Mecanismo de escolha e avaliação de motoristas são os principais diferenciais
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Taxibeat é um aplicativo gratuito para smartphones que proporciona poder de escolha aos usuários de táxi no Brasil. Com ele, o passageiro contribui para a melhoria do serviço de táxis de sua cidade por meio de uma avaliação. Disponível nas plataformas Android e iOS, o Taxibeat localiza os táxis mais próximos, permitindo que o usuário chame o táxi de acordo com sua preferência, sem intermediários.
O aplicativo possui um modelo global, e funciona há mais de um ano na Europa, com alto índice de satisfação. Em 2012, a Taxibeat chega ao Brasil para transformar a indústria de taxis do país. Atuando no Rio de Janeiro e em São Paulo, o app já ultrapassou a marca de 25 mil downloads. Mais do que simplesmente conectar passageiros e taxistas, o uso cada vez maior do aplicativo ajudará a qualificar o serviço de taxi das grandes cidades, moldando o mercado de uma forma na qual todos saiam ganhando.
O Taxibeat possibilita que o passageiro visualize informações sobre o motorista, como foto do profissional e ranking de avaliações feitas por outros passageiros. Para facilitar, além das características do veículo, também estão disponíveis os serviços oferecidos como ar-condicionado, cartão de crédito, bagagem extra, etc.
O sistema de avaliação também ajuda na hora da escolha do motorista e contribui para a melhoria do serviço de taxi. O status do motorista no ranking de avaliações fica visível em seu perfil, facilitando a escolha do passageiro. O profissional pode receber até cinco estrelas, e os comentários podem ser vistos pelo site do aplicativo.
O usuário localiza os táxis disponíveis mais próximos do ponto de onde está acessando e acompanha o deslocamento do táxi em tempo real pelo smartphone. No final, o usuário pode compartilhar a corrida nas redes sociais.  “O nosso diferencial é o fato de poder escolher, somado à possibilidade de avaliar. É isso que transforma a indústria de taxis”, explica Sandro Barretto, gerente de marketing da Taxibeat.
A versão do aplicativo para taxistas é objetiva e funcional. O motorista decide quando quer ficar disponível para receber solicitações de corrida e, assim, quando é localizado por um passageiro um alerta é enviado para seu smartphone. Sem ligações ou chamadas da central, o motorista fica em contato diretamente com o cliente. O taxista pode reportar qualquer inconveniente com o passageiro para o sistema através do aplicativo.
Em 2013, a Taxibeat pretende atuar em outras capitais, favorecendo o mercado de táxi nos principais centros do país. A empresa não cobra nenhum tipo de mensalidade para o uso do serviço e gera suas receitas a partir de uma taxa fixa cobrada do taxista por corrida recebida por meio do aplicativo.
Escolher, avaliar e transformar
Feita a escolha e a solicitação da corrida, o usuário aguarda pela resposta positiva do taxista. Após a confirmação, é possível visualizar um mapa com a posição atualizada do carro, em tempo real, até que este chegue ao ponto de encontro.
Para fazer parte da frota da Taxibeat, o taxista precisa preencher um formulário com dados pessoais e do veículo, além de apresentar documentos que comprovem a habilitação para dirigir e exercer a profissão de forma legal, com registro autorizado pela SMTU (RJ) e SMT (SP).
A empresa possui uma equipe de suporte que, através de um sofisticado painel de controle, monitora a posição dos táxis e todos os detalhes de uma chamada, do momento da solicitação à finalização da corrida.  Esta equipe também é responsável por prestar o atendimento aos clientes via e-mail, telefone e redes sociais. “Esse monitoramento e atendimento da equipe de suporte ajuda a educar as pessoas sobre o uso do aplicativo e, assim, facilitar a interação entre passageiros e taxistas”, explica Sandro Barretto, gerente de marketing da Taxibeat.