Connect with us

Outros

Alpha Notícias: BMW apresenta a Nova Série 3

Published

on


Modelo tem novo visual que enfatiza um design dinâmico e elegante
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A sexta geração do BMW Série 3 Sedã, o carro premium mais vendido do mundo, define novos padrões de referência em termos de esportividade, elegância e conforto. A história de pioneirismo do Série 3 serve de inspiração para o novo sedã esportivo, cujo visual potente representa uma nova interpretação e um desenvolvimento criterioso do tradicional design BMW. A frente do novo BMW, com faróis planos que se estendem até a grade BMW em forma de rim, enfatiza o design elegantemente dinâmico do novo BMW Série 3. A sexta geração do Série 3 cresceu de tamanho em comparação com a anterior, com sua ampla distância entre rodas (+ 37 mm na frente, + 47 mm atrás) particularmente proeminente, o maior comprimento do carro (+ 93 mm) e a distância entre eixos maior (+ 50 mm) também acentuam sua silhueta esportiva. Dentro do novo BMW Série 3 Sedã, o perceptível aumento de espaço beneficia principalmente os passageiros traseiros. E a família BMW Série 3 também está disponível em três versões de acabamento e equipamentos – a Linha Esportiva, a Linha de Luxo e a Linha Moderna. Cada uma apresenta sua própria visão individual do caráter do sedã esportivo, com combinações exclusivas de materiais de alta qualidade e uma insuperável qualidade de construção acentuando o ambiente premium da nova família.
As tecnologias de propulsão e de chassi sempre foram áreas-chave da expertise da marca, e agilidade e dinamismo de condução continuam sendo atributos de destaque do novo BMW Série 3 Sedã. O novo carro exibe suas dimensões maiores com um peso 40 kg abaixo daquele de seu predecessor. Além do desempenho esportivo típico da marca, os níveis otimizados de conforto a bordo do novo Série 3 contribuem significativamente para o prazer de dirigir.
Uma seleção de quatro motores refinados, econômicos e potentes – todos com a nova tecnologia BMW TwinPower Turbo – estará disponível para o novo BMW Série 3 Sedã desde o lançamento. Além dos dois otimizados motores a diesel e do já bem sucedido motor a gasolina de seis cilindros, os clientes também podem usufruir as qualidades da nova variante turbo de quatro cilindros do BMW 328i. Este motor a gasolina de última geração recompensa o motorista com uma experiência de condução dinâmica combinada com consumo e emissões reduzidos.
A BMW é a primeira fabricante de carros a oferecer uma caixa de câmbio automática de oito velocidades no segmento premium médio. Ela pode ser especificada em combinação com qualquer um dos motores a gasolina e diesel e está associada com a função Auto Start-Stop que vem de fábrica. Compacta e excepcionalmente eficiente, ela permite que o novo BMW Série 3 iguale ou supere o desempenho de modelos equipados com caixa de câmbio manual padrão de seis velocidades em termos de economia de combustível e emissões. A nova transmissão automática de oito velocidades combina conforto na troca de marchas, desempenho dinâmico e eficiência do mais alto nível, fazendo dela a parceira perfeita para o potencial dinâmico do novo sedã.
Como componentes da tecnologia BMW EfficientDynamics, a função Auto Start-Stop, a Regeneração de Energia de Frenagem, o Indicador de Mudança Ideal de Marchas e a operação sob demanda dos componentes auxiliares (incluindo um compressor de ar condicionado desacoplável) também contribuem para reduzir o consumo de combustível. Além disso, a chave Controle de Experiência de Condução não apenas oferece as opções Comfort, Sport e Sport +, mas também o modo ECO PRO, que dá a todos os modelos da família o potencial para melhorar ainda mais estes resultados. Esta chave ajuda os motoristas a maximizar a economia de combustível por meio de seu estilo de dirigir, permitindo assim que eles aumentem a distância viajada entre paradas no posto de abastecimento. O mesmo vale para o BMW 320d EfficientDynamics Edition, que minimiza as emissões de CO2 e cuja potência máxima de 120 kW/163 hp contrasta com o consumo médio de combustível no ciclo de teste EU de 4,1 l/100 km e emissões de CO2 no valor de 109 g/km. A BMW acrescentará outros motores de ponta em 2012, quando ocorrerá a estréia do BMW ActiveHybrid 3.
