/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Alpha Notícias: BorgWarner lança turbocompressor com sistema trifásico para motores a diesel
Companhia desenvolve nova tecnologia voltada a veículos premium
Texto: Assessoria de Imprensa
Pela primeira vez, a BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, utilitários leves e pesados, fornece sua inovadora tecnologia triturbo para o motor M Performance da BMW, considerado o mais poderoso ciclo diesel seis cilindros em linha do mundo para veículos de passeio.
Desenvolvido exclusivamente para os automóveis da BMW Série M Performance, o motor equipa o sedã M550d xDrive e os modelos Touring, x5 M50D Touring e X6 M50d. Com potência máxima de 280 kW (381 HP) e torque máximo de 740 Nm (546 lb-ft), o motor de 3.000 cc é composto com o sistema trifásico da BorgWarner, que oferece o melhor desempenho e maior economia de combustível.
“A BorgWarner se orgulha de equipar o novo motor M Performance da BMW com o primeiro turbocompressor de três etapas para motores diesel do mundo,” disse Arnaldo Iezzi Jr., diretor geral da BorgWarner Brasil. “Conduzida para liderar os próximos avanços tecnológicos de powetrain, a BorgWarner está, mais uma vez, estabelecendo novos padrões para o desempenho máximo associado à economia de combustível e redução de emissões”.
O novo sistema da BorgWarner é formado por dois pequenos componentes com turbinas BV45 de alta pressão e geometria variável, integrados a outro turbocompressor B2, maior e de baixa pressão, refrigerado a água. Ao incluir um equipamento de alta pressão adicional, a capacidade do motor de gerar um impulso de pressão alcança um nível novo, se comparado aos sistemas de apenas duas etapas. Os três componentes são ativados sucessivamente em diferentes velocidades do motor. O primeiro de alta pressão é ligado assim que o propulsor deixa o funcionamento ocioso. Com a rotação crescente a peça maior, de baixa pressão, entra em ação. Para aumentar ainda mais seu desempenho, o segundo turbocompressor é ativado e os três passam a trabalhar em sincronia.
Para impulsionar a pressão efetivamente, o fluxo dos gases de escape e o suprimento de ar fresco são regulados com precisão máxima. Quando o sistema de baixa pressão atinge alta velocidade, a válvula de descarga é aberta por um atuador a vácuo para evitar a contrapressão. Enquanto isso abas pneumáticas são ativadas e controlam o suprimento de ar fresco. Cargas indiretas de refrigeração de ar aperfeiçoam a temperatura do ar comprimido nos três componentes para aumentar a potência do motor.
Comparado com o propulsor diesel, de seis cilindros e 3 litros da BMW 740d, e impulsionado pelo sistema regulado bifásico da BorgWarner (R2S), o sedã BMW M550d xDrive, juntamente com a nova tecnologia fornecida pela BorgWarner, tem sua potência aumentada em aproximadamente 25% e obtém uma economia de combustível de aproximadamente 8%. Atendendo aos padrões de emissão da Euro 6, o motor a diesel turbocompressor de três etapas inova com sua potência específica de 93.6 kW por litro de deslocamento comparado com 75.2 kW por litro na versão bifásica.
