Mais de 350 marcas de produtos e serviços para transporte, logística e distribuição estão presentes em eventos simultâneos
Texto: Assessoria de Imprensa
Com o aumento do consumo dos produtos que precisam ser entregues, pressão por custos e crescentes restrições de tráfego de veículos de grande porte nos centros urbanos, as empresas de logística estão investindo em tecnologia para aumentar a eficiência dos processos para que os produtos cheguem em menor tempo e custo para os consumidores.
Algumas dessas novidades podem ser conferidas em três feiras simultâneas dos setores de transporte, logística e movimentação que ocorrem esta semana em São Paulo. As feiras 28ª Movimat – Feira Internacional de Intralogística, Transporte & Logística Brasil e VUC Expo – Salão Internacional de Veículos Urbanos de Carga reúnem no Expo Center Norte até o dia 19 de setembro mais de 350 marcas com produtos e serviços para o segmento. A organização estima a visitação de cerca de 40 mil pessoas.
Os visitantes das feiras encontram, por exemplo, a Manga Pallet, que vem sendo considerada a embalagem do futuro, por ser espaçosa, resistente, empilhável, funcional, dinâmica, fácil de manusear e higienizar, e quando não estiver em uso se torna muito compacta.
Uma novidade inédita no País é o “Stop and Go”, um novo conceito logístico que reduz o tempo de carregamento, descarga e parada dos caminhões. É uma tecnologia que movimenta baús ou contêineres em apenas quatro minutos com o uso de cilindros hidráulicos acoplados ao implemento do caminhão. O lançamento pretende revolucionar o sistema de mobilidade de cargas no Brasil e reduzir a infraestrutura necessária no centro de distribuição em até 36%.
Outra novidade no Brasil, mas que já é bastante utilizada na Europa e nos EUA, é uma esteira telescópica, que permite reduzir o tempo de carregamento e aumentar a ergonomia das operações. Logo, o giro dos caminhões é mais rápido, os funcionários são mais produtivos e têm a saúde preservada. Esse tipo de equipamento é extremamente robusto e necessita de pouca manutenção. O retorno sobre o investimento é rápido e a vida útil é superior a 20 anos.
Há ainda AGV (do inglês, Veículo Guiado Automaticamente) para o transporte automático de cargas e novidades em rastreamento de veículos (telemetria) com leitura real dos dados de frota, que proporciona redução de custos de combustível e manutenção, segurança do motorista, redução no número de acidentes, melhoria na utilização e na eficiência da frota e no atendimento ao cliente.
Mais informações: www.expomovimat.com.br e www.vucexpo.com.br
Cases apresentados em Conferência mostram como colocar em prática soluções em transporte e logística visando eficiência
No segundo dia da XVII Conferência Nacional de Logística, que vai até amanhã (19/9), no Expo Center Norte, empresas de diversos segmentos apresentaram cases mostrando a aplicação de soluções em transporte e logística na busca por maior eficiência nos resultados.
O Gerente de Transportes do Grupo Pão de Açúcar, Marco Aurélio Pattoli apresentou uma iniciativa criada para melhorar o nível de serviço, reduzir custos e estreitar a relação com parceiros no transporte. Trata-se do Top Log Transporte, programa voltado para transportadores do varejo alimentar para identificar e certificar os fornecedores que apresentaram as melhores performances em 2012 a partir de três pilares: nível de serviço, adequação ao cliente e sustentabilidade.
“A certificação para os parceiros de abastecimento de forma geral começou em 2004 e começou com a indústria para estreitar relacionamento. No ano passado tivemos a oportunidade de ampliar essa ação para o setor de transporte. Entre 200 transportadores, pré qualificamos 30, que são acompanhados durante 12 meses. Para ser certificado, é preciso alcançar nível de aderência de 97% nos três critérios”, explicou o executivo.
Segundo Pattoli, os profissionais das transportadoras que não atingem o Top Log começam a almejar o certificado, pois passam a perceber o valor da marca e o valor da relação que fica estabelecida entre o fornecedor e o cliente. “Para aqueles que conquistam o certificado é ter a empresa reconhecida por uma companhia do porte do Grupo Pão de Açúcar. E até a questão de relacionamento, pois a transportadora fica muito mais próxima do nosso dia a dia, pois passa a ter reuniões frequentes conosco, a conversa flui de forma muito mais sinérgica. Além disso, tem a questão financeira. Conseguimos enxergar mais oportunidades com esse contato mais próximo. Este ano, por exemplo, tivemos uma ação em que detectamos que era mais viável ter um veículo de maior porte e convidamos um dos parceiros do Top Log, que precisou fazer um investimento para adquirir a frota, mas ao mesmo tempo começou a lucrar mais, e o Grupo Pão de Açúcar teve uma redução do número de viagens. Assim, os dois lados ganham”, avaliou.
O Grupo trabalha principalmente com transportadoras de pequeno e médio porte e o executivo acredita que o contato frequente proporcionado pela iniciativa permite uma gestão baseada em números, em indicadores, o que acaba elevando o nível de profissionalismo. “Acreditamos que quando forem certificados, a dedicação em oferecer um serviço cada vez melhor será ainda maior. É importante ressaltar que todos os indicadores conquistados são valores que ninguém tira. Esses ganhos são duradouros e não precisam estar atrelados apenas ao Grupo Pão de Açúcar, é uma experiência que, de forma geral, amadurece bastante os profissionais dessas transportadoras e o nível de qualificação da sua empresa. Por outro lado, para nós, a ideia é que a gente apresente mais qualidade na entrega, elevando o nível do nosso serviço para o cliente final. E isso vem acontecendo”, contou Pattoli.
A otimização de processos também foi discutida na Conferência com a apresentação de um case da GE HealthCare por meio da qual obteve maior eficiência no controle de estoques de peças em disponibilidade contínua. “Integramos tecnologia com processos para alcançarmos o melhor controle na gestão e economia de tempo. Por meio do registro online das atividades via iPhone, iPad ou de dispositivos com plataforma Android, gerenciamos as informações do documento de serviço, do serviço executado e de logística através do lançamento dos dados de uma única ferramenta. Logo, temos o controle das peças enviadas, das que não serão usadas e podemos direcioná-las para outro atendimento. Ganhamos tempo e dinheiro”, afirma Gerente de Serviços da GE HealthCare, Claus Schreen.
A programação completa da XVII Conferência Nacional de Logística pode ser consultada em http://www.expomovimat.com.br/Conferencia/Agenda/Programacao-Completa/





