Fornecedora oficial de pneus da F1 realizou medições no Circuito da Américas
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A primeira corrida da Fórmula 1 no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro. Para se preparar para este Grande Prêmio, a fornecedora oficial de pneus da categoria visitou a pista durante a sua construção e utilizou os dados obtidos para fazer simulações de computador.
A compreensão da natureza de uma superfície nova é sempre complicada, em particular quando não há dados anteriores. Para se preparar para a primeira edição deste GP, dois engenheiros da Pirelli inspecionaram o Circuito das Américas enquanto ele estava sendo construído, durante o verão no hemisfério norte, analisando a superfície da pista e estudando o traçado em detalhes.
Eles utilizaram um equipamento sofisticado de laser de medição, a fim de avaliar a abrasividade do circuito, examinando de perto o espaçamento e a forma das pedras que formam o asfalto. Várias leituras foram feitas pela máquina, a fim de assegurar uma representação precisa. Usando essas leituras, uma representação virtual da pista pôde ser criada em computador.
Esses dados, juntamente com algumas amostras de asfalto, permitiram à Pirelli calcular a provável taxa de desgaste e o efeito do asfalto e da temperatura ambiente sobre os pneus, em diferentes pontos do circuito.
O diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery, disse: “Não há dúvida de que a preparação para um circuito que é completamente novo é mais difícil do que ir a um dos locais conhecidos. Porém, nós nos sentimos totalmente preparados para esta pista magnífica, onde vamos trazer os pneus PZero Prata (duros) e o PZero Branco (médios). A tecnologia e know-how que temos à nossa disposição hoje em dia significam que podemos fazer algumas previsões muito precisas, sem realmente ter competido em um circuito, graças ao trabalho de preparação de nossos engenheiros.”
Na última temporada, praticamente todos os circuitos eram novos para a Pirelli, mas este ano apenas Hockenheim, na Alemanha e o Circuito das Américas são inéditos. Bahrein também foi uma experiência nova para a Pirelli em competição, mas a empresa italiana tinha feito testes com seu carro no local e levantou muitas informações reais.






