Outros
Land Rover Range Rover Evoque: uma obra de arte
Avaliamos o modelo de belo design, ágil e dinâmico
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
Avaliamos o mais aguardado e comentado lançamento da Land Rover nos últimos anos, o Range Rover Evoque. E, após uma semana de testes, ficamos pensando: como traduzir em palavras uma obra de arte?
O modelo completa um ano de produção agora, no início de julho. Aqui no Brasil são comercializadas três versões: Pure, Dynamic e Prestige. Avaliamos a Pure, que é a versão de “entrada” e custa a partir de R$175.000,00. O que difere uma versão da outra são as opções de acabamento interno, externo, cores e formas.
O veículo se destaca por onde passa. E, se chama a atenção de quem o vê passar, dirigir, sentir a força do motor e o conforto que ele proporciona vão muito além do que podemos imaginar em um veículo.
Para não dizer que o veículo é 100%, um detalhe interessante na tradução o fez “perder” ponto: a palavra estacionar foi traduzido como “estaçionar”. Nada, perto de tudo o que ele oferece.
Motor e câmbio
As três versões do Range Rover Evoque são equipadas com o mesmo motor gasolina Si4 de 2.0 litros e 240 cavalos de potência, com injeção direta de combustível e distribuição dupla variável.
Com um torque de 340 Nm a apenas 1.750rpm, o motor se mostra ideal para situações que requerem agilidade no trânsito de cidades como São Paulo ou para superar os mais desafiadores obstáculos fora de estrada – que o modelo supera com certa facilidade.
O desempenho do motor está ligado ao câmbio automático de seis velocidades AISIN AW F21, com opção de mudanças sequenciais por botões dispostos na parte de trás do volante. Respostas rápidas e relações de marchas configuradas permitem mais agilidade em baixas velocidades e mais conforto em velocidade de cruzeiro. Assim como no Range Rover Vogue TDV8, a alavanca de câmbio foi substituída pelo sistema Drive Selector, que proporciona mudanças ao simples giro de um botão no centro do console, o que otimiza o espaço interno e favorece o design arrojado.
Capacidade off Road
Em terrenos off Road, percebe-se que a altura do modelo em relação ao solo é adequada. O Range Rover Evoque também oferece tração integral nas quatro rodas, permitindo bom desempenho em qualquer tipo de terreno.
Todo o potencial fora de estrada do veículo é reforçado pela última versão do exclusivo sistema Terrain Response, que adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega.
Range Rover Evoque Pure
O modelo que avaliamos foi a versão Pure, cujo design é o mais próximo do conceito LRX, veículo que deu origem ao Evoque. A versão é equipada com rodas de liga leve de aro 18 e três diferentes cores de acabamento interno: preto, bege e cinza, que definem as cores do couro que reveste os bancos e o acabamento das portas e do painel, sempre com costura dupla.
Range Rover Evoque Dynamic
Com apelo mais esportivo, o Evoque Dynamic tem grade frontal em tonalidade mais escura, além de acabamento diferenciado do para-choque dianteiro, combinando com as rodas de aro 19 em liga leve.
O ar de esportividade se estende para dentro do veículo, que conta com bancos com desenho mais esportivo e acabamento em couro em duas tonalidades e quatro opções de cores. O sistema de iluminação interna oferece a possibilidade de mudanças de cores de acordo com o momento e gosto do motorista e realça o acabamento do painel e das portas, que mescla couro de costura dupla e alumínio escovado.
Entre os equipamentos para o conforto e comodidade do motorista e passageiros, além de todo o pacote de série, o Range Rover Evoque Dynamic traz sistema de navegação HDD pela tela de 8 polegadas, sistema park assist que calcula o espaço disponível e realiza automaticamente a manobra de baliza e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.
Range Rover Evoque Dynamic Tech Pack
Com apelo ainda mais esportivo, a versão Tech Pack do Range Rover Evoque Dynamic traz rodas superesportivas de aro 20 e duas opções de design, bancos concha de design arrojado, sistema de chave inteligente keyless, sistema de câmeras 360°, sistema de som Meridian com 17 altofalantes e 825W de potência, além de sistema de TV analógica e digital e abertura elétrica do porta-malas.
O modelo também é equipado com o sistema Adaptative Dynamics, com amortecedores Magne Ride, que adapta o fluido do amortecedor de acordo com a velocidade, tipo de piso e estilo de direção do motorista para uma condução mais ou menos esportiva, proporcionando excelente estabilidade em altas velocidades.
Range Rover Evoque Prestige
A linha Prestige do Range Rover Evoque foca o luxo e a sofisticação dignas de um legítimo Range Rover. Por fora, o modelo traz acabamento cromado na grade frontal, nas saídas de ar laterais e nos faróis de neblina. As rodas em liga leve de aro 19.
Por dentro, os bancos com desenho exclusivo proporcionam conforto extra aos ocupantes, que também contam com o sistema de som Meridiam de 11 alto-falantes de 380W, entrada para iPod e duas saídas USB. Ao todo, são cinco opções de cores de acabamento realçadas pelo teto panorâmico.
O modelo traz também sistema pak assist, banco elétricos, ar condicionado automático, sistema de navegação HDD, bluetooth com audio streaming, entre outros.
Range Rover Evoque Prestige Tech Pack
No mais alto lugar da linha Range Rover Evoque, a versão Prestige Tech Pack traz o pacote de acessórios mais completo. O sistema de entretenimento com duas telas LCD independentes nos encostos dos bancos dianteiros garantem a diversão dos ocupantes. O sistema de câmera 360° proporciona visão completa e total segurança.
A linha Prestige Tech Pack também traz a sofisticadíssima tela de 8 polegadas Dual View, que possibilita ao motorista o acesso a todas as funções do veículo enquanto o passageiro do banco da frente pode assitir, na mesma tela, a um filme ou o programa de TV favorito.
As rodas de liga leve de aro 20 e design exclusivo, o teto panorâmico e o acabamento impecável completam as qualidades deste que é um dos mais completos Range Rover já produzidos.