Modelos chegam com forte motorização, itens de conforto de série e atualizado design
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Rely, divisão de comerciais leves da Chery Automobile, maior montadora de veículos independente da China, por meio da importadora oficial Venko Motors do Brasil, estreia no mercado brasileiro este mês com 30 concessionárias nomeadas nas principais capitais e cidades do País.
A Venko Motors traz a Rely ao mercado brasileiro com o know-how de já ter estruturado, de 2009 a 2011, uma rede autorizada de 106 concessionárias da Chery Brasil e de ter comercializado mais de 44 mil unidades. A Rely inicia suas operações, este mês, com o modelo Pick-Up, com carroceria de 2,5 m e capacidade de carga para 800 kg [excluindo motorista e passageiro]. Em março, lança o modelo Van, de 7 lugares. Ambos com motor de 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, que entrega 64 cavalos de potência, o mais forte da categoria de miniutilitários, com ar condicionado e direção hidráulica de série.
Em abril, a Rely traz o modelo Link, van para 7 passageiros, com motor de 1.3 litro, que gera 84 cavalos de potência. E, para o segundo semestre de 2013, serão lançados os modelos Pick-Up CD [cabine dupla], Pick-Up EX [caçamba estendida com 3 metros no comprimento] e a van H13, com motor de 2.0 litros, 170 cv, gasolina, para 14 passageiros.
“O Brasil conhece os veículos miniutilitários desde 1992, os primeiros de origem sul-coreana e japonesa e, a partir de 2007, os chineses. Tivemos a oportunidade de acompanhar o comportamento do mercado e as demandas dos usuários. Por isso, com os produtos Rely, pretendemos nos posicionar no mercado brasileiro com diferenciais muito perceptíveis. Pretendemos nos diferenciar com a motorização mais forte da categoria [64 cv], itens de conforto de série [ar e direção] e o mais atualizado design. E com a rede e nos serviços de pós-vendas, diferenciar-se com a filosofia de profissionalização e de atendimento full service a frotistas e a autônomos”, explica Valdir Romero, diretor de operações da Rely.
Pick-Up
Modelo de estreia, o Rely Pick-Up possui motor de 4 cilindros em linha DOHC, de 16válvulas, 1.0 litro, à gasolina, que entrega 64 cavalos de potência a 6.000 rpm e torque de 8,97 kgfm a 4.500 rpm. Sistema de injeção é o MPFI e a transmissão é mecânica de 5 marchas.
A suspensão dianteira do Rely Pick-Up é independente do tipo McPherson, molas helicoidais e amortecedores de dois cursos. Na traseira, eixo rígido com feixe de molas, amortecedores cilíndricos de dois cursos. Os freios dianteiros são a disco e os traseiros a tambor. Quanto às dimensões, o Rely Pick-Up tem 4.356 mm no comprimento, 1.603 mm na largura e 1.894 mm na altura. Seu entre-eixos mede 2.600 mm. A capacidade do tanque de combustível é de 40 litros. As rodas são de aço, de 13 polegadas, e os pneus são radiais de 165 x 13 mm. Entre os itens de conforto, destaque para o sistema de ar condicionado e direção hidráulica, de série.
Com essas características veiculares, sobre a caçamba de 2.500 mm de comprimento e 1.517 mm de largura, o Rely Pick-Up é capaz de transportar 800 kg, sem incluir a pesagem do motorista e do passageiro.
O preço de lançamento do Rely Pick-Up é de R$ 29.990,00. A garantia é de um ano ou 30 mil km. A empresa inicia suas operações com estoque de peças e componentes com o objetivo de cobrir 90% dos atendimentos.
Posicionamento comercial
“Quatro marcas importadas atuam hoje no mercado brasileiro neste nicho de miniutilitários, todas de origem chinesa. A Rely vai se posicionar no topo desse segmento, ao oferecer a melhor relação custo e benefício do mercado, com produtos de qualidade superior”, avalia Valdir Romero, diretor de operações da empresa.
Segundo ele, os diferenciais da linha Rely – design atualizado, itens de conforto de série e motorização de 64 cavalos, aliados à tendência de as cidades brasileiras restringirem cada vez mais o acesso de caminhões noscentros urbanos e ao crescente número de aplicações dos miniutilitários, vão assegurar a rápida ascensão da marca no Brasil.
Em relação às medidas restritivas do programa Inovar-Auto aos veículos importados, Romero explica que a Venko Motors, por ter comercializado veículos Chery nos últimos três anos, já tem assegurado uma cota de 4.800 unidades/ano, o que facilitará o início deoperações da marca no País.
“Em complemento ao benefício da cota, a Venko Motors já estuda a possibilidade de montar parte da linha Rely no Uruguai, onde são fabricados o Face e o Tiggo”, argumenta Romero.
A Rede Autorizada de Concessionária Rely, composta inicialmente por 30 pontos de atendimento pleno (showroom, oficina e peças/componentes), começa a operar ainda nesta última semana de janeiro.
“A próxima e prioritária fase de nomeação de novas concessionárias, ainda neste primeiro semestre, será aregião Sudeste e ampliação na região Sul. No segundo semestre, vamos avançar para as regiões Norte e Nordeste e ampliar na região Centro-Oeste”, enfatiza Valdir Romero.