Maior superioridade, conveniência e segurança graças à conectividade inteligente
O BMW ConnectedDrive oferece uma combinação sem igual de tecnologia de assistência ao motorista e sistemas de mobilidade para a nova família BMW Série 3. Uma estréia no segmento premium médio é o Head-Up Display colorido de última geração, que projeta informações importantes – com excelente resolução – no pára-brisa diretamente no campo de visão do motorista. Também está disponível o Surround View com Side View e Top View, que oferece uma perspectiva elevada do veículo e da área em torno dele. Além disso, um sistema de assistência para estacionar ajuda o motorista a manobrar em vagas de estacionamento. Entre as outras tecnologias de assistência disponíveis dentro do conceito BMW ConnectedDrive estão o Controle Ativo de Cruzeiro com função Stop&GO, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa e o Sistema de Alerta de Abandono de Faixa com sistema de Alerta de Colisão baseado em uma câmera, que são oferecidos pela primeira vez em um BMW Série 3 Sedã. Também estão disponíveis a Informação de Tráfego em Tempo Real (RTTI) e aplicativos especiais como o “BMW Connected” para usar redes sociais. Uma inovadora função de acesso de conforto permitindo uma abertura da tampa do porta-malas sem uso das mãos e o sistema adicional Proteção Ativa para proteção dos ocupantes também estão incluídos na lista de opcionais, bem como o eCall Avançado com a localização automática de posição do BMW Assist. Em caso de acidente, este sistema fornece aos serviços de emergência informações detalhadas sobre a natureza da colisão antes de eles chegarem à cena do acidente.
O BMW Série 3 Sedã é o original no segmento de sedãs esportivos compactos e ao longo dos anos passou a simbolizar o apelo estético, dinamismo e caráter esportivo da BMW. Com suas linhas dinâmicas e elegantes, a sexta geração do veículo premium mais vendido do mundo destaca o caráter esportivo do modelo de tamanho médio da marca. Embora o novo BMW Série 3 tenha crescido em todas as dimensões em comparação com seu predecessor, ele mantém um perfeito equilíbrio entre esportividade e elegância. Da mesma forma que nas gerações anteriores, as proporções dinâmicas do sedã são expressas pelo amplo capô, saliências dianteiras curtas, longa distância entre eixos e cabine recuada, típica da BMW.
Impressionante dianteira com contornos precisos e superfícies multifacetadas
O formato de cunha da silhueta do novo Série 3 e sua largura maior (+ 37/47 mm na frente/atrás) acentuam a aparência esportiva do novo BMW. Ao acentuar claramente a largura do carro, as superfícies multifacetadas da expressiva dianteira dão ao BMW Série 3 um visual mais esportivo do que nunca. Uma interpretação ampla e atarracada da grade vertical BMW, ligeiramente inclinada para frente e em forma de rim enfatiza a presença do novo BMW Série 3. Luzes de LED posicionadas como sobrancelhas sobre os faróis duplos com anéis do tipo corona (se forem especificados faróis de xenônio) transmitem uma intensidade extra ao visual BMW clássico e concentrado. Os faróis agora se estendem até a moldura da grade em forma de rim, mesclando os faróis e a grade do novo BMW Série 3 Sedã em uma única unidade estilística e acrescentando uma ênfase adicional ao aspecto amplo do carro. O BMW Série 3 substitui a entrada de ar central de seu predecessor por duas entradas maiores, que estão posicionadas sob os faróis e se estendem até as extremidades da dianteira, adicionando uma profundidade extra ao estilo esportivo do carro. Nas extremidades direita e esquerda dos dutos principais existem pequenas entradas verticais que ajudam a criar a “Cortina de ar”. Esta nova tecnologia melhora o fluxo de ar em torno das rodas dianteiras, aprimorando a eficiência aerodinâmica e reduzindo o consumo de combustível a velocidades maiores.
As aberturas bem próximas da grade em forma de rim, com seus contornos atraentes, constituem o elemento mais proeminente do design frontal do novo BMW Série 3 Sedã. É aqui que também terminam as linhas precisas do capô com seus contornos bem definidos.  O resultado é uma dianteira que parece rebaixada, dando ao BMW Série 3 um visual claramente esportivo quando visto de frente.
