Fábrica sueca foi pioneira ao adotar o cinto de segurança de três pontos
Texto: Redação
Fundada na Suécia por Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, em 1927, a Volvo tem vocação em criar carros de luxo contemporâneo que combinam beleza, sofisticação, alto desempenho e tecnologia de ponta. A marca possui um total de 19.500 funcionários e sede na cidade de Gotemburgo, com fábricas na Suécia e na Bélgica, onde são feitos os modelos importados pelo Brasil, além de Tailândia, Malásia e China. A Volvo Car Corporation atua no segmento premium e, em 2012, vendeu cerca de 421 mil veículos. Os Estados Unidos são seu maior mercado.
A Volvo centra todas suas criações nas pessoas, na filosofia “Designed Around You”. O design dos carros é sofisticado e intuitivo. Na Volvo, nada é criado por acaso, tudo tem um propósito. Ao longo de oito décadas de pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias voltadas para a segurança dos ocupantes, a Volvo consolidou-se como referência mundial nesse aspecto, e seus carros foram considerados os mais seguros do mundo. Em 1959, por exemplo, a Volvo Car foi a primeira montadora a adotar o cinto de segurança de três pontos como item de série, nos modelos Amazon e PV544. A invenção do equipamento é creditada ao engenheiro Nils Bohlin. Atualmente, a Volvo é pioneira em oferecer tecnologias de segurança, a exemplo do exclusivo aplicativo Volvo On Call de monitoramento e controle do carro à distância, e do airbag de pedestres, tecnologia exclusiva da marca.
Além da preocupação com a segurança, os carros da Volvo apresentam baixo impacto ambiental durante a produção e vida útil, com larga utilização de materiais recicláveis e baixa emissão de poluentes.
Principais criações da Volvo
1927 – Para-brisas com vidros de segurança e limpadores automáticos instalados;
1944 – Gaiola de aço para ajudar a proteger o compartimento de passageiros;
1944 – Para-brisas laminados instalados 15 anos antes de se tornarem obrigatórios;
1958 – Cinto de segurança de três pontos (ombro/colo) patenteado pelo engenheiro da Volvo Nils Bohlin;
1959 – Cinto de segurança para ombro/colo de três pontos introduzidos em alguns modelos;
1960 – Painel de instrumentos acolchoado instalado;
1967 – Cinto de segurança de três pontos incluídos nos assentos traseiros laterais;
1970 – Primeira equipe de investigação de acidentes da indústria estabelecida;
1973 – Desembaçador elétrico dos vidros traseiros de série em todos os veículos;
1984 – Freios antibloqueio (ABS) instalados;
1987 – Cinto de segurança de três pontos incluído no assento traseiro central;
1991 – Almofada de reforço integrada adicionada;
1992 – Estrutura de proteção contra impactos laterais instalada cinco anos antes de se tornar obrigatória;
1995 – Primeiros airbags para impactos laterais apresentados;
2000 – Sistema de proteção contra efeito chicote (WHIPS) apresentado;
2003 – Primeiro SUV do mundo com sistema de proteção contra capotamento ROPS (Rollover Protection System) e controle anticapotamento RSC (Roll Stability Control).
2004 – BLIS – Sistema de Informações para Ponto Cego (no S40 e no V50)
2006 – CWBS – Aviso de Colisão com Apoio à Travagem (S80)
2006 – ACC – Controle de Cruzeiro Adaptativo. Ajusta a velocidade do carro conforme o tráfego
2009 – City Safety – Para o carro automaticamente se a velocidade estiver abaixo de 30 km/h, caso tenha algum carro a frente (XC60)
2010 – Detecção de pedestres com frenagem automática (S60)
2012 – Airbag para pedestres (V40)
Mercado brasilero
No Brasil, a Volvo cresceu 140% em 2011 com a venda de 5.211 unidades. Em 2010, foram 2.168 carros. Em 2012, a marca comercializou 3.002 veículos e planeja o lançamento de um novo modelo por ano, até 2017. A marca possui 24 concessionárias e comercializa no Brasil os modelos, S60 (sedã), V60 (Sportswagon) e XC60 (utilitário esportivo compacto).
Paulo Solti, presidente da Volvo Brasil e America Latina
Paulo Solti, 42 anos, é engenheiro metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, tem pós-graduações em Qualidade e Produtividade pela FEI e Especialização em Administração (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas. O executivo acumula mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, foi diretor de Pós-Venda da Renault do Brasil e, entre 2009 e 2011, viveu na França, onde ocupou o posto de diretor-geral para Europa e América do Sul da Midas Europe SAS – rede de franquias de reparação de automóveis com lojas em vários países.






