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Alpha Notícias: Ferrari F12berlinetta chega ao mercado brasileiro

admin by admin
14 de abril de 2013
in Outros
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Modelo conquistou público e crítica em todo o mundo e utiliza nova geração de motores V12

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Lançada no Salão de Genebra do ano passado, a Ferrari F12berlinetta chega agora ao mercado brasileiro por meio do Grupo Via Italia, importador oficial da marca. O modelo foi apresentado no autódromo de Interlagos durante o Ferrari Racing Days, evento com atrações de automobilismo que aconteceu pela primeira vez no Brasil. 

Equipada com a nova geração de motores V12 da Ferrari, que combina potência com melhor eficiência energética, a F12berlinetta já pode ser adquirida pelos clientes brasileiros no showroom da Ferrari em São Paulo (Av. Brasil, 1769). Seu preço parte de R$2,4 milhões e, na sua configuração mais completa, pode chegar a R$ 2,9
milhões. As primeiras unidades para pronta-entrega devem
chegar no segundo semestre deste ano, sendo a maioria com a configuração mais
completa, com todos os opcionais existentes.

Desde o seu lançamento mundial, o superesportivo vem conquistando os prêmios mais cobiçados da imprensa especializada internacional. Em fevereiro deste ano, o modelo foi eleito o “Supercarro de 2012”, pela GQ Magazine; em novembro de 2012, ganhou o prêmio de “Motor do Ano”, pela revista EVO; e em outubro do ano passado, recebeu a distinção de “Melhor Supercarro e Carro de Luxo”, da seção de automobilismo do The Sunday Times, periódico britânico. 

Nova geração 

A F12berlinetta é equipada com a nova geração de motores V12, sendo a segunda mais rápida Ferrari de produção em série de todos os tempos. O primeiro lugar pertence à exclusivíssima La Ferrari, lançada em março deste ano, com produção limitada a 499 unidades. 

Com 6.2 litros de capacidade, o novo motor V12 permite à F12berlinetta atingir uma potência de 740 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,1 segundos e é possível atingir 200 km/h em 8,5 segundos. Mesmo com toda esta potência, as emissões de poluentes caíram em impressionantes 30%. 

Essa combinação de potência com eficiência energética é resultado de amplo estudo em todos os sistemas veiculares – motor, aerodinâmica, pneus e freios, entre outros. A F12berlinetta representa o toque final para as novas famílias de motores 8 e 12 cilindros, cuja renovação começou com a Ferrari California. 

Evolução e potência 

O novo motor V12 inclui um transeixo de última geração e utiliza componentes e sistemas de controle que são o estado-da-arte da engenharia. A aerodinâmica da F12berlinetta foi cuidadosamente elaborada, assim como o design inovador do carro, que redefine as linhas clássicas da marca Ferrari. 

Em relação a 599 GTB Fiorano, sua antecessora, a F12berlinetta tem entre-eixos menor e motor, painel e assentos estão posicionados em posição mais baixa. Uma nova suspensão e a caixa de câmbio permitiram reduzir a traseira do veículo. O resultado é um cupê mais curto, mais baixo e mais estreito, com distribuição de peso ideal (54% no eixo traseiro) e centro de gravidade menor na parte de trás do carro. Mesmo com dimensões reduzidas, a F12berlinetta oferece bom espaço para motorista e passageiro. 

O chassi e a carroceria são inteiramente novos. Agora, o carro usa nada menos do que 12 ligas de alumínio diferentes, algumas utilizadas pela primeira vez em um automóvel. Além disso, novas tecnologias foram aplicadas à linha de montagem. Tudo isso permitiu manter o baixo peso do carro em apenas 1.525 kg. 

O novo motor tem injeção direta 6.262 cm3 e duas bancadas de seis cilindros cada, com ângulo de 65 graus. Rende 740 cv a 8.250 rpm, com potência específica de 118 cv/litro e rotação máxima de 8.700 rpm. São marcas recordes para esse tipo de motor. As retomadas e arrancadas são garantidas pelo torque abundante de 690 Nm, 80% disponíveis já aos 2.500 rpm. 

A F12berlinetta tem freios de cerâmica de última geração, um sistema moderno de controle eletromagnético da suspensão e sistemas de gerenciamento eletrônico do motor e de segurança. Tudo isso está integrado em uma única central eletrônica de alta performance. 