Linhas precisas produzem uma silhueta alongada e aprimoram o impacto dinâmico do carro
Superfícies potentes e firmes com linhas vastas dominam a lateral do BMW Série 3 Sedã, alongando o carro visualmente e transmitindo uma energia extra ao seu caráter dinâmico. Os flancos do carro são formatados por uma atraente “linha dupla moldada” composta de duas linhas de caráter que correm em paralelo. A linha superior emerge da dianteira rebaixada e flui acima da roda dianteira com uma curva discreta, um testemunho da agilidade do sedã. A segunda linha se desenvolve de baixo atrás da roda dianteira e segue um caminho em formato de arco delicado em direção á traseira. Juntas elas reforçam o formato de cunha dinâmica das laterais do carro e criam efeitos vívidos de luz e sombra abaixo da linha moldada, o que chama a atenção para a largura do carro.
A expressiva interpretação do típico Hofmeister kink da BMW na base da coluna C dá à silhueta do novo Série 3 um élan ainda maior. Ao longo dela corre uma delicada linha de contorno, que vai do teto até a tampa do porta-malas, dando ao teto uma aparência ainda mais baixa quando visto de lado. A resultante sensação de leveza esportiva e elegante se espalha até as laterais do sedã, com uma linha de sombra levemente ascendente a partir da parte inferior da saia lateral com fortes contornos. As grandes superfícies de luz acima da saia lateral servem para otimizar a leveza das linhas laterais do carro.
Superfícies luminosas contrastantes dão à traseira brio e energia
As fortes linhas horizontais da traseira – incluindo as luzes traseiras no típico formato em L da BMW, posicionadas nas extremidades da traseira – acentuam as amplas rodas e a largura do novo BMW Série 3 Sedã. Os refletores posicionados nas extremidades inferiores orientam as linhas verticais que saem da cabine, passando pelas luzes traseiras e chegam até as rodas, transmitindo uma ênfase visual à presença do carro na estrada. Uma característica tradicional do design do BMW Série 3 são as duas linhas abaixo do spoiler traseiro e acima do pára-choque, que criam uma espécie de moldura estilística da traseira. Superfícies de luz ricamente contrastantes dão à traseira do novo BMW Série 3 Sedã um aspecto dinâmico, acentuado pelo jogo entre superfícies que fluem suavemente, linhas precisas e extremidades definidas.
O jogo entre superfícies e linhas dá vida ao interior
O interior do novo BMW Série 3 Sedã saiu diretamente do manual de design da BMW. O cockpit voltado ao motorista é envolvente e dispõe todos os importantes controles ao seu alcance. O cockpit é inclinado em direção ao motorista em sete graus. As superfícies e linhas fluem acima do painel de instrumentos em direção ao lado do passageiro dianteiro, onde elas formam uma borda suave e protetora. Na área do motorista todas as linhas convergem para um único ponto atrás do volante e guiam o olho para a estrada.
Os quatro indicadores redondos do cockpit (nível de combustível, velocímetro, conta-giros e temperatura do óleo) vêm com um painel preto. Posicionado no painel de instrumentos estruturado horizontalmente, o monitor iDrive de série com alta resolução lembra as mais recentes televisões de tela plana, normalmente encontradas em salas de estar ao invés de carros. O monitor não tem mecanismo dobrável ou gabinete, permitindo que todo o painel de instrumentos mantenha suas linhas planas e suaves e dando ao interior uma sensação mais leve e dinâmica.
No lado do motorista do túnel central propositalmente assimétrico, um acabamento diferente e granulado da superfície marca os elementos ativos do interior, enquanto que a superfície do lado do passageiro da frente exala uma agradável elegância. Posicionado no centro da console, ao alcance tanto do motorista quanto do passageiro da frente, encontramos o controlador iDrive de série. Sob o descanso de braço – com ajuste opcional para frente e para trás – entre os assentos dianteiros, por sua vez, encontramos um compartimento para dispositivos móveis (celulares, aparelhos de MP3 e smartphones), que também contém um soquete USB/AUX-IN.
