Iveco

Alpha Notícias: Programa de Estágio da Volkswagen bate recorde com mais de 28 mil inscrições


Relação candidato/vaga no processo é de 400
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil para 2013 bateu novo recorde de procura, com 28.173 inscrições de estudantes com nível universitário e técnico, contemplando diversos cursos para as 70 vagas oferecidas pela empresa. O número de candidatos é 10% maior que no ano anterior. Para se ter uma ideia da concorrência no processo, a relação candidato/vaga é de 400, ou seja, sete vezes mais concorrido que o vestibular para o curso de engenharia civil da USP, que teve 52 candidatos por vaga, sendo o mais procurado da Fuvest 2012.

“O programa de estágio da Volkswagen do Brasil oferece ao estudante a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, à medida em que vivencia a rotina da empresa. Em um mercado competitivo é essencial que tenhamos um programa sólido, eficaz e de qualidade. São esses atributos, além da identificação dos jovens com a marca, que destacam a Volkswagen entre os concorrentes e ajudam a atrair os melhores profissionais”, disse Raimundo Ramos, gerente executivo de Educação Corporativa da Volkswagen do Brasil.
O programa tem duração de até dois anos e tem como foco estudantes que estejam cursando em 2013 o penúltimo ou último ano, o que acaba fazendo com que a média de idade dos participantes seja de 23 anos. Os resultados do processo devem ser informados aos candidatos entre novembro e dezembro e o programa terá início em fevereiro do próximo ano. Os estagiários atuarão nas unidades da Volkswagen do Brasil situadas em São Paulo (São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e Vinhedo) e no Paraná (São José dos Pinhais).
Durante o programa, os estagiários selecionados terão um plano de desenvolvimento individual e atuarão no desenvolvimento e implantação de um projeto aplicativo pertinente à sua área. Outro importante objetivo do programa é oferecer a esses jovens uma vivência profissional alinhada às estratégias da empresa, ensinando-os a trabalhar em equipe e a superar desafios.
Superando o recorde de 2011
Em 2011, o Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil contou com 25.436 inscrições de universitários e estudantes de cursos técnicos para as 70 vagas que foram oferecidas pela companhia. O número de candidatos foi 20% maior que no ano anterior, que contou com 21.127 inscrições, e a relação candidato/vaga foi de 360, ou seja, 35 vezes mais que a média de procura nos cursos da Fuvest, maior vestibular do País.
Incentivados a inovar
Muitos projetos inovadores já foram desenvolvidos e implementados pelos estagiários da Volkswagen do Brasil, que tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos adquiridos em situações reais. O exemplo mais recente é a de um projeto que resultou na criação de um veículo elétrico para transporte de peças, mais conhecido como Robô AGV (Automatic Guided Vehicle).
A ideia foi desenvolvida por um grupo de estagiários da fábrica de São José dos Pinhais (PR), que criou um novo conceito de veículo auto guiado mais sustentável, eficiente e de baixo custo, com uso da tecnologia interna da empresa e de peças nacionais. O robô AGV é utilizado para transporte e abastecimento de peças dentro da fábrica em um caminho pré-definido, sem necessidade de operador, como ferramenta de flexibilidade logística. O modelo foi aprimorado pelos jovens como um exercício de aprendizagem, criado com o apoio e a orientação dos engenheiros e técnicos da Volkswagen, e será implementado na linha de montagem no último trimestre de 2012.
O modelo é uma evolução de muitos robôs existentes no mercado, pois tem ajuste de velocidade, é 10% mais rápido que os demais, possui maior força de tração (transporta até uma tonelada) e pode ser guiado apenas por uma marcação de tinta sobre o piso, em vez de um trilho metalizado que demandava obras. Enquanto no equipamento tradicional, as baterias têm vida útil de 80 ciclos, no novo conceito do AGV, graças ao sistema de monitoramento de carga, as baterias apresentam um aumento de vida útil para 200 ciclos, o que reduz os custos.
Atração de talentos
Além do Programa de Estágio, a Volkswagen promove uma série de ações de relacionamento com o público jovem, visando a atração de novos talentos. Um exemplo é o programa “Volkswagen Week”, com a participação da Volkswagen em dezenas de Feiras Universitárias em cidades como São Paulo, Taubaté, São Carlos e Curitiba, ao longo de 2011 e 2012. Nesses eventos, os executivos da empresa ministraram palestras sobre carreira, inovação, design, gerenciamento de projetos entre outros temas.
Outra ação realizada pela companhia é a “Volkswagen Challenge”, que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dentro da empresa. O projeto, cujo tema deve ser relevante para o mercado automobilístico, é desenvolvido com a supervisão de um representante acadêmico e um orientador da Volkswagen.
Referência no setor
O desejo por trabalhar na Volkswagen do Brasil foi recentemente reconhecido pelo especial Valor Carreira, desenvolvido pelo jornal Valor Econômico, que listou a empresa como uma das empresas preferidas para se trabalhar no Brasil. A Volkswagen foi a primeira colocada entre as companhias do setor automotivo e no ranking geral, ocupou a 5ª colocação, avançando uma posição em relação ao levantamento do ano passado. A Volkswagen também é reconhecida como marca mais lembrada há mais de duas décadas, de acordo com o levantamento Top of Mind, produzido pela Folha de S. Paulo e em 2011, também venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar da categoria “Veículos” no ranking “As 100 Empresas de Maior Prestígio no Brasil”, do anuário Época NEGÓCIOS 100.