Eficiência energética 

Progresso excepcional também foi feito em termos de consumo e de emissões, que caíram 30%, colocando a F12berlinetta no topo de sua categoria, com consumo de combustível de 6,6 km/l e 350 gramas de CO² por quilômetro. 

A aerodinâmica conta com uma série de inovações. Uma delas é o Aero Bridge: a tampa do motor foi desenhada para aumentar a aderência ao solo. Outra é o Active Brake Cooling, sistema que abre dutos de ar para refrigerar os freios, mas somente em regime de utilização severa, para não prejudicar o arrasto aerodinâmico. O resultado dessas intervenções é que a F12berlinetta tem a melhor aerodinâmica da história da Ferrari (valor de 1,2, o dobro da 599 GTB Fiorano), com downforce de 123 kg a 200 km/h e Cx de apenas 0,299. 

Design 

O resultado da colaboração do Centro de Estilo da Ferrari e o estúdio Pininfarina é um superesportivo de proporções harmoniosas e bem balanceadas. A traseira é caracterizada por uma reinterpretação moderna do conceito Kamm tail (inclinada e com um corte abrupto, para melhorar a aerodinâmica). O carro, muito discretamente, integra dois vincos que nascem no difusor de ar traseiro. O resultado é um elegante desenho em forma de “T”, que incorpora lanternas redondas de LEDs. A luz de neblina traseira foi inspirada na que é usada pelos carros da F-1. 

A cabine da F12berlinetta é completamente nova. Tem design moderno, acesso fácil aos comandos e acabamento de alto nível, com detalhes feitos à mão, o que faz parte do DNA da marca Ferrari. O espaço foi otimizado para garantir que o usuário tenha conforto e ainda encontre espaço atrás dos bancos, que, por sua vez, têm fácil acesso graças à ampla abertura da tampa traseira. O painel, também novo, utiliza fibra de carbono e difusores de ar em liga leve.

FICHA TÉCNICA – Ferrari F12berlinetta 

Motor 

Tipo – Dianteiro-central, longitudinal, 12 cilindros em “v” a 65 graus, com injeção direta 

Diâmetro e curso – 94 mm x 75,2 mm 

Cilindrada – 6.262 cm3 

Taxa de compressão – 13:1 

Potência máxima – 740 cv a 8.250 rpm/ Potência específica – 118 cv/litro 

Torque máximo – 690 Nm a 6.000 rpm/ Rotação máxima – 8.700 rpm 

Dimensões e peso 

Comprimento – 4.618 mm 

Largura – 1.942 mm 

Altura – 1.273 mm 

Entre-eixos – 2.720 mm 

Bitola dianteira – 1.665 mm 

Bitola traseira – 1.618 mm 

Peso seco – 1.525 kg* 

Peso em ordem de marcha – 1.630 kg* 

Distribuição de peso – 46% na frente, 54% na traseira 

Relação peso/potência – 2,1 kg/cv 

Tanque de combustível – 92 litros 

* Com o pacote opcional de ligas leves 

Rodas e pneus 

Dianteira – 255/35 ZR20 9,5J/ Traseira – 315/35 ZR20 11,5J 

Dianteira (pneus de inverno) – 255/35 ZR20 9,5J/ Traseira (pneus de inverno) – 305/35 ZR20 11,5J 

Freios de cerâmica (diâmetro) 

Dianteira – 398 mm 

Traseira – 360 mm 

Controles eletrônicos 

ESC (controle de estabilidade) 

ABS/ESB (sistema de freios antitravamento de alta performance com distribuição eletrônica da pressão) 

F-1 Track (controle de tração da F-1) 

E-Diff 3 (terceira geração de diferencial com controle eletrônico) 

SCM-E (amortecedores com gerenciamento eletrônico e dupla válvula solenóide) 

Câmbio 

F-1 de dupla embreagem, sete marchas 

Performance 

Velocidade máxima – acima de 340 km/h 

0-100 km/h – 3,1 segundos 

0-200 km/h – 8,5 segundos 

Consumo e emissões (ciclo europeu) 

Consumo – 6,6 km/l 

Emissões de CO² – 350 g/km 

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