Amplo leque de personalizações permite a criação de personalidades distintas no modelo
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O Citroën DS3 inaugura de forma magnífica a linha DS no Brasil, uma linha distintiva, que propõe produtos com escolhas mais radicais de estilo, arquitetura, sensações e requinte. Uma gama de produtos que simboliza a criatividade e a tecnologia da marca.
“Estamos trazendo para o Brasil o DS3, um modelo único, fascinante e de enorme personalidade. Um verdadeiro concentrado de Créative Technologie”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
O DS3 é o primeiro modelo da linha DS, que inclusive tem feito grande sucesso nos exigentes mercados europeus. “A linha DS já superou a barreira das 200 mil unidades na Europa e Ásia – complementa Abbruzzesi – o que comprova o acerto e o grande sucesso das estratégias de produto da marca”.
Diferenciado e exclusivo, o DS3 se caracteriza por apresentar:
· Um estilo radical e sedutor, que se torna exclusivo graças ao amplo leque das personalizações propostas;
· Um novo tipo de direção, decididamente moderno, que une dinamismo e controle: um conjunto mecânico de alto desempenho, que assegura grande prazer ao dirigir;
· Um produto verdadeiramente Premium, com definições e conteúdos voltados para a exclusividade e o requinte.
“O DS3 incorpora todo o know-how da Citroën em termos de inovação tecnológica. Um modelo diferenciado e exclusivo, que vai complementar nossa gama de produtos no Brasil”, afirma Nivea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën Brasil. 
Estilo sedutor
Com estilo cuidadosamente esculpido e linhas atraentes, que salientam a personalidade do carro, o Citroën DS3 exerce uma verdadeira atração. Seu caráter se afirma por meio de criações originais: o teto “flutuante”; as barbatanas de tubarão, que dinamizam a área da coluna B nas laterais; as luzes diurnas em LEDs, que marcam com modernidade a aparência frontal… 
Um estilo expressivo, original e sofisticado, que evoca energia e movimento. Uma combinação que já fez história no esporte: a bordo de um Citroën DS3 WRC, a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena conquistou em 2011 seu oitavo título no Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Concentrado de energia, o DS3 oferece também uma atmosfera a bordo única, onde se fundem a elegância e a tecnologia, e onde se encontram múltiplos sinais de qualidade. A instrumentação sofisticada (painel com três indicadores cônicos), os comandos de condução próximos do motorista, a posição de direção baixa e os assentos envolventes produzem a atmosfera de “cockpit” de um carro de competição. E materiais cromados ressaltam o dinamismo ambiente, dando-lhe luxo e distinção.
Existem várias personalizações disponíveis para o DS3. Na verdade, cada proprietário pode criá-lo à sua maneira. “Acabamento do painel, pomos da alavanca de câmbio, adesivos de teto, rodas e calotas, além de áreas externas personalizáveis, fazem do DS3 um veículo à imagem e semelhança de seu dono. Um objeto de desejo automotivo muito pessoal, definitivamente singular”, acrescenta a executiva de Marketing.
Na estrada, o Citroën DS3 se destaca novamente ao aliar o prazer de dirigir ao conforto de utilização no dia a dia. Para Cléa Tiepo, gerente de Produto da Citroën do Brasil, “dirigir o DS3 é como ter as rodas na ponta dos dedos”. Ele é ágil e oferece altos níveis de controle e segurança. O conforto a bordo o situa em um nível jamais atingido neste tipo de veículo.
Ponto alto do projeto, a motorização THP 165 gera 165 cv a 6.000 RPM e 24,5 Kgfm de torque já a 1.400 RPM. Estes valores são garantia de acelerações e retomadas de velocidade rápidas. O DS3 se beneficia também de um notável trabalho de controle de massas que se apoiou em um novo esquema de desenvolvimento, garantindo alta robustez. Fabricado na França, na unidade de Poissy, ele tira proveito do conjunto das facilidades do sistema de produção PSA e atinge uma qualidade geral exemplar.
