Alpha Notícias: Knorr-Bremse investe R$ 100 milhões em nova fábrica
Nova fábrica da Knorr-Bremse faz parte de um plano de investimento mundial de mais de 250 milhões de euros
Texto: Assessoria de Imprensa
Com mais de 100 anos de experiência em tecnologia de frenagem, o Grupo Alemão Knorr-Bremse, com sede em Munique e líder mundial na fabricação de freios para veículos ferroviários e rodoviários, está no país há 35 anos e acaba de concluir as obras da nova fábrica em Itupeva – inaugurada nesta quarta-feira (17).
Orçada em R$ 100 milhões, respondendo por uma parcela significativa das aplicações do grupo em ativos fixos, a fábrica que está localizada em uma área de 153 mil m², com 31.500 m² construídos, também recebeu R$ 11 milhões em equipamentos e se tornou apta a crescer conforme a demanda de um mercado altamente impulsionado pelos atuais investimentos e expansões da malha ferroviária brasileira. “Hoje temos 40% a mais de capacidade de produção, além da possibilidade de aumentar as instalações, no mesmo terreno, em mais 30%. Na nova planta, nossos processos foram reestruturados e internalizamos algumas funções que nos deram maior flexibilidade na produção, na qualidade e na velocidade de atendimento ao cliente”, completa Oliver Erxleben, Presidente da Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina.
Os investimentos no Brasil também fazem parte de um planejamento de expansão da capacidade de produção da Knorr-Bremse, onde o foco é a implementação de novos processos produtivos, bem como procedimentos flexíveis para melhorar o atendimento ao cliente reduzindo significativamente os tempos de entrega. No total serão investidos mais de 250 milhões de euros em instalações de produção “state-of-the-art” nos mercados globais de crescimento, distribuídos ao longo de um período de 4 anos (2011 – 2014).
Nos últimos 10 anos a operação do Grupo no Brasil quadriplicou de tamanho. O crescimento do mercado local e a entrada de novas tecnologias como o freio a disco para caminhões, além da recente introdução do sistema ABS foram decisivos para o desenvolvimento da empresa. Atualmente a companhia é a única do mercado que oferece sistemas completos para freios pneumáticos, bem como as aplicações eletrônicas (ABS). Também atende todo sistema ferroviário, de transportes metropolitanos – passageiros e cargas, montadoras de ônibus e caminhões, além do mercado de reposição e do segmento agrícola.
Com 70% do market share na área sistemas de freios para trens de carga e transporte público urbano como metrôs e CPTM, a Knorr-Bremse também comemora o aumento considerável de produtos e serviços em seu portfólio, como a introdução de sistemas de portas e ar condicionado para trens de passageiros. Nesta área, um dos grandes impulsos para o crescimento da companhia foi o lançamento, pelo Governo Federal, do plano de investimentos para a expansão da malha ferroviária. Projeto logístico que tem como objetivo abrir corredores para melhoria da safra e produtos e que trará um impacto significativo na indústria de equipamentos.
Responsáveis por cerca de 4% do faturamento do grupo, a fábrica brasileira, que também é a responsável por atender a demanda dos mercados da América Latina, exportando cerca de 10% de sua produção, acredita em um aumento brasileiro na participação global, principalmente pelo potencial de desenvolvimento econômico do país quando comparado às expectativas de crescimento dos países europeus.
“Nosso principal desafio no Brasil é a constante elevação dos custos de produção/fabricação. Para manter a competitividade apostamos na importação de componentes dos países “low cost” para atingirmos nossas expectativas de faturamento para 2013 e 2014, que são de R$ 400 e R$ 500 milhões, respectivamente. Hoje 30% do nosso faturamento representa a área ferroviária e 70% a área rodoviária. A filial nacional também é a responsável por atender a demanda do mercados da América Latina.”, destaca Erxleben.
No país desde 1977, a Knorr-Bremse possui cerca de 800 colaboradores, sendo 40% deles de Itupeva, Jundiaí e Cabreúva. A empresa atende as principais montadoras de veículos comerciais como Mercedes Benz, MAN, Scania, Ford, entre outras. Já no campo ferroviário o Grupo atende as montadoras CAF e Alstom, além das operadoras CPTM e Metrôs.
Presente em 85 localidades distribuídas em 27 países ao redor do mundo, o Grupo gerou, em 2012, vendas de mais de 4 bilhões de euros e investiu 166 milhões de Euros.