Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Oito entre os dez melhores motores do mundo são equipados com sistema de turboalimentação, aplicado com o objetivo de ampliar a eficiência energética, reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2, e aumentar o desempenho dos automóveis.
Para José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Transportation Systems, fabricante de turbos Garrett, essa ampla superioridade confirma a tendência de que o mundo automobilístico já vive a era do turbo para atender as legislações internacionais de preservação ambiental e obter maior eficiência energética. No caso do Brasil, também atingir as novas metas estabelecidas pelo recente programa Inovar-Auto do governo brasileiro.
Os dez melhores motores do mundo foram eleitos por um júri formado por 87 jornalistas especializados de 35 países, inclusive do Brasil, convidados pela revista Engine Technology International, da Inglaterra, em evento que chegou à sua 15ª. edição e à primeira com maioria dos motores turboalimentados. O Brasil foi representado pelos jornalistas Bob Sharp, Bóris Feldman, Fernando Calmon, José Roberto Nasser e Tarcísio Dias.
Vicari acrescenta que o turbo também estará de volta à Fórmula 1, a partir da próxima temporada, e em motores de automóveis brasileiros. “Junto com as fábricas de automóveis, a Honeywell Turbo Technologies trabalha no desenvolvimento de turbos para motores brasileiros a gasolina, etanol e flex, com lançamentos que deverão ocorrer já em 2016”, acrescenta Vicari.
O executivo explica que os fabricantes brasileiros de turbos até agora estiveram praticamente restritos ao segmento de motores a diesel, para veículos comerciais e máquinas agrícolas, em consequência da proibição do uso desse combustível em automóveis. “Com o programa Inovar-Auto, os turbos serão componentes importantes para os motores brasileiros, o que, inicialmente, irá triplicar o atual volume de produção em torno de 500 mil unidades/ano e colocar o Brasil no mesmo nível dos mercados internacionais.
Os melhores motores
Motor do ano
Ford EcoBoost – 1.0 3 cilindros turbo
Novo motor
Volkswagen 1.4 TSI turbo
Motor “Verde”
Fiat 0,875 cm3 2 cilindros – turbo
Motor até 1.0
Ford EcoBoost 1.0 3 cilindros turbo
Motor de 1.0 a 1.4
Volkswagen 1.4 TSI Twincharger
Motor 1.4 a 1.8
BMW-PSA 1.6 turbo
Motor 1.8 a 2.0
BMW 2.0 biturbo
Motor 2.0 a 2.5
Audi 2.5 5 cilindros turbo
Motor 2.5 a 3.0
Porsche 2.7 6 cilindros
Motor 3.0 a 4.0
McLaren 3.8 V8 biturbo
Motor de Performance
Ferrari 6.3 V12