Mais espaço, ampla variedade de compartimentos de armazenagem, uma praticidade ainda maior
As dimensões maiores do carro (comprimento + 93 mm, distância entre eixos + 50 mm) significam que os passageiros de trás terão agora mais espaço para as pernas. Atrás dos assentos dianteiros de contornos acentuados, 15 mm de espaço adicional para o joelho e 8 mm de espaço extra para a cabeça aumentam ainda mais o conforto dos passageiros. Redes no encosto, disponíveis como opcionais do pacote de armazenamento, oferecem acomodação adicional para pequenos itens, coletes reflexivos e mapas. Bolsos maiores nas portas dianteiras, cujas linhas e superfícies estão voltadas para o painel de instrumentos, agora têm espaço para garrafas de até 1 litro. Além disso, dois grandes porta-copos estão agora integrados à console central na frente da alavanca de câmbio. Se desejado, os porta-copos podem ser substituídos por uma bandeja para miudezas, que é armazenada em uma área designada do porta-luvas quando não estiver em uso. O novo sedã oferece 480 litros de capacidade do porta-malas, 20 litros a mais do que o modelo anterior. E uma solução inovadora e prática permite um acesso extremamente conveniente ao carro. Se for especificado o Acesso de Conforto opcional, o porta-malas pode ser aberto sem o uso das mãos e sem a necessidade de uma chave: basta mover seu pé na área abaixo do pára-choque para acionar o mecanismo de abertura do porta-malas (veja também a seção BMW ConnectedDrive). É possível então acomodar confortavelmente até sete engradados padrão de garrafas, três bolsas de golfe ou um cesto de bebê por cima da soleira do porta-malas, que tem apenas 66 cm de altura. Prendedores de série mantêm os itens firmemente no lugar, enquanto que uma bandeja de armazenamento sob o soalho do compartimento de carga e um compartimento profundo de armazenamento do lado esquerdo podem acomodar pequenos itens. Para itens volumosos, o esquema opcional de carga inclui um assento traseiro dobrável que permite soluções flexíveis de transporte. Os encostos do assento traseiro dobráveis na proporção 40:20:40 oferecem uma versatilidade incomparável quando é necessário levar passageiros e itens compridos, como vários pares de esquis ou snowboards ao mesmo tempo. (Uma bolsa BMW para esqui/snowboard está disponível dentro da gama de Acessórios BMW).
Três linhas de equipamentos destacam as diferentes características do carro
Combinações de materiais de alto padrão e qualidade sem igual da construção acentuam a atmosfera premium do novo BMW Série 3 Sedã. Os materiais e conceito de cores da variante de entrada já acentuam claramente o caráter esportivo do carro, mas uma grande seleção de cores e estofamentos também oferece possibilidades de vários outros opcionais. Desde um tratamento básico da superfície em prata acetinado fosco até alumínio escovado e o aconchego da madeira de nogueira, todas as opções de acabamento de superfície podem ser combinadas com tecido ou duas cores de couro para estofamento no modelo de entrada. Assim como o nível de acabamento básico, o novo BMW Série 3 Sedã também pode ser encomendado com qualquer uma das três linhas de equipamentos ou o pacote M Sports. Os clientes podem então adaptar a aparência de seu carro de acordo com suas preferências pessoais – com resultados atraentes. As variantes de equipamento Sport Line (linha esportiva), Luxury Line (linha de luxo) e Modern Line (linha moderna) enfatizam os diferentes aspectos do caráter do novo BMW Série 3 Sedã, cada uma a seu modo. A cuidadosa e exclusiva coordenação de equipamentos engloba tanto os elementos de design externo quanto a escolha de materiais e cores de cada modelo. Em termos de valor, expressividade e coerência do design, as novas linhas da BMW vão muito além dos pacotes existentes no segmento premium.
Sport Line: Com itens externos atraentes em preto de alto brilho, esta nova linha acentua a aparência dinâmica do BMW Série 3 Sedã. Oito hastes pretas da grade em forma de rim e com contornos cromados dão à dianteira do carro um visual particularmente esportivo e alerta. Os frisos pretos na saia dianteira fazem as entradas de ar parecerem maiores e transmitem uma ênfase extra aos volumosos arcos das rodas. Rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas – dependendo da variante de motor – com design de raio duplo (itens de 18 polegadas são bicolores) proporcionam um visual atlético. Enquanto isso, espelhos externos opcionais pintados de preto brilhante e a coluna B e a guia das janelas na mesma cor acrescentam um sabor esportivo extra às laterais do carro. Um friso preto na dobra inferior destaca o efeito de uma traseira larga, enquanto que o escapamento também preto completa a aparência esportiva do exterior. O exclusivo e esportivo ambiente interno é expresso por destaques contrastantes em preto e vermelho. Anéis vermelhos, escalas em vermelho nos indicadores, costura vermelha no volante esportivo e um friso em preto brilhante com detalhes em vermelho coral destacam o ambiente esportivo do cockpit. Os assentos esportivos padrão podem ser especificados com três variantes de estofamento e quatro cores. A chave de ignição para as versões Sport Line do novo BMW Série 3 Sedã é identificada por seu acabamento preto e detalhes em vermelho.
