Alpha Notícias: Rhodia e Levorin Pneus fazem acordo para ampliar mercado de recapagem de pneus de caminhões
Texto: Assessoria de Imprensa
A Rhodia, empresa do grupo Solvay, e a Levorin Pneus estão desenvolvendo o uso de sílica de alto desempenho, que ajuda a economizar combustível, em bandas de rodagem para recapagem de pneus de caminhões.
Essa sílica, denominada HDS (High Dipersible Sílica, na sigla em inglês), foi inventada pela Rhodia e já é aplicada mundialmente com sucesso na fabricação dos chamados “pneus verdes” utilizados em veículos de passeio, contribuindo para redução de consumo de combustível da ordem de 7% e, na mesma proporção, da redução de emissões de CO2 na atmosfera.
“O uso da sílica HDS nesse segmento oferece um ganho econômico importante, uma vez que o consumo de combustível é um dos fatores-chave na formação dos custos do transporte de carga. Além disso, há o benefício para o meio ambiente, com a redução proporcional das emissões de CO2”, afirma Paulo Garbelotto, gerente comercial e de novos negócios da área global de negócios Sílica, do grupo Solvay.
A parceria entre as duas empresas para uso da sílica HDS em bandas de rodagem teve início em 2011 com estudos em laboratórios de aplicações e a fase de desenvolvimento industrial. No momento, estão sendo realizados testes de campo para comprovar os ganhos em redução de consumo de combustível e de emissões de CO2.
“Se tudo der certo, como esperamos, a introdução desse novo material da Rhodia permitirá nosso avanço na oferta de produtos diferenciados no segmento de bandas de rodagem para caminhões, atendendo a um mercado em crescimento no Brasil, ao mesmo tempo em que reafirma nosso compromisso com soluções ambientalmente sustentáveis”, diz Leonardo Levorin, diretor da Levorin Pneus.
O mercado brasileiro recapa por ano em torno de 7,6 milhões de pneus de carga, segundo a Associação Brasileira do Segmento da Reforma de Pneus (ABR). É o segundo maior mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. O setor movimenta por ano em torno de R$ 4 bilhões, tem 1,3 mil reformadoras de pneus comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40 mil empregos diretos.
Atualmente, mais de dois terços dos pneus de carga em uso são reformados, gerando economia aproximada de R$ 5,6 bilhões por ano para o setor de transportes. Os modelos de pneus atuais permitem recapagens até que a carcaça seja totalmente inutilizada.
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