O DS3 inova revelando também sua vocação para o conforto. Para aproveitar plenamente seus 3,95 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,48 m de altura, ele é dotado de uma arquitetura particularmente inteligente: o painel é sobrelevado para privilegiar o espaço para as pernas, enquanto os assentos inteligentes favorecem o espaço de atrás. Todas essas escolhas de concepção permitem que o DS3 possa propor cinco verdadeiros lugares, portas-objetos múltiplos (entre os quais um porta-luvas de 13 litros) e amplo porta-malas modulável, graças a um banco traseiro bi-partido 2/3-1/3. Na configuração habitual, o porta-malas tem 280 litros.
O DS3 também aguça os sentidos. Pela qualidade do sistema de Rádio CD Player MP3 com entrada USB e Bluetooth, pelo exclusivo perfumador de ambiente, pelo conforto térmico e pelo ambiente caloroso criado pela exclusiva iluminação interna. 
Estilo próprio, sedutor
A condução do projeto de estilo do Citroën DS3 foi ditada por três palavras-chave: surpresa, sedução e dinamismo. O resultado: uma silhueta ao mesmo tempo musculosa e sensual, compacta e dinâmica, com detalhes atraentes devidos a peças de acabamento cromadas e refinadas. Um objeto automotivo expressivo, que convida ao movimento e onde a criatividade aparece em cada traço do DS3. O teto “flutuante” dá a sensação de ser desconectado do restante do carro, um efeito conseguido pela cor diferente da carroceria, pelo vidro lateral que contorna o automóvel e pelo vidro traseiro escurecido. A coluna central termina antes de juntar-se ao teto e lembra uma barbatana de tubarão. 
As linhas atraentes fazem do DS3 um objeto de prazer e de sedução. A dianteira sugere sensações de direção inéditas e os faróis em formato de bumerangue identificam o DS3 como membro da família Citroën. Durante o dia, uma assinatura luminosa com seis LEDs verticais (luzes diurnas) de cada lado da tomada de ar destaca a tecnologia do DS3. O logotipo DS é disposto acima da grade, como se fosse uma jóia. A traseira dá ênfase à habitabilidade e à robustez, sem descuidar da esportividade – esta, enfatizada pelo aerofólio com break-light (conjuntos de LEDs) e pela dupla ponteira de escapamento.
Ambiente distintivo: elegante, iluminado e confortável 
O espaço interno do Citroën DS3 provoca um sentimento singular de energia controlada e elegância. Os diversos elementos são cortados, integrados e montados com extrema precisão. O painel, cuja parte superior “aérea” corresponde ao teto flutuante, expressa fluência. A horizontalidade do conjunto é reforçada por uma faixa percorrendo o painel de um lado até o outro. O posto de direção se torna um cockpit, juntando, próximos ao motorista, os indicadores e os outros comandos de direção. O painel de instrumentos com três indicadores cônicos, o volante de pequeno diâmetro, os assentos baixos e envolventes conferem ao conjunto um caráter decididamente esportivo.
O ambiente interno do Citroën DS3 oferece um espaço envolvente decorado com materiais luxuosos, que valorizam tanto o olhar quanto o toque. Exemplos:
· Algumas áreas revestidas, como na cobertura do painel, são compostas de um grão orgânico e macio que contrasta com uma faixa lisa e laqueada que completa o acabamento luxuoso do modelo;
· Os revestimentos se beneficiam do mesmo tratamento valorizador: à proposta em couro finamente costurada em três cores, acrescenta-se uma oferta de tecidos refinada e moderna;
· Algumas peças são decoradas por cromados generosos. São os casos do logotipo “DS” do volante e ainda dos aros dos instrumentos. Eles sugerem certa idéia do luxo à francesa.
Precioso porque é único
A estética do DS3 aparece por meio de múltiplas possibilidades. As opções das cores e a ampla oferta de acessórios propostos asseguram um toque de modernidade e exclusividade. São disponíveis oito opções de cores: três sólidas – Blanc Banquise (branca), Rouge Aden (vermelha) e Jaune Pégase (amarela); além de cinco metalizadas: Noir Obsidien (preta), Gris Aluminium (prata), Gris Shark (cinza), Bleu Belle-île (azul) e Rouge Erythrée (vermelha). Pode-se ainda optar entre quatro cores para os centros das rodas: preta, amarela, vermelha e branca.
