Cerca de 75 reparadores de 30 empresas participaram do Iº Encontro de Reparadores do Estado de São Paulo
Texto: Assessoria de Imprensa
A oficina Kalú Import, na zona Norte de São Paulo, foi palco do Iº Encontro de Reparadores do Estado de São Paulo, organizado e promovido pela PPG Refinish com objetivo de estreitar relacionamento entre a fabricante de tintas e os clientes da marca, assim como oferecer a eles a oportunidade de conhecer melhor a linha de produtos base d’água Envirobase High Performance.
Ao todo, cerca de 75 pessoas participaram do evento, de 30 centros de reparação do Estado de São Paulo. “Nosso recado para as oficinas é bastante simples”, afirma Fabrício Santos Vieira, gerente de Vendas Nacional da PPG Refinish. “A tendência de mercado é o crescimento da importância da venda de mão de obra, com foco total na eficiência produtiva, tecnologia e controle do negócio”, resume.
Vieira exemplifica de forma lúdica: “Se eu tenho um orçamento aprovado de mão de obra de R$ 200, com valor da hora a R$ 10 e prazo de 10 horas para realização do serviço, se eu fizer em 5 horas, terei o dobro de eficiência”, explica.
Vieira explica também o foco em venda de mão de obra ao invés de peças, como muitas oficinas atualmente trabalham. “Mão de obra representa o segundo maior faturamento da oficina, porém, em termos de margem bruta, é o negócio com maior rentabilidade percentual”, diz. “Já a venda de peças apesar de representar o maior faturamento da oficina, em termos de margem bruta, o percentual ocupa o terceiro lugar dentre os itens de venda das oficinas, além de exigir capital de giro para suportar o negócio”, explica.
“O setor de reparação automotiva precisava retomar este processo, e o evento com os reparadores foi formidável sob o ponto de vista da troca contínua de experiências. Realizaremos eventos similares ainda este ano nas principais capitais do Brasil, apresentando as novidades tecnológicas da PPG para facilitar ainda mais a produtividade dentro do centro de reparação”, conclui Vieira.