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Alpha Notícias: Bosch mostra soluções completas para o mercado de reposição

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Empresa é líder mundial no segmento de diagnóstico automotivo 
Texto: Assessoria de Imprensa
Os visitantes da 11ª. edição da Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços – poderão conferir no estande da Bosch soluções em equipamentos de teste e softwares de diagnose que a empresa disponibiliza para o mercado de reposição. 
Um dos destaques é a nova rampa pneumática e sistema de elevação Hofmann (empresa do Grupo Bosch) que confere um nivelamento perfeito para as atividades de alinhamento das rodas. 
Outra novidade são os novos KTS 870 e KTS 890, que chegam para completar a família de scanners de diagnose automotivos, disponibilizados pela Bosch para o mercado de reposição. Desde o lançamento do primeiro scanner automotivo da família KTS, em 1988, mais de 100 mil diferentes produtos desta linha foram vendidos em todo o mundo. 
Rampa pneumática e sistema de elevação Hofmman 

Com seis metros de comprimento, a rampa pneumática e o sistema de elevação Hofmann asseguram um nivelamento preciso das rodas. Esse nivelamento é necessário para garantir um alinhamento mais eficiente, pois uma plataforma bem regulada garante o nivelamento das superfícies em que as rodas dos veículos serão apoiadas. 
Ideal para veículos leves e utilitários, e com capacidade de elevação de até 3.500 quilos, a nova rampa conta com sistema de nivelamento através de calços e seu acionamento é de fácil acesso e operação. Outro diferencial é a trava de segurança traseira, que garante que a rampa e o veículo elevado não se movimentem durante a operação. 
Soluções completas com a família KTS 

KTS 870 – faz o diagnóstico da unidade de controle e, de forma rápida e precisa, identifica os problemas com resultados tangíveis para o reparador. 
Com multímetro integrado de dois canais e osciloscópio também de dois canais, o KTS 870 tem conexão wireless e modo de simulação que pode ser ajustado individualmente com o DDC (configuração do dispositivo de diagnóstico). 
O KTS 870 também opera via o software ESI[tronic] 2.0, que orienta o mecânico em todos os passos de teste e fornece informações e diagnósticos necessários para o reparo. Os dados fornecidos pelo diagnóstico são comparados aos valores especificados pelo fabricante do veículo, auxiliando em uma reparação precisa. 
KTS 890 – é uma combinação entre os equipamentos DCU 130, o KTS 540 e o FSA 500, que proporciona um sistema móvel de teste – devido à conexão wireless – para diagnósticos de componentes elétricos e eletrônicos do veículo de forma rápida e segura. 
O KTS 890 conta com sof tware para testes dos mais importantes componentes elétricos e eletrônicos dos veículos, e já vem com cerca de 30 testes de componentes predefinidos. O scanner também permite realizar testes de sistemas de barramento do veículo, além de importar e salvar curvas comparativas. 
Seu modo de medição é compacto e com ligação wireless com o tablet PC DCU 130 que, por sua vez, controla todos os sistemas de testes e de diagnósticos. 
Já o FSA 500 completa a base do sistema para uma análise do veículo perfeita. Seu módulo de medição movido à bateria também tem conexão wireless com tablet PC DCU 130. Entre seus principais pontos fortes estão: teste de todos os componentes elétricos e eletrônicos importantes e a exibição adequada dos valores reais do diagnóstico da ECU na base do KTS. 
Com este conjunto de equipamentos que acompanham o KTS 890, é possível posicionaróduloo do motor, deixar o módulo KTS no interior do veículo e operar os equipamentos por meio d o DCU 130. 
KTS 340 – é um dos mais completos scanners de teste do mercado, pois além de fornecer todas as informações e tecnologias de medição (multímetro digital de dois canais) necessárias para diagnóstico da unidade de comando, o equipamento conta com manuais para identificação de falhas, reparos e manutenção preventiva. O KTS 340 também possui uma ampla cobertura para o diagnóstico de falhas do motor e outros sistemas, como ABS, airbag, câmbio, central eletrônica, painel etc. 
Todas estas funções integradas e disponíveis no KTS 340 têm o objetivo de garantir alto desempenho, precisão e economia de tempo no momento do reparo. Totalmente touch screen, portátil e de fácil manuseio, o scanner de diagnóstico conta com tecnologia de ponta para auxiliar o mecânico no reparo do veículo. 
Outro diferencial do KTS 340 é o diagnóstico de ECU com instruções para detecção de falhas. Após a ¿leitura da memória de falha¿, o software associa os códigos de de feito às instruções de reparo do componente. Já a localização de defeitos é realizada pelo sistema de detecção de falhas (SIS), que mostra ao mecânico o caminho para um reparo bem sucedido, além de trazer informações adicionais sobre diagramas de conexões hidráulicas, pneumáticas e elétricas. 
Além desses diferenciais, o software ESI[tronic] com o módulo CAS[Plus] orienta o mecânico em todos os passos de teste e fornece informações e diagnósticos necessários para o reparo. Os dados fornecidos pelo diagnóstico são comparados aos valores especificados pelo fabricante do veículo, auxiliando em uma reparação precisa. 
KTS 200 – é um scanner compacto e que pesa menos de um quilo. Além disso, é fácil de manusear e possui teclas de operação para destros e canhotos, possibilitando a operação com apenas uma das mãos. 
O KTS 200 é capaz de diagnosticar todos os sistemas gerenciados pela Unidade Eletrônica de Comando (ECU) dos veículos. Ele não necessita de um computador para funcionar, pois todas as opções de testes e leituras são exibidas na própria tela do equipamento, que possui visor de LCD colorido de 3,5 polegadas. 
Além de auxiliar o mecânico na diagnose de falhas, esse scanner da Bosch pode auxiliar também na realização de outras tarefas em veículos que possuam sensores destes sistemas ou itens conectados à unidade de comando. Entre elas estão: troca de óleo, troca de pneus, serviços de freio, exame de chassis, instalações de acessórios como trava elétrica e sistemas de navegação. 
O KTS 200 é indicado para todo tipo de oficina mecânica, já que possui cobertura de um software de diagnóstico desenvolvido mundialmente, que atende veículos do ciclo Otto e diesel, nacionais e importados. 
KTS 570 – com este scanner, o computador da oficina se torna uma estação de testes para um versátil e rápido diagnóstico veicular com o ESI[tronic]. O equipamento possui sistema de comunicação wireless, função multím etro de 2 canais e osciloscópio. 
O osciloscópio de alta resolução com 2 canais realiza medições complexas dos modernos componentes de sistemas veiculares, sendo ideal para testes de sensores da injeção eletrônica, como por exemplo, demonstração simultânea das duas sondas Lambda em uma única tela. O scanner atende aos seguintes protocolos de diagnóstico: código de falhas, linha K/L, Norma ISO, Norma SAE e Rede CAN (OBD). 
KTS 540 – ideal para oficinas que necessitam deco de unidadescomando.e o diagnóstico por meioaptop com opção de conexão utilizando cabo ou wireless. É equipado com função multímetro para medição de tensão, resistência e corrente e atende aos seguintes protocolos de diagnóstico: código de falhas, linha K/L, Norma ISO, Norma SAE e Rede CAN (OBD). 
Linha EPS – Equipamentos Diesel 

