Modelo vem com motor V6 de 3,5 litros com 306 cv de potência e câmbio automático de sete marchas
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A terceira geração da Mercedes-Benz Classe M chega ao Brasil representada pelo ML 350 BlueEFFICIENCY Sport, trazendo novidades de estilo, segurança e conforto, juntamente com índices de eficiência energética sem precedentes.
Outros pontos fortes deste SUV premium com tração integral permanente são a excepcional segurança e o conforto de rodagem, assim como a excelente dinâmica de condução, tanto na estrada como fora dela. O novo ML 350 apresenta também uma série de desenvolvimentos no chassi e sistemas de controle dinâmicos inovadores que aumentam tanto o prazer de dirigir. Um design específico da carroceria e um interior requintado, com alto índice de bem estar enriquecem a experiência de andar na nova Classe M.
Dr. Thomas Weber, membro do Conselho de Direção da Daimler AG e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento dos Carros Mercedes-Benz, sintetiza: “Na Classe M sempre visamos combinar o conforto e o luxo de um carro de passeio com as características off-road e as emoções proporcionadas por um SUV.”
Uma gama de motores de última geração, coeficiente de arrasto aerodinâmico líder na categoria (cd 0,32) e abrangentes recursos da tecnologia BlueEFFICIENCY são os fundamentos que levam à impressionante eficiência energética do novo ML 350.
Para o Dr. Joachim Schmidt, membro do Conselho da Mercedes-Benz Cars responsável por Vendas & Marketing, “com mais de 1,2 milhão de veículos vendidos, a Classe M é o SUV mais vendido em sua categoria e goza também da maior lealdade por parte de seus compradores. Vamos manter este nível de sucesso com a nova Classe M, que contribuirá de forma importante para o crescimento de nossas vendas ao longo dos próximos anos.”
Um modelo de sucesso: novos padrões no mundo dos SUVs
O modelo ML 350 BlueEFFICIENCY Sport, com motor a gasolina, apresenta um desempenho excepcional, graças aos detalhes técnicos da nova geração de motores BlueDIRECT. O ponto chave é o sistema de injeção direta de gasolina de terceira geração, com combustão orientada e novos injetores com 200 bar de pressão, juntamente com ignição multifaísca (MSI) e um novo processo de combustão estratificada.
A eficiência se mostra também no desempenho do motor V6 de 3,5 litros: com 306 cv de potência máxima e 370 Nm de torque disponíveis, o ML 350 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos – um desempenho digno de sedãs esportivos de alta performance. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 235 km/h.
BlueEFFICIENCY: redução de consumo e maior autonomia
O abrangente pacote de recursos BlueEFFICIENCY inclui a nova transmissão automática 7G-TRONIC PLUS com novo conversor de torque econômico, mancais com fricção otimizada e sistema de gerenciamento térmico do óleo. Eixos de transmissão de baixa fricção, direção elétrica, correia de transmissão otimizada com desacoplamento, controle sob demanda de todos os componentes e bombas auxiliares e pneus com baixa resistência à rolagem, também contribuem para reduzir o consumo. A versão do ML 350 disponível no Brasil conta com tanque de combustível com 93 litros de capacidade, garantindo grande autonomia.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico (cd) de 0,32 da nova Classe M também estabelece nova referência nesta categoria de veículos. Simulações intensivas com protótipos digitais, juntamente com os toques finais acrescentados no túnel de vento, garantem o perfeito fluxo do ar ao redor do veículo. O fator chave para determinar a baixa resistência ao vento é o desenho aerodinâmico da estrutura básica da carroceria, incluindo o design otimizado do para-choque dianteiro, das colunas dianteiras e do defletor de teto, além de numerosos outros detalhes de desenvolvimento.
O novo ML 350 oferece alto nível de conforto e dirigibilidade na estrada, além de marcante capacidade off-road. Pela primeira vez, o chassi com suspensão de aço oferece amortecimento seletivo. O motorista é auxiliado pela direção elétrica, que garante ótimo nível de assistência para cada situação de condução. Além disso, o SUV impressiona pelo menor diâmetro de giro em seu segmento de mercado.
Para rodar fora das trilhas normais, o ML 350 BlueEFFICIENCY Sport é equipado com muitos componentes off-road de série, incluindo a tração permanente 4MATIC nas quatro rodas, controle de tração eletrônica (4ETS) e um botão off-road que aciona um modo especial de condução fora de estrada. Além disso, há o Downhill Speed Regulation (DSR), que regula a velocidade em descidas.
Atenção aos detalhes garante o conforto
A nova Classe M promete um rodar tranquilo e seguro em todas as condições. Concentrando a atenção em cada passo, os engenheiros de desenvolvimento do Centro de Tecnologia da Mercedes-Benz elevaram significativamente o que chamam de nível NVH de conforto (Noise, Vibration, Harshness – ruído, vibração e aspereza). Este é um importante fator que contribui para a sensação genérica de conforto a bordo do carro, ao mesmo tempo em que também desempenha um papel na segurança, principalmente em viagens longas. A base para o alto nível de conforto NVH é fornecida pela estrutura extremamente rígida da carroceria. Outras melhorias foram introduzidas também no sistema de propulsão e no chassi. Tudo isso arrematado por refinamentos acústicos e pelo uso inteligente de um novo estilo de isolamento.
