Modelo foi desenvolvido simultaneamente com o Novo Gol e com o Novo Voyage para ter a maior sinergia possível
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Esportividade. Essa foi a palavra de ordem na equipe de Design ao projetar cada linha de estilo do Novo Gol duas portas. O modelo chega às concessionárias no fim de outubro com a nova linguagem mundial de design da marca Volkswagen. Essa nova filosofia mantém o caráter, a força e a esportividade do Novo Gol, mas de forma ainda mais fluida, rápida, na carroceria duas portas. Sempre sem exageros.
Assim como o Novo Gol quatro portas, o modelo de suas portas foi projetado por designers da Volkswagen do Brasil em Wolfsburg, sede da empresa na Alemanha, dentro do estúdio mundial de estilo da marca. Paralelamente a esse trabalho, o Novo Gol duas portas foi totalmente lapidado e desenvolvido virtualmente no Brasil. Afinal, o carro mais querido dos brasileiros tem de ser feito no mercado onde é líder de vendas à 25 anos consecutivos.
Em cada linha, um propósito
A parte frontal do Novo Gol duas portas segue a filosofia do modelo quatro portas, com um conjunto de superfícies precisamente definidas, onde cada transição de luz e sombra é realçada por vértices marcantes.
Isso porque o para-choque dianteiro conta com dois elementos horizontais, conferindo ao modelo uma aparência robusta e ao mesmo tempo requintada. A grade em preto também é agressiva e contrasta com a complexidade das linhas propostas pelos faróis. Estes, por sinal, contam com parábolas bem nítidas e aros cromados em seu interior.
Além de dar um aspecto harmônico, o aro na parte interna dos faróis é todo texturizado e cheio de detalhes, para definir bem as luzes de seta. Esse elemento cromado na parte interna dos faróis se conecta com a primeira linha horizontal na grade, formando uma linha frontal de caráter.
O Novo Gol duas portas traz elementos visuais muito expressivos, principalmente pelos faróis inclinados, que dão aspecto sóbrio ao hatch. Afinal, cada linha tem um propósito no carro. Todos os traços estão conectados. A leitura de estilo é única.
Ao projetar o Novo Gol duas portas, que segue as diretrizes do DNA global de estilo da marca Volkswagen, o time de Design da Volkswagen do Brasil teve como grande preocupação respeitar as formas e as proporções do modelo, para que, com todas as mudanças, o Novo Gol duas portas seja reconhecido e admirado. E para isso, cada detalhe foi estudado.
Beleza de família
A exemplo do Novo Gol quatro portas, na grade frontal, a logomarca da Volkswagen, por exemplo, é quase lapidada, esculpida, assim como a utilizada na linha Passat. O logotipo é liso, feito em material nobre. Conta com nova proposta visual, mais chique, seguindo a mesma linguagem das linhas globais de estilo.
As linhas frontais são muito bem definidas, agudas, algo que só é possível de ser feito com alta qualidade de construção. Com isso fica fácil notar detalhes como os traços que cortam o capô, por exemplo. Eles surgem da coluna “A” (aquela que baliza o para-brisa) e terminam junto dos novos faróis.
Com isso, o para-choque dianteiro do modelo duas portas traz um vinco com um foco de luz diferenciado, partindo dos faróis. Essa tensão que margeia o conjunto ótico dá a impressão de que o balanço dianteiro é menor. Isso, somado aos dois elementos horizontais do para-choque, dá ao Novo Gol duas portas o aspecto de ser mais largo, estável.
Há, ainda, a presença de um defletor dianteiro, bem saliente, abaixo dos faróis de neblina, formando o que os designers chamam de “segundo lábio” no para-choque. Seguindo a linha do Novo Gol quatro portas e do Novo Voyage, os faróis de neblina têm forma trapezoidal, em harmonia com as linhas da grade preta de formato agressivo, com as extremidades voltadas para baixo. O resultado é um carro com “cara de mal”.
Perfil novo, mais dinâmico
Toda a lateral do carro é nova, se comparada ao Novo Gol quatro portas. Mais uma vez, o perfil dinâmico das colunas do Novo Gol duas portas é realçado com as linhas agudas, finas. As novas portas, por serem bem maiores do que as do Novo Gol quatro portas, fizeram com que a coluna “B” (aquela que divide a lateral do carro) ser deslocada cerca de 10 centímetros para trás, em direção à traseira.
Essa mudança na coluna B, além de proporcionar uma ampla área para parte frontal da cabine, facilita o acesso ao banco traseiro. Tarefa que, por sinal, é feita de forma bem simples. Basta puxar para cima a alavanca na lateral dos encostos dianteiros para que estes reclinem à frente. A área que surge é suficiente para o ingresso de um adulto na parte de trás sem dificuldades.
A grande novidade esta no desenho da janela lateral traseira com um contorno bem definido por linhas que acompanham a evolução do desenho do teto e “coluna C” (aquela que baliza o teto na parte traseira da carroceria), juntando-se com uma dinâmica linha de cintura que acelera até a ponta do farol. O resultado é uma figura bastante singular, e que mantém o DNA de todas as gerações do Gol duas portas, mas desta vez, com uma interpretação atual e moderna.