EPS 200 – o processo de realização de teste automático de injetores diesel no EPS 200 permite determinar, em um tempo mínimo (aproximadamente 8 minutos po r injetor, além do set up da máquina), se o componente testado pode continuar a ser utilizado ou se deve ser substituído, economizando tempo no diagnóstico. De maneira eletrônica e automática o EPS 200 permite efetuar a medição do fluxo de marcha lenta, do fluxo de retorno e do fluxo de plena carga em injetores diesel common rail de veículos utilitários e pesados. 
O equipamento é compacto, permitindo melhor aproveitamento do espaço na oficina. É de fácil manuseio, com tela touch screen e interface intuitiva. Com base de dados integrada, é possível armazenar valores de testes e dados do cliente. 
Bancada de teste diesel 

A bancada de teste diesel EPS 708 foi projetada especificamente para atender a demanda de pressões de injeção em motores Diesel cada vez maior. Este equipamento foi desenvolvido para atender os sistemas eletrônicos (injetores common-rail e bombas de injeção) diesel da Bosch, Delphi, Siemens e Denso. 
Atualmente, o padrão de pressã o dos sistemas é de 1800 bar, mas está subindo. A EPS 708 consegue realizar testes com até 2200 bar e, além disso, vem preparada para os desenvolvimentos futuros da tecnologia diesel, pois seu rail foi projetado para suportar pressões de até 2500 bar. 
Alinhador de direção com tecnologia 3D 
FWA 4630 3D – é indicado para oficinas mecânicas e centros de serviço de pneus, que buscam rapidez e precisão no serviço de alinhamento de rodas. Com o FWA 4630 da Bosch, uma oficina só precisa de 7 minutos para realizar o alinhamento preciso da roda, o que representa uma economia de tempo de 50% em comparação aos equipamentos convencionais. 
Outra vantagem é que todo o procedimento de medição, incluindo compensação de projeção do eixo, pode ser realizado por uma única pessoa. Isso significa, por exemplo, que o alinhamento da roda pode ser realizado ao mesmo tempo em que o pneu é trocado. 
As medições são realizadas utilizando duas câmaras de alta precisão por ro da. Um sistema de referência integrado à câmara e pêndulos de inclinação em cada cabeça de sensor assegura resultados de medição confiáveis, sem calibragem complicada e propensa a erros. 
Ar condicionado 

