Outros
Alpha Serviços: Cinco dicas para escolher o subwoofer ideal
Especialista descreve como optar pelo equipamento correto para projeto de som automotivo
Texto: Assessoria de Imprensa
O subwoofer é parte importante no som automotivo. Ele é um tipo de alto-falante que reproduz as frequências mais baixas do espectro de áudio, chamados de subgraves.
O equipamento é indicado para complementar as frequências que os demais alto-falantes, posicionados nas portas e laterais, por exemplo, não reproduzem.
Segundo Robert Amorin, consultor técnico da Falcon, referência nacional em som automotivo, alguns fatores são primordiais na escolha do subwoofer ideal. Confira as 5 dicas do especialista:
Tamanho do espaço
É importante atentar-se ao tamanho do espaço destinado ao equipamento, geralmente colocado no porta-malas, e ao tipo de batida que mais agrada. Somente desta maneira será possível definir a caixa acústica que abrigará o subwoofer. Entre os mais variados tipos de caixas, há dois modelos que se destacam: a caixa selada, que possui um comportamento mais plano (natural), fornece graves puros e profundos e normalmente ocupa um espaço menor. E a caixa dutada que fornece graves estendidos, alto SPL (alto nível de pressão sonora), ideal para quem deseja graves reforçados e ocupa um espaço maior.
Tamanho do subwoofer
O tamanho do subwoofer também influencia no resultado final. Quanto maior o seu tamanho, maior será a intensidade do som. Por isso, quando a preferência for por músicas eletrônicas é necessário instalar equipamentos de 10 polegadas que irão reproduzir as batidas rápidas de maneira eficiente. Mas se a preferência for por ritmos com batidas mais lentas e prolongadas, como funk e black, é preciso optar por subwoofers de 12 ou 15 polegadas. Também é necessário levar em consideração a compatibilidade do equipamento com os demais alto-falantes do sistema. Dessa forma, não há o risco de optar por um produto que se destaque demais ou falte potência, comprometendo a qualidade do sistema de som.
Projeto equilibrado
É ideal manter o projeto equilibrado, ou seja, sem destacar demais algumas frequências (grave, médio e agudo). Desta maneira, o sistema de som apresentará o comportamento ideal para reproduzir as músicas o mais próximo possível da gravação original.
Marca e modelo
O momento da escolha da marca e do modelo é primordial, pois essa decisão define qualidade, tecnologia e potência empregadas no projeto de som.
Custo benefício
O custo benefício também é um fator importante. De acordo com Amorin, é possível encontrar um subwoofer de qualidade e com o preço baixo.