Segurança máxima
Seguindo a filosofia da Mercedes-Benz, a Classe M é a personificação do conceito holístico Real Life Safetydesenvolvido pela marca, que se baseia no que ocorre com veículos e passageiros em acidentes reais. O compartimento de passageiros, extremamente robusto, juntamente com as zonas de deformação dianteira e traseira, constitui a base do sistema de proteção aos ocupantes. Um conjunto de airbags, ativados de acordo com o tipo e severidade do acidente, pode reduzir os impactos sobre os ocupantes do carro. Além disso, os freios Adaptive Brake (ABR), constituído por controle eletrônico de estabilidade (ESP®), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), sistema antibloqueio dos freios (ABS), controle de tração na aceleração (ASR), tração eletrônica em cada roda (4ETS), assistente de freio (BAS), assistente de partida na subida (HSA), pré carregamento (PRIMING), Brake Drying e Função HOLD garantem o máximo de segurança.
Tanto a segurança ativa como a de condução utilizam sistemas já conhecidos, utilizados inicialmente nas classes S e E. O pacote de equipamentos de série inclui o detector de sonolência ATTENTION ASSIST, o sistema de segurança por antecipação PRE-SAFE e um sistema de alerta para perda de pressão nos pneus, assim como luzes de freios adaptativas.
Design inconfundível
A nova Classe M é imediatamente reconhecida pelo desenho característico da carroceria, com a marca registrada do formato da coluna C, combinando altos níveis de design, atratividade e facilidade de uso para criar uma sensação de força. A dianteira é dominada pela força das linhas da grade do radiador, com a estrela da Mercedes-Benz posicionada ao centro, criando o visual típico da Classe M. Vistas de lado, as linhas alongadas reforçam as credenciais on-road do veículo, cujas proporções compactas se definem pela grande distância entre eixos e balanços curtos.
A coluna C, característica desta série de modelos, se inspira nas gerações anteriores da Classe M e diferencia o automóvel claramente em termos de estilo de seus concorrentes. Ao mesmo tempo, a maneira com que a linha do teto declina para a traseira reforça o apelo esportivo. Nenhuma coluna é visível na transição da janela lateral para o vidro traseiro. Esse recurso de estilo, juntamente com o efeito abrangente das lanternas traseiras bipartidas com tecnologia LED e o teto rebaixado com seu grande defletor, contribui para criar um conjunto harmonioso de design. O para-choques traseiro, que apresenta uma saia inferior, com efeito cromado e perfil de asa, marca a aparência singular da traseira do SUV. As rodas de 20 polegadas finalizam o aspecto elegante e de alta qualidade.
Upgrade de série: ambiente de primeira classe
O conceito do design interior combina claramente a experiência de um utilitário esportivo com a sensação de bem estar tradicional dos sedãs Mercedes-Benz topo de linha. Enquanto a expressiva linha côncava transmite a sensação de potência de um SUV, o contorno inclinado do painel em frente ao passageiro proporciona uma impressionante sensação de espaço, reforçando a vocação do veículo para longas viagens.
O interior espaçoso oferece substancialmente mais espaço para os cotovelos que o modelo anterior (34 milímetros a mais na frente e 25 milímetros na parte de trás), reforçando o espaço disponível. Detalhes atraentes no painel incluem um grande friso que se encontra com os usados nas portas, criando um efeito harmonioso.
Os bancos da nova Classe M foram projetados para oferecer muito conforto em trajetos longos e ótimo apoio lateral. Todos os principais ajustes são elétricos com memória. Novos itens de conforto incluem apoios de cabeça do banco traseiro com ajuste de inclinação e apoio de braços central. O rebatimento total do encosto, juntamente com os assentos, cria uma plataforma de carga com capacidade de 2.010 litros até o teto – recorde na categoria. Com os assentos na posição normal, a capacidade de carga do porta-malas, até o nível do encosto, é de 770 litros.
O novo ML 350 BlueEFFICIENCY Sport vem de série com o sistema multimídia COMAND Online com GPS e tela de alta resolução colorida de 7”, permitindo acesso à internet pela primeira vez neste modelo. Os ocupantes podem navegar livremente quando o veículo estiver parado ou usar um aplicativo Mercedes-Benz com páginas carregadas com extrema rapidez, fácil de usar quando o carro estiver em movimento. Além disso, o sistema oferece rádio com duplo sintonizador, DVD player compatível com MP3/WMA/AAC, interface USB com display para capas de CDs, entrada auxiliar no apoio de braços central e teclado telefônico. A interface Bluetooth também permite telefonemas viva-voz e Audio Streaming para transferência de músicas.
O novo ML 350 começará a ser comercializado no Brasil em julho de 2012 com o preço público de R$ 335.000.