Luxury Line: Os discretos elementos cromados de alto brilho desta linha dão ao exterior do BMW Série 3 Sedã um apelo particularmente elegante e exclusivo. A grade em forma de rim da BMW com 11 finas hastes cromadas, dois frisos cromados ligeiramente deslocados nas entradas de ar da saia dianteira e um friso cromado horizontal de alto brilho acima da saída de ar dão à dianteira do carro uma aparência impressionante. Como na versão Sport Line, a coluna B e a guia das janelas vêm em preto brilhante, e a moldura da janela é cromada. Rodas especiais de liga leve de 17 ou 18 polegadas com design de raios múltiplos acentuam a elegância do novo BMW Série 3 Sedã quando visto de lado. Visto de trás, o novo Luxury Line é facilmente identificado por seu belo friso cromado brilhante, que se estende por toda a largura da saia traseira, e seu escapamento cromado. Elementos cromados também chamam a atenção dentro da variante Luxury Line. Esta é a única linha que exibe o contorno cromado das unidades de rádio e ar condicionado. Frisos de madeira brilhante (com elegantes incrustações como opcional) e assentos com costura diferenciada e uma opção de dois materiais de estofamento em quatro elegantes cores clássicas destacam um ambiente convidativo e exclusivo. A chave de ignição (confirmação de ID) para as versões Luxury Line do novo BMW Série 3 Sedã é identificada por seu acabamento preto e detalhes cromados.
Modern Line: Em contraste com os modelos Luxury Line, os elementos de acabamento de alta qualidade incluídos nas versões Modern Line do novo BMW Série 3 Sedã são todos em alumínio acetinado, acentuando o caráter contemporâneo desta linha. A grade em forma de rim da BMW, com 11 hastes de alumínio acetinado, e frisos duplos para as entradas de ar na mesma cor dão à dianteira do novo BMW Série 3 Sedã um toque particularmente contemporâneo e elegante. A coluna B e a guia das janelas em preto brilhante do carro combinam-se harmoniosamente com os elementos de acabamento em alumínio acetinado na frente e atrás. Rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas em estilo turbina reforçam a impressão desta linha de equipamentos. A leveza harmoniosa do interior abre mão de fortes contrastes. Ao invés disto, com a parte superior clara do painel de instrumentos e um volante na cor ostra escura, ela gera um ambiente totalmente novo. Estofamento em couro ou combinações de tecido e couro nas cores ostra ou preto, e três opções de superfície com frisos em cromo perolado, acentuam ainda mais o jogo entre os materiais. Um elemento de acabamento com superfície tridimensional de madeira proporciona um prazer totalmente novo para seu tato. As versões Modern Line do novo BMW Série 3 Sedã são destacadas pela chave de ignição (confirmação de ID) na cor ostra com detalhes em prata fosca.
Pacote M Sport: O pacote M Sport traz o que há de mais novo em termos de personalizações esportivas para o novo BMW Série 3. Um pacote aerodinâmico totalmente novo para o exterior claramente diferencia os carros especificados com este pacote do modelo base e das outras três versões. Além disso, rodas de liga leve de 18 polegadas (19 polegadas como opcional) com design M típico, suspensão M Sport e acabamento Shadowline de alto brilho do pacote BMW Individual dão ao carro aquele visual M característico. O caráter dinâmico do carro é enfatizado ainda mais por uma exclusiva pintura opcional M sombreada e freios opcionais M Sport com pintura azul contrastante. O tema continua dentro do carro com assentos esportivos exibindo estofamento diferenciado em tecido/Alcântara, elementos de acabamento com frisos azuis, um M Shortshifter (em modelos com caixa de câmbio manual), acabamentos da soleira das portas em estilo M, um descanso M para os pés do motorista e o novo volante M em couro.