Alpha Notícias: Top Team define melhor equipe de serviços da rede Scania
São cinco equipes finalistas, que foram escolhidas ao longo de etapas teóricas realizadas em 2012
Texto e Foto: Sérgio Dias
A Scania premiará hoje, 23 de março, a melhor equipe de serviços de sua rede de concessionárias, na Final Nacional – Brasil, da competição Top Team 2012-2013. A ação, que acontece pela segunda vez no país, nasceu na Suécia, em 1996, e tem por objetivo qualificar e desenvolver ainda mais as habilidades dos profissionais que trabalham nas Casas Scania.
São cinco equipes finalistas, definidas em duas fases teóricas realizadas no ano de 2012. A vencedora disputará, com outros cinco países em junho, duas vagas que darão direito a participar da final internacional, em novembro na Suécia.
“O Top Team tem uma fórmula simples: testar as habilidades dos profissionais de serviços das Casas Scania de todo o mundo. Com isso, ganham os profissionais da rede e os nossos clientes, que receberão serviços ainda melhores nas concessionárias”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Nós queremos prestigiar ainda mais nossos colaboradores de serviços, pois eles são os responsáveis pela disponibilidade adequada para os transportadores garantirem a rentabilidade do seu negócio”.
“Para qualificar continuamente a rede por meio desta competição, a ideia é combinar conhecimento prático e teórico com o trabalho em equipe”, diz Gustavo Córdoba, gerente executivo da Scania Academy Américas, organizadora da ação em parceria com a área de desenvolvimento da rede Scania. “A fórmula da disputa é positiva, pois motiva a equipe a estudar cada vez mais e buscar o atendimento ao cliente da forma mais completa.”
A final nacional
As cinco equipes finalistas pertencem às seguintes concessionárias: Codema (Guarulhos – SP), Battistela (São José dos Pinhais – PR), Brasdiesel (Ijuí – RS), Battistela (Cascavel – PR) e Equipo (Rio de Janeiro).
A final nacional será decidida em um total de cinco etapas, com provas em uma estação teórica e quatro em estações práticas. As questões possuem temas do dia a dia da oficina e conhecimentos dos produtos Scania. Na parte dinâmica, com situações reais diretamente nos caminhões, contarão pontos o diagnóstico, a reparação, a metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança executado e o tempo.
Cada estação vale 50 pontos, num total possível de 250 pontos. Cada equipe terá 20 minutos para preparar sua estratégia e outros 20 minutos para resolver cada fase. Ao todo, 12 juízes farão as avaliações.
A equipe vencedora será a que somar mais pontos no menor tempo. O valor total da premiação será de R$ 100 mil, incluindo valores em dinheiro e prêmios diversos.
A campeã nacional estará automaticamente classificada para a próxima fase. No dia 8 de junho de 2013, no Centro de Capacitação da Scania, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), ela disputará com os primeiros colocados de Argentina, Dubai, Peru, Uruguai e África do Sul, duas vagas pela briga do título internacional, em novembro na Suécia, na matriz da Scania.
A final internacional terá 10 representantes, sendo dois das Américas, Oriente Médio e África do Sul, dois da Oceania e seis da Europa.
Regulamento
Foram autorizados a participar do Top Team todos os profissionais das áreas de serviços das Casas Scania, com exceção dos supervisores, chefes e gerentes. As concessionárias puderam inscrever quantos times desejaram desde que eles possuíssem de três a cinco membros. Também foi designado um líder/capitão que acompanha os colegas nas finais.
O período de inscrição foi de setembro a outubro de 2012. Para concorrer ao prêmio, as equipes responderam duas provas teóricas via internet, com um total de 100 questões de múltipla escolha. Os participantes tiveram três semanas para completar essas duas fases, entre outubro e novembro.
A organização divulgou em dezembro a lista com as 20 melhores colocadas, mas apenas as cinco primeiras poderão disputar o título nacional, neste sábado. No total, foram inscritos 183 grupos, com cerca de 1.200 pessoas envolvidas.
Histórico
O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011, registrou 44 representantes, e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final internacional com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). A atual campeã é uma equipe da Austrália.