Connect with us

Alpha Esportes: Campeonato Brasileiro de Turismo começa em Brasília

Published

on


Categoria de formação de pilotos para a Stock Car fará companhia aos principais e mais cobiçados carros de corrida do Brasil
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Começa neste final de semana o Campeonato Brasileiro de Turismo, a categoria formadora de pilotos para a Stock Car, que também marca presença na tradicional pista de Brasília, no Distrito Federal. Uma demonstração do interesse que o Brasileiro de Turismo criou é que já nesta prova de abertura estão confirmados 18 pilotos, que apresentarão seus carros ao público que, mais uma vez, deve lotar as arquibancadas do Autódromo de Brasília. De agora até o final da temporada, dia 15 de dezembro na quinta edição da Corrida do Milhão, o Campeonato Brasileiro de Turismo fará companhia à Stock Car.
Entre os nomes mais conhecidos, pilotos que já passaram pela Stock Car, como Pedro Boesel, Fábio Carreira e Norberto Gresse. Leandro Romera, Tito Morestoni, Felipe Tosso, João Preto, Fernando Fortes, Felipe Fraga, Marco Cozzi, Raphael Abatte, Gabriel Casagrande, Mauri Zaccarelli, Luis Sérgio Sena Jr., Guilerme Salas, Luiz Carlos Ribeiro, Guilherme Figueiroa e Marcelo Hahn estão confirmados. Todos participam do treino extra marcado para sexta-feira das 15h45 às 16h45.
As escuderias que estarão representadas nesta histórica etapa de abertura são a Hot Car Racing de Amadeu Rodrigues, Motortech Competições comandada por Adilson Morari, Racequip de Carlos Castrale, Nascar Motorsport de Aloysio Andrade, Mottin Racing de Luciano Mottin, W2 Racing de Serafin Jr., J. Star Racing de Murillo Macedo, Carlos Alves Competições de Carlos Alves, e Scuderia 111 de Carlos Chiarelli.
O carro do Campeonato Brasileiro de Turismo, totalmente projetado para a categoria de formação de pilotos, tem motor dianteiro V8 com 350 cavalos de potência (5.700 rpm e 5,7 litros), tração traseira, cerca de 1280 quilos de peso e é movido a etanol V-Power da Shell. Os pneus são da Pirelli, feitos exclusivamente para a categoria. O sistema de freios tem discos ventilados da Fremax, com seis pistões nas rodas dianteiras e dois nas traseiras e pastilhas da Ecopads isentas de amianto. O câmbio sequencial tem cinco marchas para frente e uma à ré.
O tanque de combustível é especial para competição, composto por um recipiente de borracha preenchido com espuma de baixa densidade que é envolvido por um contêiner de alumínio provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagem. O reservatório tem capacidade para 75 litros de etanol. A estrutura tubular do carro do Campeonato Brasileiro de Turismo é feita com tubos da molibdênio com paredes mais espessas do que os utilizados na Stock Car, para garantir a segurança dos pilotos que se preparam para a principal categoria do automobilismo nacional.
Também são utilizadas chapas de alumínio e tinta antichama. Na parte dianteira, na traseira e nas duas laterais, o carro do Campeonato Brasileiro de Turismo possui absorvedores de impacto. Como a preocupação com a segurança foi muito grande desde os primeiros projetos a JL Racing, empresa do ex-campeão da Stock Car Zeca Giaffone, instalou bancos similares aos construídos especialmente para a Stock Car e que superam as exigências máximas da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Esses assentos são conhecidos como superbancos.
Outro ponto importante no quesito segurança é o vidro dianteiro. Fabricado pela Fanavid e que absorve impactos externos principalmente devido a uma lâmina de policarbonato especial.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo
2 de junho – Brasília – DF
16 de junho – Cascavel – PR
11 de agosto – Ribeirão Preto – SP
1º de setembro – Brasília – DF
15 de setembro – Velopark – RS
20 de outubro – Curitiba – PR
10 de novembro – Goiânia – GO (alternativa)
15 de dezembro – Interlagos – SP