Dentro do carro, a faixa do painel, que engloba os aeradores e o acabamento do painel de instrumentos, pode ser personalizada com quatro cores (preta, branca, amarela e vermelha). Estas mesmas cores também estão disponíveis para a manopla da alavanca de troca de marchas. Com várias possibilidades de personalização, cada DS3 pode se tornar único. Como exemplo, o “plip” da chave de ignição comporta uma pastilha colorida que reproduz a cor externa… Um pequeno charme para cada proprietário ter sempre consigo um pouco de seu DS3…
Para acentuar ainda mais seu caráter exclusivo, o DS3 inova propondo vários temas de personalização. Adesivos de teto representam modos de vida e tendências. Eles configuram, através de leves toques, a carroceria e o espaço interno. São eles: Plane, Onde, Map, Tribe, e as faixas Natural, French Touch e Furtif.
Na estrada: temperamento forte e serenidade
O Citroën DS3 oferece uma condução dinâmica e controlada. Vivo e voluntário, o DS3 é também referência em matéria de conforto. O prazer de dirigir é otimizado em alto padrão. “O DS3 é a melhor síntese entre comportamento dinâmico, conforto e exclusividade de seu segmento. Um carro equilibrado, com reações suaves, que oferece grande prazer ao dirigir”, explica Jeremie Martinez, responsável pelo produto na marca.
Este comportamento na estrada tem vários fundamentos: o chassi e o sistema de suspensões foram objeto de um trabalho de ajuste de alta precisão. A moderna suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Mac Pherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Todo o conjunto de suspensões e amortecedores foi desenvolvido para “ler” perfeitamente a estrada, graças a um excelente controle dos movimentos da carroceria. As juntas flexíveis bi-densidade do eixo traseiro realizam uma excelente filtragem durante as passagens de obstáculos, assegurando um ótimo controle transversal.
“Mas é importante ressaltar que este carro é um legítimo Citroën. Desta forma, o acerto privilegia, em primeiro lugar, o conforto, e, depois, a esportividade”, comenta Pascal Le Therisien, responsável pela Syntese Clientèle da marca. 
A direção, mais direta para oferecer um comportamento mais dinâmico, também se beneficia de um volante de pequeno diâmetro (363 mm) e de um sistema de assistência calibrado para fornecer informações muito precisas: o motorista poderá assim “colocar” as rodas exatamente onde quer, qualquer que seja a velocidade.
O trabalho realizado pelas equipes de engenharia no desenvolvimento do projeto, dos assentos aos pneus, pode ser percebido pela perfeita estabilidade do modelo nas mudanças de trajetória. Os pneus Michelin Pilot Exalto também proporcionam alta reatividade e precisão de condução, com grande potencial de aderência, excelente comportamento em piso molhado, menor distância de frenagem e excelente comportamento em curvas. As dimensões 205 45/R17 foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um estilo (design) mais esportivo. 
Motor: referência tecnológica
O motor 1.6 litros 16V THP (Turbo High Pressure), fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, alia as vantagens de um motor de quatro cilindros com o turbo compressor: como altos valores de potência e torque associados à redução de tamanho, baixo peso (comparado aos convencionais motores aspirados de maior cilindrada) e baixo consumo de combustível.
Produzido na fábrica da PSA Peugeot Citroën de Douvrin, na França, esse motor apresenta como principais características:
· cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas;
· Sistema de injeção direta de combustível;
· Turbo de alta pressão;
· Alto valor de torque em baixos regimes: 24,5 Kgfm a 1.400 rpm;
· Potência de 165 cv a 6.000 rpm; 
· Overboost na 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas;
· Som esportivo nas fases de aceleração e discreto a velocidade constante.
O sistema Overboost (ou sobrepressão), é um recurso do motor que, ao ser ativado, aumenta temporariamente a pressão do turbo, garantindo ainda mais esportividade. No caso do DS3, está disponível em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas, aumentando o valor nominal de torque para 260 Nm. 
O Citroën DS3 utiliza o novo câmbio manual de seis marchas (MCM), caixa de concepção moderna e que privilegia a precisão de engates e o silêncio na utilização.
Controle na estrada: prazer ao dirigir
O Citroën DS3 propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ESP, o ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completo. Equipamentos que ajudam o motorista nas situações mais delicadas, em caso de perda de aderência, por exemplo. A segurança passiva se encontra também ao melhor nível com, seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix nos lugares laterais traseiros.
