Outros
Alpha Esportes: Pirelli define os pneus para os GPs do Japão, Coréia do Sul e Índia
A Pirelli definiu as combinações de compostos que serão utilizadas entre a 15ª e 17ª provas do calendário da Fórmula 1, que vão acontecer em outubro, na Ásia.
Texto: Assessoria de Imprensa
No Japão, os pilotos irão usar os compostos PZero Prata (duro) e PZero Amarelo (macio) no circuito de Suzuka, que combina altas velocidades com curvas lentas e extremamente técnicas. Essa escolha irá proporcionar desempenho e durabilidade, pois os pneus serão submetidos à altas forças G nas curvas. Ainda há a possibilidade de encontrar condições meteorológicas desfavoráveis.
Para a Coréia do Sul foram escolhidos o PZero Amarelo (macio) e PZero Vermelho (supermacio), pois esta união se mostrou extremamente eficaz na estréia da Pirelli em Mokpo em 2011. Embora as temperaturas no circuito de Yeongam possam ser muito altas, a superfície lisa e a pista estreita e sinuosa possibilitam degradação excepcionalmente baixa dos pneus.
Já no GP da Índia, os pilotos terão à sua disposição o PZero Prata (duro) e PZero Amarelo (macio), que são bem adequados para o clima quente de Nova Déli. Quando esta prova estreou no calendário da F1, em 2011, os engenheiros da Pirelli tinham apenas dados simulados sobre o circuito de Buddh. Este ano, a escolha dos pneus foi feita com base em dados reais, visando proporcionar espetáculo num traçado com uma das retas mais longas da F1 e curvas em ângulos fechados, que fazem muita energia atravessar os pneus.
A cada GP as equipes recebem seis jogos do composto mais duro e cinco do mais macio, que podem ser utilizados à vontade a partir dos treinos livres. A Pirelli também leva os pneus Cinturato Verde para chuva intermediária (quatro jogos por carro) e Cinturato Blue para chuva forte (três jogos por carro).