Texto: Assessoria de Imprensa
Nesta semana as equipes da Fórmula 1 seguem à Barcelona para a segunda sessão de quatro dias de testes do ano. O local é o Circuito da Catalunha, popular para avaliações devido a temperaturas que são normalmente amenas durante todo o ano e um traçado técnico que desafia todos os aspectos de performance do carro e dos pneus. A teoria é que, se um carro pode ser rápido em Barcelona, ele pode ser rápido na maioria dos autódromos. Isso é o que todas as equipes vão tentar alcançar arduamente a todo custo, ao longo dos próximos quatro dias.
Segundo Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli, todas as equipes terão carros novos em Barcelona e toda a gama de pneus P Zero 2013 estará à sua disposição. “Barcelona é um circuito em que as equipes já possuem muita experiência, o que é útil para fins de comparação. Por isso, eles devem realizar um trabalho produtivo para ajudar a compreender como os novos carros interagem com a nossa última geração de pneus, que são no geral mais macios e rápidos do que no ano passado, com degradação deliberadamente aumentada. O fator limitante no teste de abertura em Jerez no início deste mês foi a abrasividade da pista, por isso espero que as condições sejam mais produtivas desta vez. Há sempre a possibilidade de baixas temperaturas ambientes embora no ano passado tenhamos visto um pouco de gelo na pista na parte da manhã.”
Informações do teste:
· Cada carro terá um máximo de 35 conjuntos dos novos compostos Pirelli P Zero supermacio, macio, médio e duro disponíveis em Barcelona, incluindo o Cinturato intermediário e pneus de chuva forte, se necessário. No total, cada equipe tem disponível 100 conjuntos de pneus por carro para fins de teste ao longo da temporada. A Pirelli irá escolher 20 conjuntos que serão testados por carro em Barcelona, enquanto as equipes são livres para escolher mais 15 que gostariam de experimentar. Conjuntos não utilizados no teste anterior, em Jerez, poderão ser transferidos para esta sessão.
· Os pneus traseiros também tem que resistir a grande tensão a fim de proporcionar a tração necessária na saída das curvas mais lentas.
· O terceiro setor do circuito, com sua grande variedade de curvas, é a parte mais exigente da pista. Um acerto preciso é necessário em Barcelona, para lidar com as muitas velocidades diferentes e curvas. Mas as equipes devem alterar muitos outros parâmetros além do que os engenheiros fariam durante um fim de semana de corrida, a fim de ver os efeitos das mudanças deset-up nos carros e pneus.