Outros
Alpha Esportes: Hanashiro espera quebrar hegemonia de Genz no MINI Challenge Cup 2012
Líder do campeonato levará um lastro de 50 quilos em seu carro e terá de enfrentar o dono da melhor volta registrada no circuito de Londrina
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A quarta rodada dupla do MINI Challenge Cup 2012 será disputada neste fim de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). Esta é a segunda vez que a cidade norte-paranaense recebe a categoria – antes disso, uma rodada dupla foi disputada no circuito em 2010. O líder do campeonato Vitor Genz segue como o piloto a ser batido. Com sete vitórias, o gaúcho foi superado apenas em duas ocasiões em 2012, ambas por Rafael Abbate, em Interlagos. Em todas as suas vitórias, Genz largou da pole position – e pretende manter essa marca em Londrina. Mas a concorrência avisa que essa história pode mudar.
O líder terá pela frente o paulista Rodrigo Hanashiro, que detém a volta mais rápida registrada por um MINI S John Cooper Works no circuito de Londrina. Hanashiro conquistou a pole position de uma das corridas em 2010 e, na outra fez a melhor volta, com 1min24s972. “É uma pista que eu gosto muito, com alguns pontos desafiadores que me agradam bastante, como a Curva da Caixa D’água e o Mergulho. Além disso, é um circuito que me traz boas lembranças”, comentou Hanashiro. “Em 2010, conquistei um segundo lugar e, na última bateria, após um toque no início da prova, acabei caindo para último. Consegui me recuperar e ainda terminar em quinto”, acrescentou.
Vitor Genz também elogiou o rival e o credenciou como um dos favoritos à vitória. “O Hanashiro sempre andou bem lá. As características da pista favorecem o estilo de pilotagem dele, e isso faz com que ele seja um dos favoritos para vencer em Londrina”, avaliou Genz.
Outro fator de preocupação para Genz será o peso extra de 50 quilos que ele terá de carregar em seu carro. “É uma pista manhosa, um pouco difícil, mas eu gosto muito de andar lá. O maior problema que vou enfrentar será o lastro de 50 quilos que terei de carregar. Como temos muitos trechos de baixa e alguns trechos em subida, o peso do carro vai complicar bastante. Subir com toda essa carga a mais é complicado, mas minha ideia é ser constante e conseguir me manter entre os primeiros, para assim continuar em vantagem na liderança”, concluiu.
Entenda o lastro
Os três competidores que mais somarem pontos ao término de cada rodada tripla do MINI Challenge recebem um peso extra para a próxima etapa. O piloto que mais pontos somar terá de carregar 25 quilos, o segundo leva 15 e o terceiro 10. A carga máxima permitida para cada carro é de 50 quilos.
O lastro é retirado caso os pilotos terminem a etapa seguinte abaixo da sétima posição. Com isso, quem carregar peso extra e terminar entre a sétima e a 10ª posição, perderá 10 quilos. Do 11º ao 14º, o carro perde 15 quilos. Após a 15ª posição, a retirada é de 25kg.
BandSports
O BandSports transmite ao vivo a primeira corrida do final de semana, no sábado, a partir das 11h15. As demais etapas serão transmitidas em VT, no sábado a partir das 17h e no domingo às 13h. Na segunda-feira vai ao ar um compacto com os melhores momentos das três corridas, às 17h.
Confira a programação de pista em Londrina
Sexta-feira
09h10 – 09h40 – 1º Treino Livre
11h40 – 12h10 – 2º Treino Livre
14h00 – 14h30 – 3º Treino Livre
16h30 – 16h50 – Classificação
Sábado
11h15 – Largada Corrida 1
15h00 – Largada Corrida 2
Domingo
10h53 – Largada Corrida 3