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Alpha Serviços: Saiba alguns procedimentos para equalizar o amortecedor

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Escorvar ou equalizar é um quesito essencial para assegurar o correto funcionamento do conjunto da suspensão
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Para garantir o pleno funcionamento dos amortecedores, é preciso tomar alguns cuidados no momento da instalação de um dos principais componentes da suspensão. “O reparador deve ter especial atenção para não comprometer todo seu trabalho ao instalar o amortecedor. Equalizar ou escovar antes de aplicá-lo no veículo é fundamental para obter qualidade do serviço”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata, revelando que este é um dos segredos para que os componentes funcionem adequadamente.
Passo a passo para a equalização dos amortecedores:
1- Deixe o amortecedor na posição de instalação, com a haste para cima;
2- Repita a operação de puxar a haste para fora e empurrar para dentro (curso total). Este movimento deve ser repetido pelo menos cinco vezes até que o reparador observe que o movimento do amortecedor fica uniforme e a haste desliza sem trancos.
O ar se desloca dentro do amortecedor porque a peça fica guardada na posição deitada, como o óleo é mais pesado desce e deixa espaço para o ar na parte de cima. Por isso, nunca faça a equalização na posição horizontal ou deite os amortecedores equalizados no chão antes de colocar no carro. 
Cuidados ao fazer a troca:
– Inicialmente é importante verificar o estado geral de todos os componentes da suspensão, pois dependendo do tipo de solo e da forma como o condutor dirige, o desgaste pode ser maior ou menor. Verifique também o estado dos  coxins, coifas e batentes.
Para finalizar, é importante fazer o aperto com o veículo totalmente apoiado no chão para que todo o conjunto de suspensão fique no ângulo normal de trabalho.
“Após realizar qualquer serviço na suspensão, é fundamental que se faça o alinhamento do veículo, com equipamentos e ferramentas adequadas a cada veículo, observando rigorosamente os parâmetros determinados pela montadora. Pontos e ângulos fora dos ideais podem até causar trincas ou empenamentos”, explica Silva.
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