderes do setor automotivo que buscam eficientes processos e qualidade para os seus produtos. “Este novo modelo de negócio reforça ainda mais a nossa parceria com a GM, contribuindo para o crescimento da montadora no País que tem como principal objetivo manter a liderança da Chevrolet S10”, explica. 
Somente para a implantação da linha de montagem do motor Chevrolet 2.8 CTDI, a MWM INTERNATIONAL investiu atualmente US$ 10 milhões na adequação das linhas de montagem e usinagem, o qual soma-se aos US$ 70 milhões de ativos já disponibilizados e transferidos para esta operação.  
Hoje, a linha do motor Chevrolet 2.8 CTDI trabalha com capacidade instalada para produção de até 60 mil unidades. A operação de montagem é mantida por cerca de 195 colaboradores divididos em dois turnos. Além disso, a operação recebe o apoio de uma equipe de 10 especialistas da GM, residente na fábrica de motores no Rio Grande do Sul. 
Processos de produção

As três unidades da MWM INTERNATIONAL interagem durante a produção do motor Chevrolet 2.8 CTDI. A planta em Santo Amaro (SP) é responsável pela usinagem do bloco do motor e a fábrica em Jesus Maria, na Argentina, pela usinagem do cabeçote do propulsor. Todos os componentes são enviados para a planta em Canoas, que fica encarregada pela montagem completa do motor e entrega na fábrica da GM, em São José dos Campos (SP). Para receber o motor Chevrolet 2.8 CTDI, a linha de motores de alta rotação sofreu várias adaptações. Entre novos processos e investimentos em equipamentos e tecnologia, os sistemas em destaque são: Cold Test, SIVE, Engine Tracking e Poka Yokes. Abaixo, detalhes de cada um destes processos:
Cold Test: sistema que detecta anomalias no desempenho do motor. Com o equipamento, durante o teste, o motor não entra em combustão, diminuindo significativamente a emissão de gases. São avaliados os sistemas de pressão do motor, pressão rail, admissão e escape, vibrações (NVH), torque, sistema elétrico e injeção eletrônica. Pelo equipamento ser dedicado ao motor, o sistema é extremamente eficaz e gera resultados mais precisos (comprovados estatisticamente) garantindo a confiabilidade do produto e satisfação do cliente.

SIVE – Sistema de Inspeção Visual Eletrônico: é um sistema ótico-eletrônico que interpreta características do produto, avaliando os padrões de conformidade. Totalmente automatizado, o sistema é capaz de realizar inspeções repetitivas com 100% de confiabilidade, garantindo assim a integridade e correto posicionamento dos componentes.
Engine Tracking: tecnologia que certifica todos os processos da linha de produção.  Antes que os equipamentos entrem em operação, é realizado um controle para certificação do operador (se ele está no posto correto e até se é capacitado para a função). Outra solução que integra o sistema é a validação dos processos do equipamento – são simulados acertos e erros para constatação se estão ativos na operação.
Poka-Yokes: dispositivo a prova de erros com o propósito de evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação. Quando é ativado, linha de processamento paralisa de forma que o problema possa ser corrigido.