ACS 600 e ACS 650 – é uma linha de equipamentos de teste para manutenção e reparo do sistema de ar-condicionado do veículo. Totalmente automatizada, a linha ACS executa atividades como: limpeza do sistema de ar-condicionado (flushing), aspiração e reciclagem do gás refrigerante, retirada do óleo usado, fase de vácuo com posterior comprovação de estanqueidade, carga de óleo novo e de contraste UV, assim como a carga precisa de gás refrigerante. 
Os equipamentos ACS 600 e ACS 650 possuem ainda a função de autodiagnóstico, que identifica problemas no funcionamento do sistema, interrompendo automaticamente o processo de teste e informando ao operador sobre a falha apresentada evitando, dessa forma, danos ao produto. 
A precisão e confiabilidade é ou tro diferencial da linha ACS. Anteriormente, o aplicador precisava fazer a leitura e a injeção do óleoar-condicionado manualmente. No ACS0 e o ACS 650 isso é feito automaticamente, o sistema e economia. 
Analise de motores
Analisador de motores FSA 500 – é indicado para testes avançados de componentes elétricos e eletrônicos. Graças à sua estrutura modular, as oficinas conseguem configurar o sistema de diagnóstico para atender seus requisitos individuais e integrar quaisquer sistemas de diagnóstico Bosch existente. 
O módulo de medição FSA 500 está equipado com funções de teste de motor, um osciloscópio universal com um modo de 2 canais e 4 canais, um escopo de ignição e um multímetro de 2 canais. Portanto, ele atende todos os requisitos padrão dos testes elétricos e eletrônicos dos sistemas de barramento de veículos, tais como o barramento CAN. O FSA 500 também apresenta um gerador de sinal para simulação dos sinais de sensor bem como uma faixa abrange nte de testes de componentes pré-configurados. 
Baterias 

Carregador de Baterias BML 2415 – utilizado para sistemas de 12V e 24V, sua a voltagem é livre de interferência e de picos. O equipamento também permite carregar a bateria diretamente no sistema elétrico do veículo, sem a necessidade de desligá-la. 
Componentes elétricos, como air bags, ECUs, rádios entre outros, são protegidos contra danos durante as cargas, já que o BML 2415 é seguro contra sobrecarga e vazamentos. Outro diferencial que é possível verificar o estado da bateria e identificar pontos de interferência e reverso de polaridade no próprio carregador. 
BAT 131 

A Bosch apresenta o novo testador de baterias portátil BAT 131, que realiza procedimento de teste sem carga e com resultados de medição rápidos, precisos e confiáveis em baterias de 6V e 12V, de chumbo ácido, gel e AGM. 
O equipamento foi desenvolvido para atender às necessidades das oficinas brasileiras e lat ino-americanas, pois faz a conexão e interpretação dos dados gerados pelas componentes fabricados localmente. Sua operação é rápida e intuitiva, interagindo com o usuário para que ele realize todos os procedimentos necessários para um diagnóstico preciso. 
Todos os testes são feitos por condutância, o que significa que não é preciso descarregar a bateria para obter o resultado. Isso torna a avaliação mais segurança, já que não oferece danos à unidade de comando eletrônica do veículo, além de ser muito mais precisa, com o apontamento da porcentagem de carga disponível. 
O equipamento ainda faz a leitura das condições do alternador e do motor de partida, proporcionando ao reparador uma análise universal o que proporciona com maior segurança no caso de possível troca de algum componente. 
Outra facilidade é a impressora integrada, que permite que os testes sejam impressos e facilmente interpretados. Além disso, o BAT 131 mantém o histórico do registro de serviços para o acompanhamento dos clientes. 
Com corpo robusto e bordas emborrachadas – que garantem maior resistência e durabilidade -, o equipamento conta ainda com um cabo de 3 metros para que o reparador efetue o teste dentro do veículo sem precisar sair para ajustar os conectores na bateria. O equipamento já está disponível para a venda em todo o mercado nacional. 
Como opcional o BAT 131, a Bosch oferece uma pinça amperimétrica que mede a corrente de partida de 0 a 700 A. Esse acessório garante uma leitura da carga da bateria com um detalhamento ainda maior. 
Softwares 

ESI[tronic]2.0: software necessário para o diagnóstico, manutenção e assistência técnica. Todo o conhecimento técnico sobre veículos e autopeças diesel, elétricas, eletrônicas e pneumáticas está concentrado em dois DVDs ESI[tronic], disponíveis para todas as oficinas e concessionárias. 
Devido à sua estrutura modular, cada oficina pode combinar as informaçõ es deste software de acordo com suas necessidades específicas. São milhares de dados e informações técnicas detalhadas, desenhos de peças, instruções para busca de defeitos e reparos, procedimentos e valores de testes para bombas diesel, tudo organizado para aumentar a eficiência das oficinas. 
Para mais informações: www.bosch.com.br 
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