Marcas apresentam sistema de recarga que garante autonomia máxima em apenas uma hora e meia e motor mais potente

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Volvo Cars e a Siemens deram um passo adiante no objetivo de tornar os carros elétricos mais ágeis e flexíveis. Como fruto da parceria estratégica, as marcas apresentam duas importantes inovações no desenvolvimento de carros elétricos. 

A primeira é a adição de um sistema de recarga rápida para redes de eletricidade trifásicas, que permite a recarga completa da bateria em apenas uma hora e meia. A outra é o novo motor Siemens elétrico, de 89 kW que permite que o C30 Electric acelere de 0 a 70 km/h em apenas 5,9 segundos. 


No início do verão europeu de 2013, 100 unidades do C30 Electric, cedidos por meio de leasing aos consumidores, receberão as melhorias. O novo motor Siemens com 89 kW (120 hp) de potência e 250 Nm de torque, proporcionará uma aceleração de 0 a 70 km/h em apenas 5,9 segundos. 

“Ao adicionarmos essa inovadora solução de recarga rápida, melhoramos substancialmente o tempo e a quilometragem que o consumidor pode usar o carro diariamente. Isso reduz drasticamente o custo para o proprietário, que poderá dirigir mais quilômetros por dia. Uma recarga rápida de 10 minutos permite outros 20 quilômetros de autonomia”, explica Lennart Stegland, vice presidente do departamento de sistemas de propulsão elétrica da Volvo Cars. 

A Siemens é o principal fornecedor dos motores e componentes usados nos modelos híbridos e elétricos que usarão a próxima plataforma da marca, a Scalabre Product Architeture (SPA). Essa plataforma permitirá o uso de sistemas elétricos em todos os níveis sem ocupar espaço interno ou de carga. 


Inovação inédita no mundo 

O novo recarregador rápido de 22 kW é o primeiro sistema interno que permite a operação em redes de eletricidade trifásicas, sendo compacto suficiente para ser instalado dentro de um carro. Usando uma tomada própria para sistemas trifásicos, a recarga acontece em apenas uma hora e meia (garantindo uma autonomia total de 164 km, de acordo com o ciclo de uso do NEDC). Em uma tomada comum de 230 V residencial, a recarga demora de 8 a 10 horas, dependendo da tensão adotada. 

“Nós estamos orgulhosos de criar essa solução única. Com isso, damos passos importantes no intuito de tornar os carros elétricos mais viáveis como uma proposta comercial, tanto no uso privado como em instituições públicas”, explica Lennart Stegland. 

Os Volvo C30 Electric que receberam as melhorias manterão o mesmo alto nível de qualidade e segurança de todos os outros carros Volvo, incluindo a dirigibilidade aprimorada e o bom controle de temperatura interna, não importando a temperatura externa. O custo de abastecimento é significantemente menor que o de carros convencionais. 

“A Volvo é, e sempre será, um fabricante com o foco nas pessoas. Esse mesmo foco e dedicação que a marca tem em entregar soluções de segurança inéditas no mundo também é usado para produzir carros elétricos dinâmicos, intuitivos e flexíveis”, explica Stegland. 

A parceria estratégica entre a Volvo Cars e a Siemens foi iniciada em agosto de 2011 com a intenção de, conjuntamente, liderar o desenvolvimento de carros elétricos. 

“Nosso objetivo é ser a marca líder em tecnológia de carros elétricos. O novo C30 Electric nos permite coletar informações constantes sobre a tecnologia e as funcionalidades que usaremos em nossos futuros modelos de produção em série”, finaliza Stegland.