O DS3 recebe também diversos equipamentos de ajuda à direção tais como o regulador/limitador de velocidades ou ainda o indicador de mudança de marcha, que preconiza as trocas de marcha para uma direção ao mesmo tempo mais econômica e ecológica.
Elegante na cidade, mas com polivalência
Com 3,95 m de comprimento e 1,71 m de largura, as dimensões externas do DS3 o situam imediatamente entre os veículos mais compactos de seu segmento.
Quanto à sua altura de 1,48 m, proporciona uma silhueta decididamente dinâmica e particularmente manejável. O diâmetro de giro de 10,2 m faz com que ele se torne uma referência de manobrabilidade no mercado.
O DS3 propõe também qualidades de habitabilidade inéditas na categoria. É o fruto de um trabalho notável sobre sua arquitetura e seus acabamentos internos, que fazem do DS3 o primeiro pequeno cupê verdadeiramente polivalente. Ela faz assim conviver harmoniosamente o dinamismo e a compacidade, a esportividade e a praticidade. O Citroën DS3 oferece cinco verdadeiros lugares e, para cada um deles, espaço digno de um pequeno sedã, tanto lateralmente quanto longitudinalmente. O motorista ajusta sua posição graças ao volante e assento reguláveis em altura e profundidade. O espaço para as pernas é generoso tanto nos lugares dianteiros – graças à arquitetura do painel “elevado” – quanto nos lugares traseiros – graças aos assentos dianteiros finos, debaixo dos quais o espaço fica livre.
As dimensões do porta-malas são também superiores à oferta concorrente. Com 280 litros VDA (que podem se transformar em 980 litros com os bancos traseiros rebatidos), o volume do porta-malas é o mais amplo da categoria. Para modulá-lo, nada melhor do que assentos bipartidos 2/3 – 1/3, também dobráveis só com uma mão e um movimento. Há vários portas-objetos e o porta-luvas é o mais espaçoso de sua categoria (13 litros). Em resumo: o DS3 torna a vida fácil e prazerosa.
Uma experiência sensorial total
Além do tratamento estilístico e da escolha dos materiais e revestimentos, o CITROËN DS3 comporta as tecnologias mais inovadoras para aguçar os sentidos de seus passageiros. O sistema de som do DS3, com Rádio CD Player com comandos satélite na coluna de direção, seis alto falantes, entrada USB e Jack, é proposto para uma qualidade superior, produzindo um som rico com uma notável profundidade, reproduzindo fielmente todas as freqüências. O sistema de áudio é compatível com os arquivos mp3/WMA, e também conta com um kit viva voz Bluetooth®. O ar condicionado é digital.
O DS3 beneficia de um tratamento acústico de alto nível, que contribui a criar um ambiente aconchegante. A insonorização e a absorção dos diversos ruídos foram realizadas o mais perto possível das fontes de emissão ou de excitação. O compartimento do motor e as portas foram assim objeto de um cuidado especial: para essas últimas, juntas de degrau inferiores foram acrescentadas enquanto a gramatura das folhas de estanqueidade foi aumentada (200g/m2 contra 90 habitualmente no segmento). Para o prazer olfativo, o DS3 pode receber um perfumador de ambiente.
Pós-venda: confiabilidade e alta competitividade
O Citroën DS3 possui 3 anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa. Outro ponto importante é o plano de manutenção com Preços Fixos, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dela, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do DS3 terão a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais. “Estamos oferecendo um pacote bastante atrativo aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën. 
Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público. Abaixo os valores:

Revisão
Preço
10.000 km
3 x R$121,00
20.000 km
3 x R$185,00
30.000 km
3 x R$166,00
40.000 km
3 x R$185,00
50.000 km
3 x R$185,00
60.000 km
3 x R$270,00

Qualidade de funcionamento à prova de críticas
O Citroën DS3 é produzido na fábrica da PSA em Poissy, na França, que possui todos os pontos conforme as exigências da marca em termos de qualidade. Este centro de produção é certificado ISO 9001 e sua ferramenta industrial é dotada das tecnologias mais recentes. Além disso, ele se beneficia do conjunto das facilidades do novo sistema de fabricação PSA e do Lean Manufacturing, para uma otimização da qualidade de fabricação e uma redução do tempo de resposta para com o cliente.