Texto: Assessoria de Imprensa
O compromisso da Aliança Renault-Nissan em favor da promoção da mulher está se traduzindo em resultados bastante significativos nas duas empresas.
A Aliança apresentou estes resultados durante o Women’s Forum for the Economy and Society, que aconteceu em Deauville, França, de 10 a 12 de outubro de 2012. Este grande encontro anual é um local de debate, intercâmbios, reflexão e ação, que dá a palavra às mulheres sobre todos os grandes desafios – atuais e futuros – da nossa sociedade. Ele contribui para promover o lugar da mulher na indústria, nos meios acadêmicos e políticos.
Na Renault, 15% dos postos de comando são ocupados por mulheres. Desde 2009, a Renault dobrou a porcentagem de mulheres em sua equipe de vendas na França e nos últimos 3 anos, o número de mulheres em posições de comando aumentou 75% na Nissan.
Em matéria de promoção da mulher, 2012 foi um ano de transição para a Renault e a Nissan, com resultados bastante concretos:
● Dos 10 membros do comitê executivo do grupo Renault, dois são mulheres. Esta é uma das porcentagens mais elevadas da indústria automobilística mundial. Trata-se de Marie-Françoise Damesin, Diretora de Recursos Humanos do Grupo, e Mouna Sepehri, Vice-Presidente do Grupo Renault.
● Na Renault, 15% dos postos de comando são ocupados por mulheres.
● As mulheres representam 17% do total de colaboradores do grupo Renault, totalizando 14% dos colaboradores produtivos.
● Na França, 34% da equipe de vendas de veículos novos são mulheres. Este número dobrou em relação a 2009. A Renault tem o objetivo de contratar 50% de mulheres para as áreas comerciais.
● A Dacia, marca de entrada de gama do grupo Renault, já atingiu seu objetivo de contratar 50% de mulheres para todas as vagas de vendedores na França. Em 2012, 80% dos novos colaboradores eram mulheres.
● A Renault implementou uma rede social interna dedicada às mulheres. Batizada de “women@renault”, ela já conta com 3.300 membros e comunidades locais em 11 países. Esta rede faz parte da estratégia de responsabilidade social da empresa, que tem a promoção da diversidade em todos os setores como um dos seus componentes.
● Já na Nissan, 7% das posições de comando são ocupadas por mulheres, contra 4% em 2009.
● As mulheres representam 4% dos cargos de comando na Nissan Japão, contra os 3% de um ano atrás.
● Na Nissan Japão, as mulheres representam 6,7% dos postos de comando, contra uma média de 2,9% para as empresas japonesas com 5.000 funcionários ou mais, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais do Japão.
● A Nissan foi premiada pelo Japan Women’s Innovative Network. Esta é a segunda vez que uma associação sem fins lucrativos reconhece a Nissan por sua estratégia proativa e inovadora em termos de recrutamento, desenvolvimento de carreira e promoção da mulher.
Compromisso em favor da diversidade
Graças à sua expansão internacional, a Renault está em vias de se tornar uma das montadoras que mais leva em conta a diversidade em suas contratações. Os postos de comando do grupo são ocupados por dirigentes de 15 nacionalidades diferentes, dentre os quais alemães, brasileiros, espanhóis, franceses, japoneses etc.
A Nissan também continua a ter uma das linhas de comando mais diversificadas, tanto em relação às outras empresas japonesas como em relação às outras montadoras de automóveis. Dos 100 postos de comando da empresa, 48% são ocupados por executivos provenientes de 15 países diferentes (África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Polônia e Reino Unido).
Para Carlos Ghosn, “a Aliança Renault-Nissan emprega e promove os seus colaboradores em função de seu talento e desempenho, e não apenas em função do sexo ou país de origem. Estamos desenvolvendo uma empresa com uma grande diversidade, um local que atrai os melhores talentos e valoriza a diversidade em todos os níveis”, declara o Presidente da Aliança Renault-Nissan.
Neste ano, a Aliança mantém o seu status de “Premium Partner” do Women’s Forum, um evento que ela apoia desde 2006. Na tarde da quinta-feira, a Aliança organizará uma sessão interativa exclusiva com Michèle Mouton, a primeira mulher a ganhar o Campeonato Mundial de Rali da FIA e atual presidente da comissão “Women in Motor Sport” da FIA.
Sobre a Aliança
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a Renault e a Nissan, baseadas respectivamente em Paris, na França, e Yokohama, no Japão. Um a cada dez carros vendidos no mundo é fabricado pela Aliança. A Aliança Renault-Nissan foi criada em 1999 e vendeu 8,03 milhões de carros em aproximadamente 200 países em 2011. Desde sua criação, há 13 anos, esta parceria intercultural se desenvolveu consideravelmente, principalmente nos mercados em desenvolvimento.





