Empresa especializada em tecnologia de controle de vibração amplia portfólio para veículos pesados; uma das novidades é a chegada da linha airpsring ao Brasil
Texto: Assessoria de Imprensa
A Vibracoustic do Brasil, empresa do Grupo Freudenberg, expande sua atuação junto às montadoras de veículos pesados na América do Sul. A companhia, que desenvolve e comercializa soluções de tecnologia de controle de vibração, ressalta que este é um mercado em crescimento no Brasil e nos outros países do continente. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), por exemplo, projeta para este ano uma alta de 9,6% nas vendas de caminhões e de 14,3% de ônibus.
Além da produção local de peças para veículos pesados na fábrica brasileira, em Taubaté (SP), a empresa amplia o seu portfólio também por meio de importação. Para este setor, a Vibracoustic dispõe no País peças como coxins para motor, buchas de suspensão e dampers e lança como novidade as buchas para chassis e a linha Airspring, que são molas pneumáticas que atuam e isolam vibração e regulam a altura da carga e da cabine.
O CEO da empresa na América do Sul, Edney Corrêa, conta que, das cinco grandes linhas produzidas no mundo, duas são fabricadas no Brasil. Uma é a linha de coxins de motor para carros e caminhões, tanto os convencionais como os hidráulicos, de câmbio e restritores de torque, suportes de escapamento e de radiadores. A outra é formada por dampers de semieixo, eixos cardânico e de bandejas e coxins e buchas de suspensão, que são amortecedores de vibração de eixos e semieixos. Mas, além das linhas produzidas no Brasil, a empresa dispõe as linhas de MCU (Batente de Poliuretano – Jounce Bumpers), TVD (Polias antivibratórias) e Airspring. “As nossas áreas comercial e de engenharia atuam forte para atendimento às montadoras de caminhões e ônibus que já atendemos e para a prospecção de novos clientes no mercado sul-americano em 2012”, comenta.
Projeção de alta de 10% na indústria automobilística sul-americana em 2012
Corrêa informa que, de modo geral, a Vibracoustic projeta crescer 10% no mercado automobilístico sul-americano em 2012. Segundo ele, esta perspectiva representa uma projeção muito superior à média de crescimento do setor no Brasil para este ano, que gira em torno de 2 a 3%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgada ao final de 2011. Ele atrela a alta projetada pela empresa à chegada de novos produtos e à expansão do fornecimento para os clientes tradicionais e novas montadoras que têm se instalado no País.
Segundo Corrêa, ao longo de 2011 a Vibracoustic se preparou para o crescimento projetado para 2012 e investiu para aumentar em 15% a capacidade produtiva e para modernizar ainda mais o Centro Técnico de Engenharia e Tecnologia da fábrica brasileira. “A Vibracoustic se antecipa às demandas da indústria automobilística e se prepara com antecedência para fornecer soluções de alta tecnologia adaptadas às necessidades de cada veículo”, ressalta.
No ano passado, o crescimento da Vibracoustic do Brasil em 2011 foi de 4%. “É um desempenho positivo, superior à média de 0,7% no mercado registrada pela Anfavea. É um resultado que representa também um crescimento sustentável, especialmente depois de termos um ano atípico em 2010, com alta de 20% em razão da retomada após a crise de 2008/2009”, explica Corrêa.
A Vibracoustic do Brasil, que atende a indústria automobilística sul-americana, faz parte da Divisão de Tecnologia de Controle de Vibração do Grupo Freudenberg, de origem alemã. Sob o lema “Nós convertemos ruído e vibração em som e conforto”, ela desenvolve e comercializa soluções de tecnologia antivibração para aplicações em direção, transmissão, chassis e suspensão para montadoras e sistemistas.





