No Rali da Grécia, piloto francês marca todos os pontos possíveis e agora vê o companheiro Hirvonen em segundo lugar no Mundial
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Citroën conseguiu mais uma dobradinha, a terceira de 2012, no fim de semana passado e ampliou sua vantagem na liderança dos campeonatos. Assim como aconteceu no México e na Argentina, Sébastien Loeb/Daniel Elena e Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen ocuparam as duas primeiras posições na etapa grega, apelidada de “Rali dos Deuses” pelos organizadores. Hirvonen agora está em segundo lugar entre os pilotos, resultado que deixa a Citroën à frente de todas as outras, em todos os aspectos, no Campeonato Mundial de Rali.
O francês Loeb, atual octacampeão do WRC, até pôde reduzir o ritmo no domingo, dia final, já que seu adversário mais direito até então na Grécia sofreu um acidente. “Foi-me reportado que Petter Solberg parou na especial, então não acelerei tanto. Depois pensei que teria sido difícil manter o mesmo ritmo até o fim, já que havia muitas fossas e pedras na estrada”, disse o vencedor da prova.
Loeb ainda enfrentou um furo de pneu na 20ª especial e teve de parar seu DS3 WRC para trocá-lo. “Teria sido impossível continuarmos sem fazermos a troca do pneu. Mas tudo transcorreu bem e nossa liderança não foi ameaçada”, contou o piloto, que ainda ganhou três pontos a mais por ter sido o mais rápido da especial final.
O abandono de Solberg permitiu que o finlandês Mikko Hirvonen fosse para a segunda posição. “Mal posso acreditar que obtive o segundo lugar”, afirmou. “Não apertei o ritmo desde o meio do dia de ontem para tentar manter minha posição e assegurar um bom resultado geral para a equipe. E agora parece que fizemos uma dobradinha!”
O diretor geral da Citroën, Frédéric Banzet, valorizou o trabalho da equipe na Grécia: “Observando as condições das estradas enfrentadas por carros e equipes neste rali, é de se admirar nosso desempenho geral. Os DS3 WRCs e nossos dois times foram perfeitamente confiáveis. Citroën, Sébastien e Daniel ampliaram suas lideranças no mundial. Estamos praticamente no meio da temporada, e nossos resultados já são muito positivos. Como foi o caso nas etapas recentes, Mikko e Jarmo tiveram desempenhos sólidos, o que fez com que eles fossem para a segunda posição do campeonato. Estou muito orgulhoso da melhor equipe de rali do mundo”.
Depois de seis etapas, Loeb possui 119 pontos, 30 a mais que Hirvonen. Em relação ao terceiro colocado, o francês tem uma vantagem de 39 pontos. A Citroën tem 194 e está 73 à frente da segunda colocada no Mundial de Construtores.