No banco traseiro, outra grata surpresa: na base dos bancos há dois porta-copos (um do lado direito e outro do lado esquerdo) para assegurar que o Novo Gol duas portas mantenha a funcionalidade e a comodidade do modelo quatro portas. Espaço na cabine? Há conforto para cinco adultos no Novo Gol duas portas.
Chama atenção também a janela lateral traseira, que traz desenho diferenciado por conta da ausência das portas traseiras e da mudança na coluna B – que, aliás, traz tape preto para ressaltar o gráfico da área envidraçada.
Em suma: visto de lado, o Novo Gol duas portas traz um desenho limpo, mais esportivo, com a “coluna C” bem inclinada e rápida.
No detalhe, a essência do design
O Novo Gol duas portas traz nas rodas de liga-leve a releitura do logotipo Volkswagen no centro das rodas, que mostra toda a essência do design, do equilíbrio das linhas, e de todo o cuidado que se tem com cada detalhe do veículo. O resultado é uma peça toda texturizada, que agrega valor ao estilo e acabamento do modelo.
Passando para a parte lateral traseira, nota-se um novo ângulo formado pela lanterna traseira. Visto de cima, o Novo Gol duas portas tem nas lanternas uma espécie de “asa lateral”, que se sobressai no fim da carroceria. Esse pequeno ressalto lateral na lente da lanterna foi esculpido para atender os novos requisitos de eficiência aerodinâmica da Volkswagen, onde o ar em movimento é melhor dissipado das regiões críticas onde se formam turbulências na traseira do veículo.
A área frontal, esse desvio proposital do ar nas lanternas, o “spoiler” localizado na parte superior da tampa traseira. Enfim, todos os detalhes do Novo Gol duas portas foram desenhados e aperfeiçoados em testes em túnel de vento, na Alemanha.
Identidade visual nítida
A parte traseira segue a harmonia do Novo Gol quatro portas, com lanternas extremamente próximas da carroceria e com traços que deixam a nova identidade visual da marca nítida por todos os ângulos. Como ocorre no Jetta, a iluminação traseira forma um “L” invertido, com um elemento destacado no centro. Esse “olho” traduz bem a nova Assinatura Noturna da Volkswagen (Volkswagen Night Appearence).
Como todas as chapas da carroceria, a tampa do porta-malas conta com vincos diferenciados, que salientam as lanternas. Das lanternas do Novo Gol duas portas saem duas linhas paralelas que cortam toda a parte traseira do carro, deixando o logotipo Volkswagen (que segue a mesma proposta sofisticada do dianteiro) no lugar mais nobre da parte traseira do veículo.
O para-choque traseiro conta com linhas rápidas e fluidas. Isso fica evidente quando se olha para os traços que determinam o posicionamento da placa. Como ocorre na parte frontal, o para-choque traseiro também traz áreas de iluminação bem definidas. E justamente por isso, todos os itens escritos foram posicionados para sempre ter leitura perfeita.
Em uma vista lateral traseira, é possível notar que as letras dos escritos “Gol” têm as bases mais espessas do que as partes altas. Isso permite que, ao visualizar totalmente a parte traseira do veículo, a luz ambiente reflita as letras e realce os nomes dos modelos.
Sinta-se em casa
O padrão de conforto e o acabamento de segmentos superiores estabelecidos com a chegada do Novo Gol quatro portas e do Novo Voyage foram seguidos à risca no Novo Gol duas portas. Com isso, todos os gráficos e elementos do painel seguem teorias formais simples, traçadas por linhas horizontais, paralelismo, repetições e proporções bem dimensionadas e estudadas para que as pessoas que entrarem no Novo Gol duas portas sintam-se em casa.
O Novo Gol duas portas traz em seu habitáculo materiais de altíssima qualidade e tecnologia, o que proporcionou que todas as linhas que determinam o painel sejam valorizadas. Um exemplo são as saídas de ar, que têm regulagem milimétrica e visual diferenciado.
Esses difusores de ar, quando fechados, garantem um acabamento visual muito nobre e ajustado ao “corpo” do painel. Quando abertos são muito amigáveis de serem manipulados. Além disso, as quatro saídas de ar contam com um elegante aro cromado central, típico em veículos de alto padrão.
O instrumento combinado (cluster) tem iluminação de LEDs (diodos emissores de luz) em branco, considerados os mais nobres. Além de conferir um aspecto moderno a todo o conjunto, os LEDs oferecem melhor leitura e têm durabilidade significativamente maior do que as luzes comuns. Justamente por isso, a terceira luz de freio (break light) também é de LED no Novo Gol duas portas. Toda a iluminação do console é em vermelho, inclusive o visor (display) central.
A equipe de Color & Trim teve especial cuidado ao desenvolver os forros das laterais das portas e os carpetes, que sempre combinam com a tonalidade do painel do Novo Gol duas portas. A novidade utiliza os mesmos padrões de acabamento do Novo Gol quatro portas, isto é, nada menos do que as melhores tecnologias em materiais quando se fala em tecidos.
Desde a versão de entrada, há de série teares, de alta qualidade e gramatura, com aspecto nobre. Os painéis das laterais das portas também são revestidos com teares coloridos, que enriquecem e geram maior sensação de conforto no interior do Novo Gol duas portas.






